Lançado em 2020 no Brasil, o Ford Territory chegou prometendo muito, o SUV era apontado como um forte rival para o Jeep Compass. Durante os meses iniciais no mercado ele até que vendeu bem, porém após uma série de reajustes no preço, o SUV da Ford acabou perdendo força, em setembro o Territory vendeu apenas 85 unidades, há poucas unidades disponíveis nas lojas, e talvez sua vida por aqui esteja com próximo do fim. Segundo várias publicações, a Ford estuda importar para o país em 2023 o Ford Equator Sport, para substituir o Territory.
Índice desta matéria
Assim como o Territory não era 100% Ford (e sim uma versão modificada do modelo chinês Yusheng S330 da marca local JMC, parceira da Ford), o Equator Sport segue esta mesma estratégia de mercado, o carro foi lançado na China no inicio desse ano, e é produzido por lá na fábrica da JMC, sobre uma plataforma própria, feita pela montadora chinesa.
Um detalhe curioso é que o Equator Sport, foi lançado no México agora em setembro com o nome de Novo Ford Territory, porém como o Territory não foi muito bem no Brasil, acreditamos que esta estratégia não deve ser adotada por aqui, e a Ford deva adotar o nome original, Equator Sport.
Visual do Equator Sport conta com o padrão mais recente da Ford
Foto: João Kleber Amaral/AutosSegredos
Oficialmente a Ford nega o lançamento, porém o Equator Sport, vem sendo testando no Brasil, como mostram os flagras acima e abaixo
Sem duvidas um dos destaques do Ford Equator Sport 2023 é o seu visual, o SUV traz linhas modernas e atraentes, aliás ele é muito mais bem resolvido em termos de estilo em relação ao Terriotory, seu design conta com o padrão mais recente da Ford, visto em carros como o crossover Evos e no novo Fusion, chama atenção o estilo da grade em formato de colmeia, a peça contrasta com o aspecto minimalista dos faróis, que são divididos em dois grupos.
Já de perfil, o Ford Equator Sport 2023 tem um aspecto imponente, há amplas caixas de rodas e a linha de cintura é elevada, o que deixa o SUV com um porte mais largo, ao contrário do Territory, o Equator Sport, tem um jeitão mais de SUV tradicional, com três janelas laterais e teto reto.
Na traseira, chama atenção o desenho do conjunto de lanternas, a peça é do tipo 3D e tem um desenho bastante elegante, além de iluminação total por LED.
O interior também é um show à parte, a cabine do Ford Equator Sport 2023 conta com o padrão visual mais recente da Ford, o layout tem como principal característica as duas telas Oled de alta definição, integradas em uma peça única no topo do painel, a tela da esquerda é um quadro de instrumento digital configurável, enquanto a da direita exibe os recursos do sistema multimídia, ambos os monitores têm 12.3 polegadas, porém na versão mais barata a tela do painel digital é menor tem apenas 7 polegadas.
Praticamente não há botões no painel, o que confere um aparência limpa ao interior, o nível do acabamento também chama atenção, há muitas partes em couro, alumínio e até mesmo madeira nobre.
Entre os equipamentos de série na versão top de linha Titanium, estão itens como teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital dual zone com saída independente para o banco traseiro, bancos em couro, aquecimento e refrigeração nos bancos dianteiros, ajustes elétricos nos bancos dianteiros, sistema de som premium com 8 alto falantes, faróis e lanternas Full LED, câmera de gravação na dianteira, sistema de câmeras 360 graus, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, rodas em liga leve aro 19, faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático.
Em temos de segurança esta versão mais cara, Titanium ainda traz sistema de auxílio de condução como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, monitoramento de pontos cegos, auxílio para manter o carro dentro da faixa na estrada, além de sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.
Em termos de motores, o Ford Equator Sport no Brasil deve vir com o novo motor 1.8L Ecoboost, quatro cilindros turbo, capaz de desenvolver 187 CV de potência e 26.5 kgfm de torque. Essa cavalaria chega às rodas dianteiras, por meio de uma caixa automatiza de dupla embreagem com sete velocidades, acreditamos que esta seja a versão virá ao Brasil, já que é esta a configuração vendida no México.
Existem ainda outras duas opções de motores lá na China, uma versão renovada do 1.5 Ecoboost turbo com 170 cv, enquanto a versão de sete lugares, exclusiva por enquanto do mercado chinês, traz um potente 2.0 Ecoboost de 224 cv de potência.
Em relação ao Territory vendido no Brasil, o Equator Sport é 37 cv mais potente, o que fará deste SUV bem mais ágil e veloz em relação ao seu antecessor, a velocidade máxima anunciada é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h deve acontecer na casa dos 10 segundos.
As dimensões do Ford Equator são as seguintes: 4.63 m de comprimento (contra 4.59 m do Territory). Já a largura é de 1.93 m, enquanto a altura fica em 1.70 m, e o entre eixos é de 2.726 m (1 cm maior do Territory).
O porta malas do Ford Equator Sport tem 448 litros, são cerca de 100 litros a mais em comparação com o Territory vendido no Brasil. Enquanto o tanque de combustível tem 60 litros.
O Ford Equator Sport tem espaço para 5 ocupantes, na China existe ainda uma versão alongada com 7 lugares
O Equator Sport (foto acima), é capaz de acomodar cinco ocupantes, ele é uma versão menor do Ford Equator, que é um modelo com 4.90 metros e entre eixos de 2,86 m, sendo em torno de 10 cm maior em relação a versão mostrada aqui, com isso pode levar até 7 pessoas. Visualmente ambos os carros são praticamente idênticos.
No México, novo Ford Equator será vendido em três versões de acabamento: Ambiente, Trend e Titanium, sendo que os preços partem de $589.000 pesos mexicanos, indo até $719.000, algo em torno de R$ 157.190 até R$ 191.900 em uma conversão direta para o real.
Enfim, a vinda do Equator Sport ao Brasil é uma possibilidade e não uma certeza, resta saber se ele o modelo teria um bom volume de vendas no país, deixe abaixo nos comentários a sua opinião.
Vale lembrar que a Ford após fechar suas fábricas no Brasil em 2020, tinha planos de investir em carros mais caros e importados no Brasil, porém por enquanto, isso não deu muito certo, vários Ford chegaram ao país prometendo muito e acabaram entregando pouco, entre eles o Territory, a picape Maverick e o SUV Bronco, modelos raros de se ver nas ruas, a montadora americana confirmou que trará em 2023 a famosa picape F150 ao Brasil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Ford pode trazer o que quiser para o Brasil, de nada vai adiantar. A marca está queimada, sem confiança. A única coisa que ainda vende aqui é a Ranger, que também caiu no ranking e vem perdendo mercado.