Depois de divulgar uma série de “teasers”, a Ford finalmente revelou o Novo Everest 2015. Apresentado oficialmente nessa quinta (13 de novembro), o modelo nada mais é do que a aguardada versão SUV da Ranger e deve concorrer com carros como Hyundai SantaFe, Chevrolet Trailblazer e Kia Sorento.
Com previsão de chegar às ruas no início do próximo ano, o novo Ford Everest impressiona pelo porte imponente e traz um estilo que mistura elementos de vários modelos da Ford, como da própria Ranger e a grade dianteira que lembra um pouco a do EcoSport e o novo Edge .Destaque ainda para as belas rodas de liga leve e para os faróis que contam com iluminação por LEDs, já a traseira tem um perfil mais original, com identidade própria.
Desenvolvido pelo Centro de Design da Ford na Austrália, o carro será oferecido em versões de cinco ou sete lugares. De acordo a marca, com a segunda e terceira fileiras de bancos rebatidas, o espaço para carga pode chegar a 2.010 litros, podendo por exemplo transportar uma bicicleta com facilidade, e a capacidade de reboque também impressiona é de 3.000 kg o que permite ao veículo guinchar um pequeno barco por exemplo.
Por dentro – pelo menos visualmente, o Everest não tem nada de especial ou inovador, embora luxuosa com acabamento em couro, black piano e detalhes cromados, a cabine traz um estilo sóbrio e minimalista, destaque mesmo para o pacote de equipamentos que impressiona. O Ford terá controle de velocidade adaptativo com uma câmera com visão de 180º, sistema de aviso de mudança de faixa, sete airbags, cluster (mostrador digital) digital, além de um novo sistema de direção com assistência variável e a nova geração da central multimídia SYNC – que conta com tela LCD de 8 polegadas, touch-screen e comando de voz.
Já em termos de motores, o SUV será oferecido com um bloco 2.0L EcoBoost de quatro cilindros, semelhante ao do novo Edge, junto com o quatro cilindros diesel 2.2 Duratorq TDCi e um motor mais potente de cinco cilindros diesel 3,2-litros Duratorq TDCi. Dependendo do motor, a Ford vai oferece o Everest com um câmbio automático de seis velocidade ou do tipo manual também de seis marchas. Enquanto que a tração como era de se esperar será integral nas quatro rodas em todas as versões.
A previsão é de que o Novo Ford Everest comece a ser vendido no início do próximo em países da Ásia e Oceania, como China, Índia e Austrália. Já no Brasil oficialmente a Ford ainda não confirma seu lançamento, se o jipão vier pra cá, ele não deve chegar antes de 2016.