Foi revelado esta semana na Ásia e Oceania, o novo Ford Everest 2023, o modelo nada mais é do que a versão SUV da nova pick-up Ranger. Em uma geração totalmente nova, o Ford Everest subiu de nível em todos os sentidos, impressiona pelo visual, tamanho, capacidade, conjunto mecânico e interior, a boa noticia é que a Ford quer fazer do novo Everest um carro global, ou seja, agora há chances reais de que ele seja produzido na Argentina junto com a Ranger, e venha para o Brasil brigar com a Toyota SW4 e outros SUVs de 7 lugares.
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Design da nova Ford Everest…
Logo de cara, o design do Novo Ford Everest 2023 chama atenção, a dianteira emprestada da Nova Ranger com visual quadrado, faróis grandes e disposição de luzes em LED em “C”, combinou muito bem com o SUV, o modelo tem estilo imponente e moderno, porém sem frescuras ou aspectos exagerados. Um detalhe interessante dos faróis da Everest é que todo o conjunto de luzes são em LED, e na versão mais cara Platinum os faróis são ainda mais evoluídos, são do tipo Matrix LED, capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambiente sem ofuscar os outros motoristas.
Nas laterais, a carroceria tem formas musculosas, há um vinco na parte inferior das portas, linha de cintura elevada para deixar o carro com um aspecto mais largo, além de caixas de rodas amplas, que acomodam rodas grandes, aro 21 dependendo da versão.
Seguindo a receita dos SUVs tradicionais mais antigos, o Everest tem teto elevado, o que também favorece a quem viaja na ultima fileira de bancos, lembrando que o modelo tem 7 lugares em todas suas versões.
Já na traseira, as lanternas são grandes, contam com iluminação por LED e efeito 3D de profundidade nas luzes, há uma régua em vidro que abriga o nome do carro “EVEREST” em destaque cortando a tampa traseira de um lado ao outro.
Interior impressiona pelo acabamento e equipamentos…
O interior do novo Ford Everest 2023 também chama a atenção e agrada por trazer uma cabine com formas bonitas e equilibradas, sem apelar para soluções polêmicas, é um arroz com feijão bem feito. Destaque para o acabamento interno que é muito bem detalhado (pelo menos nas versões mais caras Titanium e Platinum), grande parte do painel é forrado em couro, as saídas de ar tem acabamento em black piano com detalhes cromados, há apliques em alumínio escovado no painel, o console central aonde se localiza a alavanca de câmbio também é revestido em couro, assim como as forrações das portas, o modelo traz ainda iluminação com linhas em LED no painel e nas portas, com cores configuráveis (foto abaixo).
Merece comentários também a lista de equipamentos que tem bastante tecnologia, o Ford Everest 2023 em suas versões mais caras: Titanium e Platinum, virá com uma enorme central multimídia com tela de 12.4 polegadas SYNC4, posicionada em pé no painel (foto abaixo), assim como nos carros da Tesla, enquanto as versões mais baratas terão uma multimídia menor e mais simples, com tela de 8 polegadas.
No lugar do painel de instrumentos normal, há uma tela digital configurável também com 12 polegadas nas versões mais caras ou 10.1 polegadas nas versões mais baratas, há ainda como novidades uma nova alavanca de câmbio eletrônica com tamanho compacto e engates muito mais leves, o modelo também traz freio de estacionamento por botão, além de 9 airbags, isso mesmo são 9 bolsas, duas frontais, duas laterais e duas do tipo cortina, o novo SUV Everest conta com um ainda raro airbag central entre os bancos dianteiros para proteger os ocupantes contra impactos laterais, além de vir com airbags para os joelhos não só do motorista, mas também do passageiro dianteiro.
As configurações mais caras Titanium e Platinum trazem como novidades ainda carregador sem fio para smartphones, sistema de câmeras 360 graus e teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro.
Os bancos tem forrações com diferentes tipos de couro e tecido, trazendo padrão acolchoado na versão top de linha Platinum. Sendo que os bancos dianteiros nas versões mais caras dispõem de sistema de refrigeração e aquecimento, além de ajustes elétricos, sendo que o banco do motorista na versão Platinum conta com 10 possibilidades de ajustes e possui memória para diferentes motoristas, os bancos traseiros nas versões mais caras também são elétricos e tem sistema de aquecimento, ou seja, basta um apertar de botão que é possível reclinar o banco traseiro, ou é possível ainda rebater a terceira fileira de bancos também com um apertar de botão, lembrando que a disposição de bancos é a seguinte: 2+3+2.
Motor 3.0 V6 diesel da Everest
Sobre o capô, a nova Ford Everest apostará em blocos movidos a diesel, são duas opções: As versões mais acessíveis terão um 2.0 bi-turbo diesel, Ecoblue, 4 cilindros, tendo ai 213 cv de potência e 50 kgfm de torque, este bloco já era usado na geração anterior da Ford Everest. A novidade será o novo bloco 3.0 V6 diesel turbo diesel, presente nas versões mais caras, este bloco debita nas rodas 253 cv de potência e 60.8 kgfm de torque, só lembrando que este novo motor diesel V6 também será usado na nova Ranger 2023 e na nova Amarok 2023.
Câmbio de 10 marchas e tração 4×4
Com relação a transmissão, tanto o motor 3.0 V6, quanto o 2.0 Ecoblue, virão com câmbio automático de 10 marchas, esta é a mesma caixa já usada na Ford F-150 norte-americana e no Ford Mustang, é o que a Ford possui de mais avançado em termos de transmissão.
A tração será 4×2 traseira nas versões mais baratas: Ambient e Trend, enquanto nas mais caras: Sport, Titanium e Platinum haverá tração 4×4, sendo que a tração 4×4 permanente da Everest conta com sistema de transferência por demanda eletromecânico EMTC, podendo o motorista escolher entre diferentes tipos de modos de condução através de um botão giratório no console central: 4×2, 4×4 normal e 4×4 reduzida, sendo que nas versões mais caras há ainda um modo 4x4A, com a distribuição automática da tração por demanda ou tipo de piso.
Capacidades da Ford Everest…
O Ford Everest tem boas capacidades, pode ser considerado um SUV raiz, ou seja, usa chassi com longarinas ao invés de monobloco, ele é igual a Toyota SW4 que também descende de uma pick up, a Hilux, isso torna o modelo bastante valente no off-road e no reboque, o novo Everest 2023 encara trechos alagados com até 80 cm de água e tem capacidade máxima de reboque para até 3.500 kg, isso com um kit opcional próprio para reboques pesados, o teto do SUV também foi feito para levar cargas, tendo capacidade de levar até 350 kg, aguentando até 100 kg de carga dinâmica, ou seja ação do vento, é possível com um rack especial levar desde caixas, bicicletas ou até uma pequena canoa no teto do carro, a Ford oferecerá diferentes tipos de rack como acessórios nas lojas.
Para quem for fazer off-road, acampar ou prestar serviços com o Everest, há soluções como a possibilidade de equipar o carro com uma segunda bateria instalada no compartimento do motor, que fornece energia extra para os equipamentos elétricos ou ferramentas.
Segurança e condução autônoma…
A Ford Everest 2023 também estreia nesta nova geração inéditos recursos de condução e direção semiautônoma, como piloto automático adaptativo inteligente de nova geração, chamado de “iACC”, ele tem função Stop and GO, é capaz de seguir o veículo da frente no transito ou na estrada, freando e acelerando de forma automática tendo o motorista apenas de se preocupar com o volante, o “iACC” também é capaz de ler placas de transito e o limite de velocidade, ou seja, quando o piloto automático está acionado o carro é capaz de ler o limite da estrada e se ajustar a velocidade da via naquele trecho, isso é possível graças a uma câmera instalada no para-brisa.
Há ainda auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem da estrada, frenagem frontal automática com direção evasiva, ou seja, quando surge uma situação que pode causar uma colisão, o carro de forma automática freia ou até muda de faixa sozinho para evitar a colisão, há ainda monitoramento de trafego traseiro com frenagem automática, que freia o veículo de forma automática quando o motorista está dando ré e um outro veículo, pedestre ou ciclista cruza a traseira, por fim há monitoramento de pontos cegos com maior alcance que monitora o que se passa ao redor do Everest e alerta ao motorista, a Ford subiu o nível com relação a condução autônoma no novo Everest, ele será o mais equipado da categoria.
A Everest virá para o Brasil ?…
Apesar de ser pouco conhecida ao redor do mundo, a Ford Everest já vai para sua terceira geração, a primeira foi lançada em 2003, porém até então a Ford optou por manter o Everest apenas em alguns seletos mercados na Ásia e Oceania, ele era vendida em países como China, Austrália, Índia e Tailândia.
Porém, nesta nova geração a coisa deve mudar, a Ford já anunciou que fará do Everest um veículo global, ou seja, pela primeira vez ele deve ir pela primeira vez para as Américas e Europa, tanto é que algumas unidades desta nova geração já estão rodando em testes nos Estados Unidos.
Portanto existe uma forte possibilidade do novo Ford Everest também ser montado na Argentina, junto com a nova Ranger, lembrando que a picape já teve produção confirmada para ter início em 2023. Caso isso aconteça, o Ford Everest viria ao Brasil importado da Argentina junto com a Ranger, para assim rivalizar com modelos como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer.
Você acha que o novo Ford Everest tem capacidade para incomodar o reinado da Toyota SW4 no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.