A Ford está estreando no Brasil o moderno e econômico motor 1.0 Ecoboost, trata-se de um dos blocos 1 litro, 3 cilindros mais potente e econômico do mundo, ele rende 125 cv de força e 17.3 kgfm de torque. Porém a novidade chegará ao país com status premium, ou seja, equipando apenas a versão top de linha do Fiesta, que sairá por salgados R$ 71.990.
Com previsão de início das vendas a partir de julho, o Fiesta 1.0 Ecoboost será oferecido apenas na configuração Titanium Plus, que vem também com a transmissão automatizada Powershift Plus de seis velocidades.
Por hora a Ford não faz menção em usar este novo motor 1.0 nas demais versões do Fiesta, agora a linha Fiesta passa a contar com as seguintes versões: SE, SEL e Titanium Plus Powershift equipadas com o conhecido 1.6 Sigma de até 128 cv, além da mostrada aqui Titanium Plus 1.0 Turbo Poweshift. Com isso saem do mercado a versão de entrada S com motor 1.5, e a Titanium 1.6 Sigma com câmbio manual. Agora os preços do Fiesta Hatch partem de R$ 51.990 para a configuração SE, houve um pequeno aumento.
O motor 1.0 Ecoboost…
Este motor 1.0 faz parte da inovadora linha Ecoboost da Ford, presente no Brasil até então apenas no novo Fusion, trata-se de um bloco com uma nova tecnologia turbo que visa alcançar melhores números em consumo de combustível sem perder desempenho.
O bloco 1.0 Ecoboost em sua versão brasileira renderá 125 cv rodando a 6.000 rpm, e um bom torque de 17.3 kgfm, números que impressionam bastante se levarmos em conta que se trata de um motor 1.0 de apenas 3 cilindros. Este propulsor conta com tecnologias como injeção direta de combustível, duplo comando variável de válvulas, correia banhada a óleo, sistema de resfriamento dos pistões, cabeçote de alumínio entre outras soluções.
Com isso o Fiesta 1.0 Turbo, além de oferecer desempenho semelhante ao motor 1.6 (sendo apenas 3 cv menos potente), oferece consumo de carro 1.0, de acordo com a Ford o modelo é catalogado pelo Inmetro como Nota A em consumo, fazendo ótimos 12.2 km/l na cidade e 15.3 km/l na estrada com gasolina, números de consumo no mesmo patamar de modelos 1.0 menores e menos potentes. Lembrando que o hatch da Ford não é tão pequeno assim, mede 3.96 metros, por 1.72 m de largura e 1.46m de altura, com entre eixos de 2.48m, seu peso total é de 1.178 kg.
Já em termos de desempenho o Fiesta Turbo 1.0 Ecoboost também surpreende, fazendo 0 a 100 km/h em apenas 9.6 segundos, lembrando que o modelo virá com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e dupla embreagem, com borboletas atrás do volante para as trocas de forma manual, o que também contribui para o bom desempenho em acelerações.
Lembrando que o Fiesta 1.0 Ecoboost Turbo não traz qualquer alteração no visual em relação as demais versões, a única diferente e o logo Ecoboost na traseira.
O sucesso do Ecoboost…
Apesar de no Brasil o motor Ecoboost esta praticamente estreando – o Fiesta é apenas o segundo Ford vendido por aqui equipado com ele o primeiro foi o Fusion 2.0 Ecoboost, na Europa e nos EUA já é um bloco bastante conhecido. A família de motores Ecoboost da Ford é atualmente composta por sete motores, além do 1.0 três cilindros falado aqui, conta com o 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 todos com quatro cilindros, sendo que nos Estados Unidos ainda há os potentes V6 2.7 e 3.5 Ecoboost. Estes motores equipam desde a linha de compactos da marca, até as picapes peso-pesado da Ford como a F-150 Raptor, além de estar presente também em esportivos como Focus RS, Mustang e o recém lançado Ford GT. Esta nova gama de motores estreou nos EUA no ano de 2013, e mais tarde chegou também na Europa, atualmente os blocos Ecoboost equipam no continente europeu 1 em cada 5 carros da Ford vendidos, sendo que no começo de 2015 a Ford comemorou a marca de 5 milhões de motores Ecoboost produzidos.
O que cada versão traz?
Com a o reposicionamento das versões do Fiesta 2017 também houveram alterações na lista de equipamentos, confira abaixo o que cada uma traz.
Fiesta SE 1.6 R$ 51.990:
Desde a versão de entrada, agora a SE 1.6, o Fiesta 2017 virá com ar-condicionado, direção elétrica, alarme, trio elétrico – com vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, rádio com sistema MyConnection de terceira geração, rodas aro 15 com calotas, retrovisores com repetidores de seta, faróis com máscara negra, além de cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, banco traseiro bipartido, com descanso de braço central, e o terceiro encosto de cabeça.
Fiesta SEL R$ 1.6 (R$ 58.790 manual ou R$ 64.990 Powershift):
A configuração intermediária SE do Fiesta 2017, além dos itens já citados agrega, central multi-mídia Sync com APPLink com serviço de emergência, faróis de neblina, rodas aro 15 de liga leve, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, vidros elétricos também nas portas traseiras.
Fiesta Titanium Plus Powershift 1.6 R$ 70.690, Titanium Plus 1.0 Turbo Ecoboost Powershift R$ 71.990.
De série a versão top do Fiesta vem muito bem equipada, (também custa R$ 70.690 ou R$ 71.990 com o novo motor 1.0 Ecoboost Turbo), trazendo bancos em couro, rodas de liga leve aro 16, sistema keyless com partida sem chave, sete airbags: (sendo além dos dois frontais, dois tipo cortina, dois laterais e um para os joelhos do motorista), além de sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, máscara cromada nos faróis dianteiros, piloto automático e retrovisor interno anti-ofuscamento.
Abaixo os preços do Ford Fiesta 2017:
SE 1.6 manual – R$ 51.990
SEL 1.6 manual – R$ 58.790
SEL 1.6 Powershift – R$ 64.990
Titanium Plus 1.6 Powershift – R$ 70.690
Titanium Plus 1.0 turbo Powershift – R$ 71.990
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Tem que fumar um belo orégano pra comprar esse carro por 71k...
Prefiro ir de Golf TSi com 2 anos de uso e pouco rodado. Enquanto o consumidor não fizer boicote à esses preços, isso nunca vai mudar.