Clique na imagem para ampliar
A Ford revelou a pouco, as primeiras imagens da versão de produção do Fiesta ST. O modelo que será apresentado oficialmente nesta terça feira (06/03), no Salão de Genebra, conta com um visual agressivo e uma performance capaz de tirar o fôlego.
Alimentado com um motor 1.6 L turbocharged EcoBoost de 180 CV de potência, o Fiesta ST precisa de menos de 7s para acelerar de 0 a 100 km/h e pode chegar a uma velocidade final de 220 km/h.
A roupagem esportiva deixa claro que essa não é uma versão qualquer do Fiesta. Para a alegria dos fans do modelo, a versão de produção é quase idêntica ao protótipo Fiesta ST Concept, exibido no final do ano passado no Salão de Frankfurt. Na dianteira se destaca a vistosa grade, em formato de boca de tubarão, que se molda com um para-coque bastante agressivo, os faróis também trazem mudanças e filetes de LEDs,o modelo conta com saias laterais e para-choque traseiro com difusor integrado. A boa notícia é que parte destas mudanças em uma versão mais civil e menos agressiva estará presente no Fiesta normal modelo 2013.
Por dentro o ST também é exclusivo, além de um conjunto de equipamentos de série mais recheado, o modelo conta com luxuosos bancos esportivos da italiana Recaro e um acabamento refinado com detalhes em Black Piano, há ainda diversos detalhes em alumínio.
Eh bom lembrar que a Ford além do motor, também refez boa parte da mecânica do Fiesta ST, entre outras palavras a suspensão, freios e direção foram redimensionados para se ajustar a nova performance do compacto.
Na Europa o Fiesta ST chega para rivalizar com outro foguetes de bolso, entre os seus principais rivais estão o Polo GTI (que chega a 230 km/h) e o Corsa OPC (que também vai a 230 km/h). Além dos Europa o ST também deve ser vendido no EUA, possivelmente a partir de 2013.
O Fiesta ST é um daqueles carros conhecidos na Europa como pocket rocket (foguetinho de bolso), um esportivo baseado em um carro popular feito para quem gosta de acelerar, mas que não dispõem de um conta bancária suficiente para comprar um esportivo maior.
Infelizmente as chances de que o Fiesta ST seja lançado no Brasil são bem pequenas, não é preciso nem dizer que por aqui o modelo teria um preço bem salgado, certamente acima de R$ 60,000.