A Ford confirmou oficialmente o lançamento da versão híbrida do Fusion no Brasil, ele será mostrado no Salão de São Paulo em outubro, e a expectativa é de que o sedan chegue as ruas no começo de 2011.
O Ford Fusion Hybrid será um dos primeiros carros híbrido a ser vendido no Brasil. O modelo é equipado com um motor 2.5 L quatro cilindros com 155 CV de potência que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico que é alimentado por uma bateria de 275 volts que desenvolve 35 cv, no total são 191 hp de potência. Graças a esta motorização especial ele é bem mais econômico do que o Fusion convencional, segundo a Ford carro chega a fazer 17 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, (não, não está errado ele realmente é mais econômico na cidade), tendo um consumo médio combinado de 16.6 km/l.
A força dos motores é transmitida as roda dianteiras, através de um câmbio automático CVT (continuamente variável).
O Fusion híbrido pode atingir até os 75 km/h rodando apenas com o motor elétrico, o próprio carro através de sistemas e sensores eletrônicos decide quando o motor a gasolina irá funcionar ou quando o propulsor elétrico irá empurrar o carro, bem na pratica o sistema sincroniza os dois motores, de modo que o motor elétrico assume quando não é exigida muita potência do motor, por exemplo quando o carro não está ganhando velocidade ou seja quando o motorista não está acelerando, outro ponto interessante é que as baterias que são de metal de níquel, são recarregadas instantaneamente com a energia gerada pelos discos de freios nas frenagens. Com isto o Fusion híbrido tem autonomia para percorrer mais de 1.125 km com um tanque.
Por fora praticamente não há diferença em relação ao Fusion normal a não ser as rodas aro 17 que possuem um desenho que visa diminuir o consumo evitando o arrasto aerodinâmico, assim como os pneus com uma banda de rolagem maior. Já no interior acabamento e o conjunto de equipamentos são os mesmo da versão com motor a combustão, o único diferencial são os bancos feitos de material ecologicamente correto 100% reciclável, alem de uma tomada 12 v, e do display de LCD ao lado do velocímetro que informa a carga da baterias de níquel que alimentam o motor elétrico (foto abaixo).
De série o sedan traz bancos em couro, ar condicionado automático com Dual Zone, além de sistema SYNC (uma moderno sistema multi-mídia com tela touch-screen), volante multifuncional, rádio CD/player com MP3 Bluetooth, além de airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro, freios com ABS e controle eletrônico de estabilidade entre outros itens.
Lançado em 2009, o Fusion Hybrid faz sucesso no mercado americano, no inicio desse ano no Salão de Detroit ele ganhou o título de carro do ano, troféu que é um dos mais cobiçados da indústria automotiva americana.
Preço:
Toda esta tecnologia claro tem um preço, o Fusion Hybrid é a versão top de linha do sedan, seu preço nos EUA é cerca de 20% mais caro que a versão V6 que no Brasil sai por R$ 100 mil, ou seja o Fusion híbrido deve chegar as lojas do Brasil custando entre R$ 110.000 a R$ 120.000, bem este é o preço a se pagar por ir menos ao posto de gasolina.
Respostas de 8
um dos problemas do carro eletrico e parrar para recaregar…..mais se e a bateria..e a bateria e recarregada com o alternador do carro……entao a minha sugestao seria instalar 4 alternadores ao movimento das rodas alternadores ou geradores para recarregar as baterias….sem precisar parrar o carro….e ligar na tomada…..a bateria liga o motor….o motor gira as rodas….as rodas giram os alternadores….que girando geram energia e recarregam as baterias..automaticamente…tipo os dinamos usados em bicicletas..para acender os farois…s…e seria auto sustentavel….assim nao precisa parrar pra recaregar….ja fiz o teste com uma furadeira a bateria…..eu ligo a furadeira,,,,,,e adapitei um dinamo a ponteira,,,,ai a furradeira ligada move o dinamo ou gerador,,,que automaicamente recarega a bateria da furadeira….e so montar com sistema de engrenagens pra girar,,,,
um dos problemas do carro eletrico e parrar para recaregar…..mais se e a bateria..e a bateria e recarregada com o alternador do carro……entao a minha sugestao seria instalar 4 alternadores ao movimento das rodas alternadores ou geradores para recarregar as baterias….sem precisar parrar o carro….e ligar na tomada…..a bateria liga o motor….o motor gira as rodas….as rodas giram os alternadores….que girando geram energia e recarregam as baterias..automaticamente…tipo os dinamos usados em bicicletas..para acender os farois…s…e seria auto sustentavel….assim nao precisa parrar pra recaregar….ja fiz o teste com uma furadeira a bateria…..eu ligo a furadeira,,,,,,e adapitei um dinamo a ponteira,,,,ai a furradeira ligada move o dinamo ou gerador,,,que automaicamente recarega a bateria da furadeira….e so montar com sistema de engrenagens pra girar,,,,tambem ja adapitei um dinamo a um ventilador,,,,assim uso o ventilador e ecoomzando a energia para a luz da sala..pois o dinamo gera a energ
ia aproveitando o ventilador
Muito bom mesmo " para as montadoras" por que estão fazendo de uma urgente nescessidade ambiental, em uma forma de comercio, isso sim é um crime e ainda querem q o governo ajude, "Nada melhor que ganhar dinheiro com a miseria do mundo", são verdadeiros "diamantes de sangue".
Alguém falou: "afinal são 10 anos de atraso"
sÓ????
Podem acreditar.. agora vai… muita gente trabalhando e torcendo para dar certo…
Só o governo ajudar um pouco des-tributando ….
Abços
OLA. GOSTARIA MUITO DE COMPRAR UM FORD FUSION HIBRIDO, POIS ALEM DE SER AUTOMATICO, AINDA É MUITO ECONOMICO, PRA MIM ESTE CARRO É O MELHOR CARRO EM TECNOLOGIA, AINDA MAIS QUANDO SE TEM UM PROBLEMA FISICO. QUEM SABE UM DIA COMPRO UM. JOAO
Estou interessado em comprar o hibrido, o custo benefício só favoresse as montadoras. Esperarei outras montadoras se atualizarem afinal são 10 anos de atraso
Olá. Estou muito interessado no hibrido fusion. Gostaria de saber se o gps que, originalmente vem com mapas do méxico, estados unidos e canadá (vi no fusion de um amigo) pode ser reprogramado com mapas brasileiros. De resto, já era apaixonante, com dupla motorização, conseguiram fazer ainda melhor
Qual o sistema de alimentação para recarga? Sistema residencial ou algo especial como tomadas trifásicas? Quanto tempo é necessário para uma carga completa?
Não sei se houve erro no testo mas 36 cv são suficientes para tirar este carro da imobilidade e leva-lo até os 75km? ou o propulsor a combustão também trabalha junto com o eletrico? A reportagem não esclarece estes detalhes… Entao só mesmo quando chegar nas concessionárias para um chock ou eletroteste!