Lançado em 2018 a versão aventureira Freestyle do Ford Ka se destaca pelo visual, além da suspensão elevada e um interior com roupagem exclusiva, porém o modelo que até então era encontrado nas lojas apenas com motor 1.5 e preço a partir de R$ 64 mil, agora também passa a ser oferecido com motor 1.0 e preço mais “acessível”, o modelo traz um pacote bastante interessante, tem o mesmo conjunto visual da versão 1.5, e perdeu poucos equipamentos, o grande trunfo é o preço R$ 7.3 mil mais barato, o Ka Freestyle 1.0 custará R$ 56.690.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Índice desta matéria
Visualmente a versão 1.0 traz exatamente o mesmo pacote da versão 1.5 Freestyle, ou seja, os para-choques tem estilo mais parrudo e aventureiro, trazendo apliques na cor prata na parte inferior, a grade frontal tem acabamento em preto, as caixas de rodas contam com apliques em plásticos, há ainda saias laterais exclusivas para a versão e rack no teto que suporta cargas de até 50 kg, rodas de liga leve aro 15 com acabamento cinza escuro e faróis com lentes escurecidas.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Porém, a principal mudança é mesmo o conjunto de suspensão elevada e reforçada do Ka Freestyle, são 18,8 cm de altura em relação ao solo, a Ford instalou para a versão Freestyle um eixo traseiro 30% mais rígido e uma nova barra estabilizadora 23 mm mais espessa, além disso a bitola (distância entre as rodas do mesmo eixo) está 3 cm maior, ou seja, o carro apesar de ter ficado mais alto, ficou mais largo, o que compensa a altura extra, não deixando a estabilidade nem o comportamento ser prejudicado.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Há ainda novos amortecedores e molas exclusivos para a versão, além de novos coxins hidráulicos para o motor, os pneus são 185/60 R15, apesar de serem mais altos, eles não são de uso misto.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Assim como na versão 1.5, o Ka Freestyle 1.0 tem uma cabine com acabamento exclusivo, o painel é feito com plástico macio ao toque na cor marrom escuro, a parte central do painel tem acabamento em Black Piano e as saídas de ar anéis cromados detalhes que deixam a cabine com um ar mais “premium”, os bancos são forrados em couro com a parte central em tecido texturizado, as forrações das portas tem detalhes na cor marrom nos puxadores, e as soleiras das portas possuem acabamento exclusivo com detalhes em alumínio escovado e o nome da versão Freestyle, o teto tem forração em tecido preto e os carpetes da cabine e do porta malas são em borrachas, mais resistentes e fáceis de serem limpos.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Para poder oferecer um preço mais acessível, a lista de equipamentos do Ka Freestyle 1.0 abre mão de alguns itens presentes na versão Freestyle 1.5, como os airbags laterais (6 airbags), além do sistema multi-mídia o SYNC 3, que deu lugar há um sistema mais simples SYNC 2.5, a maior mudança desta central é a ausência do GPS, porém assim mesmo ela conta com Android Auto e Apple CarPlay e tem tela de 7 polegadas touch. A lista de equipamentos do Ka Freestyle 1.0 conserva itens importantes e que são diferenciais na categoria e nesta faixa de preço, como controle de tração e de estabilidade, Assistente de partira em rampas HLA, um auxilio de partida em ladeiras que aplica os freios de forma automática impedindo que ele volte em partidas, o sistema mantém os freios acionados por 3 segundos até que o motorista pise no acelerador, há ainda o auxilio anti-capotamento, estes itens não existem sequer como opcionais nos rivais como Fiat Argo Trekking e Renault Sandero Stepway.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A lista de itens de série no Ka Freestyle 1.0 ainda agrega sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, direção elétrica, ar-condicionado, vidro elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, computador de bordo e bancos em couro sintético em tecido, volante multi-funcional com ajuste de altura, ISOFIX para cadeirinhas infantis, banco do motorista com ajuste de altura, ou seja, é bastante interessante pelo valor pedido.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O motor 1.0 do Ka Freestyle é o mesmo bloco 1.0, aspirado, 3 cilindros, 12v, flex, com duplo comando de válvulas, usado pelas demais versões do modelo, ele desenvolve 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, ambos a 6500 rpm, o torque máximo com gasolina é de 10,2 kgfm a 3500 rpm, já com etanol é um pouco mais forte 10,7 kgfm obtidos a 4500 rpm.
A tração segue 4×2 dianteira, e o câmbio é manual de cinco marchas, vale lembrar que ao contrário da versão Freestyle 1.5 que tem a opção de câmbio automático de seis marchas, a versão 1.0 tem apenas câmbio manual.
E para ajustar as diferenças entre as versões, agora o Ka Freestyle 1.5 passa a ser ofertado apenas com câmbio automático de seis marchas, ou seja, deixa de ter a opção de câmbio manual.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
De acordo com dados divulgados pela Ford, o Ka Frestyle 1.0 com etanol no tanque faz 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, já com gasolina ele vai bem mais longe fazendo 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.
Para ser econômico, o Ford Ka Freestyle abre mão do desempenho, de acordo com a Ford, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos, com etanol no tanque.
Infelizmente assim como acontece com outros modelos, o Ford Ka Freestyle 1.0 terá apenas uma opção de cor gratís, o preto Ebony, o branco mostrado no carro das fotos é opcional, chamado de branco Ártico custa adicionais R$ 600, além disso o modelo conta com outras opções metálicas: cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e o prata Dublin, todas estas ofertadas por R$ 1.350.
O principal rival do Ka Freestyle 1.0 ainda segue o recém lançado Fiat Argo Trekking, que custa a partir de R$ 58.990, equipado com motor 1.3, ele é mais espaçoso e alto, porém bem menos equipado, além disso outro aventureiro urbano é o Renault Sandero Stepway, ofertado na linha 2019 por R$ 60.680, porém ele tem motor 1.6.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Ford Ka Freestyle 1.0 R$ 56.690
MOTOR:
3 cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, 997 cm³, flex
POTÊNCIA:
Gasolina/Etanol: 80/85 cv a 6.500 rpm
TORQUE:
Gasolina/Etanol: 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO:
Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS:
Liga leve de 15″ com pneus 185/60 R15
FREIOS:
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EDB
PESO:
1.081 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES:
Comprimento 3.954 mm, largura 1.695 mm, altura 1.564 mm, entre-eixos 2.491 mm
CAPACIDADES:
Tanque de combustível 51 litros; porta-malas 257 litros
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.