Lançado em 2018 a versão aventureira Freestyle do Ford Ka se destaca pelo visual, além da suspensão elevada e um interior com roupagem exclusiva, porém o modelo que até então era encontrado nas lojas apenas com motor 1.5 e preço a partir de R$ 64 mil, agora também passa a ser oferecido com motor 1.0 e preço mais “acessível”, o modelo traz um pacote bastante interessante, tem o mesmo conjunto visual da versão 1.5, e perdeu poucos equipamentos, o grande trunfo é o preço R$ 7.3 mil mais barato, o Ka Freestyle 1.0 custará R$ 56.690.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Índice desta matéria
Visualmente a versão 1.0 traz exatamente o mesmo pacote da versão 1.5 Freestyle, ou seja, os para-choques tem estilo mais parrudo e aventureiro, trazendo apliques na cor prata na parte inferior, a grade frontal tem acabamento em preto, as caixas de rodas contam com apliques em plásticos, há ainda saias laterais exclusivas para a versão e rack no teto que suporta cargas de até 50 kg, rodas de liga leve aro 15 com acabamento cinza escuro e faróis com lentes escurecidas.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Porém, a principal mudança é mesmo o conjunto de suspensão elevada e reforçada do Ka Freestyle, são 18,8 cm de altura em relação ao solo, a Ford instalou para a versão Freestyle um eixo traseiro 30% mais rígido e uma nova barra estabilizadora 23 mm mais espessa, além disso a bitola (distância entre as rodas do mesmo eixo) está 3 cm maior, ou seja, o carro apesar de ter ficado mais alto, ficou mais largo, o que compensa a altura extra, não deixando a estabilidade nem o comportamento ser prejudicado.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Há ainda novos amortecedores e molas exclusivos para a versão, além de novos coxins hidráulicos para o motor, os pneus são 185/60 R15, apesar de serem mais altos, eles não são de uso misto.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Assim como na versão 1.5, o Ka Freestyle 1.0 tem uma cabine com acabamento exclusivo, o painel é feito com plástico macio ao toque na cor marrom escuro, a parte central do painel tem acabamento em Black Piano e as saídas de ar anéis cromados detalhes que deixam a cabine com um ar mais “premium”, os bancos são forrados em couro com a parte central em tecido texturizado, as forrações das portas tem detalhes na cor marrom nos puxadores, e as soleiras das portas possuem acabamento exclusivo com detalhes em alumínio escovado e o nome da versão Freestyle, o teto tem forração em tecido preto e os carpetes da cabine e do porta malas são em borrachas, mais resistentes e fáceis de serem limpos.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Para poder oferecer um preço mais acessível, a lista de equipamentos do Ka Freestyle 1.0 abre mão de alguns itens presentes na versão Freestyle 1.5, como os airbags laterais (6 airbags), além do sistema multi-mídia o SYNC 3, que deu lugar há um sistema mais simples SYNC 2.5, a maior mudança desta central é a ausência do GPS, porém assim mesmo ela conta com Android Auto e Apple CarPlay e tem tela de 7 polegadas touch. A lista de equipamentos do Ka Freestyle 1.0 conserva itens importantes e que são diferenciais na categoria e nesta faixa de preço, como controle de tração e de estabilidade, Assistente de partira em rampas HLA, um auxilio de partida em ladeiras que aplica os freios de forma automática impedindo que ele volte em partidas, o sistema mantém os freios acionados por 3 segundos até que o motorista pise no acelerador, há ainda o auxilio anti-capotamento, estes itens não existem sequer como opcionais nos rivais como Fiat Argo Trekking e Renault Sandero Stepway.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A lista de itens de série no Ka Freestyle 1.0 ainda agrega sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, direção elétrica, ar-condicionado, vidro elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, computador de bordo e bancos em couro sintético em tecido, volante multi-funcional com ajuste de altura, ISOFIX para cadeirinhas infantis, banco do motorista com ajuste de altura, ou seja, é bastante interessante pelo valor pedido.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O motor 1.0 do Ka Freestyle é o mesmo bloco 1.0, aspirado, 3 cilindros, 12v, flex, com duplo comando de válvulas, usado pelas demais versões do modelo, ele desenvolve 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, ambos a 6500 rpm, o torque máximo com gasolina é de 10,2 kgfm a 3500 rpm, já com etanol é um pouco mais forte 10,7 kgfm obtidos a 4500 rpm.
A tração segue 4×2 dianteira, e o câmbio é manual de cinco marchas, vale lembrar que ao contrário da versão Freestyle 1.5 que tem a opção de câmbio automático de seis marchas, a versão 1.0 tem apenas câmbio manual.
E para ajustar as diferenças entre as versões, agora o Ka Freestyle 1.5 passa a ser ofertado apenas com câmbio automático de seis marchas, ou seja, deixa de ter a opção de câmbio manual.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
De acordo com dados divulgados pela Ford, o Ka Frestyle 1.0 com etanol no tanque faz 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, já com gasolina ele vai bem mais longe fazendo 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.
Para ser econômico, o Ford Ka Freestyle abre mão do desempenho, de acordo com a Ford, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos, com etanol no tanque.
Infelizmente assim como acontece com outros modelos, o Ford Ka Freestyle 1.0 terá apenas uma opção de cor gratís, o preto Ebony, o branco mostrado no carro das fotos é opcional, chamado de branco Ártico custa adicionais R$ 600, além disso o modelo conta com outras opções metálicas: cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e o prata Dublin, todas estas ofertadas por R$ 1.350.
O principal rival do Ka Freestyle 1.0 ainda segue o recém lançado Fiat Argo Trekking, que custa a partir de R$ 58.990, equipado com motor 1.3, ele é mais espaçoso e alto, porém bem menos equipado, além disso outro aventureiro urbano é o Renault Sandero Stepway, ofertado na linha 2019 por R$ 60.680, porém ele tem motor 1.6.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Ford Ka Freestyle 1.0 R$ 56.690
MOTOR:
3 cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, 997 cm³, flex
POTÊNCIA:
Gasolina/Etanol: 80/85 cv a 6.500 rpm
TORQUE:
Gasolina/Etanol: 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO:
Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS:
Liga leve de 15″ com pneus 185/60 R15
FREIOS:
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EDB
PESO:
1.081 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES:
Comprimento 3.954 mm, largura 1.695 mm, altura 1.564 mm, entre-eixos 2.491 mm
CAPACIDADES:
Tanque de combustível 51 litros; porta-malas 257 litros
A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…
Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…
A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.