A Ford lançou agora no começo do mês de março a linha Cargo 2017, a grande novidade fica por conta da introdução da opção do câmbio automatizado Torqshift para seis versões da linha Cargo, indo de 16 a 45 toneladas, em média a opção desta nova transmissão automatizada custará R$ 10.000 a mais no preços dos caminhões, por enquanto a Ford divulgou apenas o preço da configuração C-2429 6×2, a principal da linha, que sairá por R$ 220.000, ou R$ 228 mil com cabine leito.
Vantagens do câmbio automatizado…
Além do maior conforto, a nova transmissão automatizada Torqshift também agregará um menor consumo de combustível e diminuirá o custo de manutenção, de acordo com a Ford o valor extra desembolsado pelo câmbio automatizado se pagará em 3 anos de uso do caminhão.
O câmbio Torqshift…
O sistema de funcionamento desta nova transmissão automatizada Torqshift é bastante similar ao usado pelas transmissões dos automóveis de passeio automatizados, desenvolvida em parceria com a EATON, é uma transmissão normal, com número de marchas variando de acordo com a versão, indo de 10 a 16 velocidades, é um câmbio normal, porém com embreagem acionada de forma automática por um atuador elétrico.
Modos de funcionamento…
Lembrando que não há pedal de embreagem, e o motorista pode rodar com o câmbio em modo totalmente automático, ou de forma manual sequencial, no modo “M”, fazendo as trocas através de um toque para cima ou para baixo, no botão localizado na manopla de câmbio, pouco pratico e funcional é verdade, mas é um recurso útil em determinadas situações, a embreagem deve durar 5 vezes mais do que em uma transmissão comum, já que o câmbio sempre fará as trocas no regime ideal de rotação, além de oferecer uma padronização nos diferentes estilos de condução de cada motorista. A Ford ressalta ainda que o novo câmbio automatizado diminuirá o cansaço do motorista, principalmente ao rodar em perímetros urbanos e em viagens de longa distância.
Há diferentes modos de condução, como “Economia”, “Performance” e a função “L – Low”, uma espécie de freio motor mais eficiente, que reduz as marchas de forma gradativa e sem trancos, ajudando a segurar o caminhão em situações como em descidas de serras.
Ainda falando no câmbio Torqshift, todos os caminhões equipados com esta transmissão virão com assistente de partida, que em ladeiras (inclinações superiores a 3%) mantém o caminhão parado por até três segundos, evitando que ele volte, além de piloto automático, suspensão pneumática, ar-condicionado e indicador de marcha no painel.
Versões…
Como dissemos serão de início 6 novas versões do Ford Cargo que virão com a transmissão automatizada Torqshift, são elas: C-1723, C-1723Kolector, C-1729R, C-2429 6×2 e C-1729 T, todas com câmbio 10 marchas. Já o pesado C-1933 virá com transmissão de 16 marchas (duas marchas ré) além de suspensão a ar.
Confira abaixo um pouco mais sobre cada versão com Ford Cargo câmbio automatizado:
Cargo 1723 Torqshift – É um caminhão médio, com peso bruto total de 16.000 quilos e capacidade máxima de tração para 32 toneladas, ele é equipado com motor turbo diesel Cummins 6.7 litros, V6 com 230 cavalos de potência.
1723 Kolector Torqshift – Traz a mesma base do 1723 normal, porém com adaptações e melhorias especialmente para a implementação de coleta de lixos urbanos, vem praticamente pronto para atuar com coletor/compactador de lixo, seu chassi é reforçado e conta com terceiro eixo instalado, o PBT é de 23.000 quilos, a transmissão é de 10 marchas porém reforçada, e o motor é mais forte, o mesmo Cummins V6 de 6.7 litros, porém com 290 cv.
1729R Torqshift – Conta com as mesmas características do 1723, com PBT de 16 toneladas, porém o 1729 vem com motor mais forte com 290 cv ao invés de 260 cv, a transmissão é de 10 marchas, e há ainda a opção da cabine leito (com cama).
2429 Torqshift – Esta deve ser a versão mais procurada da nova linha Cargo, ela conta com PBT de 23.000kg, tração 6×2 (3 eixos), e capacidade máxima de tração de 38.000kg, o câmbio é de 10 marchas e o motor é o Cummins 6.7 de 290 cv, seu preço parte de R$ 220.000 com cabine simples, ou R$ 228.000 na versão cabine leito.
1729T Torqshift – Voltada para transporte de carretas, o Cargo 1729T é um cavalo mecânico com cabine leito e capacidade para puxar 38.000kg, o conjunto mecânico vem com câmbio de 10 marchas e motor de 290 cv.
1933T Torqshift – Por fim temos a configuração top de linha, a Cargo 1933T, um cavalo mecânico de média capacidade, com força para puxar 45.150 quilos, seu motor é mais forte um Cummins 8.9 litros, com 334 cv de potência e o único a ter câmbio de 16 marchas e suspensão a ar.
Analise…
A Ford sai na frente ao ser uma das primeiras montadoras do Brasil no segmento de caminhões a oferecer uma linha tão ampla equipada com transmissão automatizada, nos concorrentes este tipo de transmissão é oferecido apenas em veículos top de linha ou peso-pesados. Resta saber como será na vida real a aceitação e principalmente a durabilidade dos caminhões equipados com este tipo de transmissão, essa resposta também afetará o pós venda dos caminhões, influenciando diretamente na desvalorização dos veículos.
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