A Ford apresentou ontem (19 de junho), na abertura do Salão de Buenos Aires, a nova geração do Fucus, de acordo com o que a montadora divulgou no evento, o novo modelo chega ainda este ano nas versões sedan e hatchback. Ainda não é oficial, mas tudo indica que ele comece a ser produzido por lá a partir de setembro e assim como acontece com a geração atual, virá importado para o Brasil.
Porém ainda não há confirmação oficial por parte da Ford com relação à motorização do novo Focus, na coletiva de imprensa foi divulgado apenas que o novo Focus será referência em tecnologia, trazendo vários equipamentos inéditos como sistema multi-mídia SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas, faróis bi-xenôn com LEDs, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, podendo ainda vir com uma espécie de “park assist”, que manobra o carro automaticamente na hora de estacionar, controle de estabilidade e de tração, airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital dual zone, lavadores de farol, sensor dos limpadores do pára-brisa e crepuscular (acedimento dos faróis), entre outros itens.
Como a novidade é esperada para o Brasil ao mesmo tempo que na Argentina, a imprensa brasileira, já afirma que por aqui o novo Focus, chegue com duas opções de motores: o 1.6 16v Sigma o mesmo do Focus atual, porém um pouco mais potente com 130 cv, e um 2.0 16v também Duratec flex com potência na casa dos 160 cv. Este motor 2.0 também é baseado no mesmo 2.0 usado pelo modelo atualmente, porém ele adotará algumas melhorias como um novo sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanquinho.
Serão duas opções de transmissão, as versões de entrada virão com uma tradicional caixa mecânica de cinco velocidades, enquanto as opções mais caras trarão o novo câmbio automático Powershift de seis velocidades e dupla embreagem, já presente no novo Ecosport.
Salão de Buenos Aires…
Por fim voltando ao Salão Argentino, a Ford trouxe para o evento em Buenos Aires ainda o novo Kuga (foto acima), este deve começar a ser vendido por lá em breve, com motor de 180 cv, além de versão reestilizada do New Fiesta, que já está sendo vendido aqui no Brasil. Há ainda alguns carros que estão lá meramente para atrair pessoas para o stand da marca, como a imponente e veloz picape F-150 SVT Raptor (foto abaixo), um Mustang GT Conversível, o ousado protótipo Evos, e ainda um raro Ford GT, que saiu de linha em 2006.