O lançamento mais importante da Ford no ano (e talvez nos últimos anos) acaba de ser revelado, a montadora americana lançou oficialmente nessa terça (08/06) lá nos Estados Unidos, a aguardada picape Ford Maverick, com visual inspirado na Ford F-150, o modelo chega para se posicionar abaixo da Ranger e já tem lançamento confirmado para o no Brasil no próximo ano, ela deve chegar para competir diretamente com a Fiat Toro.
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Enquanto alguns segmentos da indústria automotiva estão em crise, encolhendo a cada ano, outros crescem a passos largos, como é o caso do segmento da picapes, segmento que a cada ano fica maior e mais rentável. De olho em abocanhar uma grande fatia desse ainda pouco explorado mercado de picapes compactas, a Ford investiu pesado na criação da Maverick, que será produzida na planta da Ford em Hermosilio, no México.
Assim como a Hyundai Santa Cruz, apresentada recentemente também lá nos EUA, a Ford Maverick 2022 busca unir o melhor de dois mundos, o conforto de um SUV, com a capacidade de transportar cargas de uma pick up, tendo como vantagens ser menor, portanto mais pratica de se usada nas cidades, além de ser mais barata em relação as pick ups tradicionais, uma receita muito bem explorada pela Fiat Toro aqui no Brasil, que é um grande sucesso em vendas.
Apesar da Ford Maverick ter uma proposta semelhante a da Fiat Toro no nosso mercado, a nova picape compacta da Ford tem dimensões um pouco maiores em relação a Fiat Toro, o Maverick mede 5.07 m de comprimento, contra 4.94 m da Toro, já o entre-eixos fica em 3.07 m, contra 2.99 metros da picape Fiat.
Porém em comparação com sua irmã maior a Ranger, a pick up Maverick é muito mais compacta, tendo cerca de 30 cm a menos no comprimento, além de uma distância entre-eixos 15 cm menor, enquanto a caçamba da Ranger também é maior, tendo 13 cm a mais no comprimento.
Uma das particularidades da Ford Maverick é que assim como a Fiat Toro e a Hyundai Santa Cruz, a picape compacta da Ford usa chassi do tipo monobloco, ou seja, ela tem chassi de carro de passeio, na verdade é a mesma base modular usada por exemplo no SUV Bronco Sport, enquanto as picapes tradicionais como Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux, são montadas sobre chassi do tipo longarinas, “cabine sobre um chassi”, justamente para poder lidar com maior quantidade de peso, assim como os caminhões e ônibus.
O uso do chassi do tipo monobloco pela Ford Maverick ao invés do chassi tradicional de picape, por exemplo usado na Ranger, torna o carro mais barato para ser projetado e construído, já que vários componentes vêm emprestados de outros modelos – a linha de produção da Maverick será a mesma do Bronco Sport lá no México, porém em contra partida, a capacidade de carga tende a ser muito menor, no caso da Maverick ela leva apenas 680 kg em sua caçamba, que tem comprimento de 1.37 metros, enquanto a Ranger leva mais de 1.000 kg em sua caçamba que é mais longa tem 1.50 metros.
Um dos destaques da caçamba da Ford Maverick é sua versatilidade, a caçamba da picape conta com soluções inteligentes em um conceito batizado pela Ford de “FLEXBED”, ela conta com vários encaixes e barras verticais, que podem ser ajustadas, compartimentando a caçamba em até 10 configurações de layout, além de dois ganhos que correm sobre trilhos, permitindo diferentes pontos de ancoragem, evitando que as cargas fiquem soltas, ou é possível também elevar o piso da caçamba, ou acomodar com facilidade bikes ou pranchas.
Além disso, há comodidades muito bem vindas como iluminação em LED na caçamba, há opção de um gerador próprio com tomada 110 volts (até 400 watts), que pode por exemplo alimentar desde uma ferramenta como uma furadeira ou serra, até mesmo uma televisão tela grande. Dependendo da versão a caçamba da Ford Maverick vem revestida em um material anti-risco (foto acima), que praticamente substitui aquelas proteção para a caçamba em plástico, sendo muito mais durável e resistente.
Outro detalhe interessante é que a tampa da caçamba conta com recursos como sistema de abertura elétrica, abridor de garrafas e é possível colocar sobre a tampa aberta até 250 kg, possibilitando estender a caçamba e levar cargas mais compridas, ou simplesmente usar a tampa da caçamba como um lugar para sentar e conversar.
Em termos visuais a Ford resolveu não ousar muito com a Maverick, podemos dizer que marca apostou no arroz com o feijão, resolveu aplicar na Maverick linhas semelhantes as da já consagrada Ford F-150, que há décadas é o carro mais vendido do mercado americano, na verdade este conceito visual também deve ser aplicado na nova geração da Ranger que já está no forno, leia sobre ela aqui.
A nova picape da Ford apesar de ser quase 30 cm menor em relação a Ranger, tem um estilo bastante robusto e tradicional, na dianteira se destacam os grandes faróis em LEDs em formato de C, que monopolizam quase toda a dianteira da picape e são integrados por um friso que atravessa os faróis, corta toda a frente do carro e abriga também um outro conjunto de luzes e as setas, destaque ainda para a enorme abertura de ar frontal do radiador.
De perfil a picape Maverick tem perfil sóbrio e limpo, há praticamente apenas a maçaneta, ao contrário da Santa Cruz nada de frisos, note que como se trata de uma picape monobloco, a caçamba é integrada com o resto da carroceria, ao contrário do que acontece na Ranger por exemplo.
Em sua versão mais barata a picape compacta da Ford contará com rodas em aço aro 17, a versão intermediária tem rodas aro 17 em liga leve, enquanto a opção mais cara virá com rodas aro 18 com acabamento diamantado.
Esta nova picape da Ford terá um preço bastante competitivo, pelo menos no mercado norte-americano, a intenção da Ford é convencer os americanos a trocarem seus sedans pela Maverick, uma pick up que oferece muito mais versatilidade do que um Civic por exemplo, porém com preço similar ao do sedan.
O preço da Ford Maverick partirá de US$ 19.995, cerca de R$ 100.000, podendo chegar aos US$ 27.850 dólares na versão mais cara (algo em torno de R$ 140.000). Só lembrando que a Ford Ranger no mercado norte-americano parte de US$ 25.100 dólares (R$ 127 mil).
Se por fora a Ford Maverick 2022 buscou inspiração na Ford F-150, o interior resolveu copiar o conceito do Ford Bronco Sport, a cabine e o acabamento lembram bastante o SUV Bronco Sport, de quem ele empresta a plataforma. Há soluções diferentes na cabine como câmbio sem alavanca com um seletor giratório de marchas, além de freio de estacionamento por botão.
O painel tem desenho moderno, e o acabamento apesar de não trazer luxos é bem detalhado, na versão mais cara o interior conta com diferentes tipos e texturas em plásticos, o que eleva a qualidade do interior, porém a Ford pensou em criar uma cabine também pratica para os mais diferentes tipos de usos, por exemplo, não há tecido nas forrações das portas, enquanto o piso é todo revestido em uma espécie de tapete emborrachado, detalhes que prometem facilitar a limpeza.
O espaço interno da Ford Maverick é generoso mesmo no banco traseiro, um dos diferenciais do modelo é a grande quantidade de porta-objetos e compartimentos escondidos no interior do modelo, por exemplo, sobre o banco traseiro há dois grandes caixas que podem ser usadas para guardar ferramentas ou mochilas (foto abaixo). há também em todas as portas e no banco traseiro espaços para acomodar garrafas, enquanto que no painel ao lado e atrás da tela da central multi-mídia, a Ford aproveitou para criar dois buracos fundos para guardar por exemplo carteiras, papeis, celulares ou óculos, não é algo muito bonito, mas é útil.
Ao todo no mercado americano a Ford Maverick 2022 contará com três níveis de acabamento: XL, XLT e a top de linha Lariat – curiosamente estas são as mesmas versões da F-150 nos EUA.
Desde a versão mais simples XL, a Ford Maverick, virá muito bem equipada trazendo de série itens como sete airbags, vidros elétricos nas quartos portas, central multimídia com tela de 8 polegadas e conectividade com smartphones sem cabos, além de internet 4G e Wi-Fi à bordo, câmera de ré com linhas guias, frenagem de emergência automática. Apesar desta versão mais barata já ter faróis em LED, a carroceria tem uma com acabamento mais simples, vem com rodas aro 17 em aço ao estilo “copinho”, além de maçanetas e retrovisores sem pintura.
A versão intermediária XLT da nova Ford Maverick adiciona caçamba com compartimentos modulares em até 10 configurações, porta-objetos internos e sob o banco traseiro, rodas em liga leve aro 17, piloto automático, interior com acabamento em diferentes texturas com apliques em laranja, além de retrovisores elétricos, caçamba com tampa com trava elétrica, faróis e limpadores com acionamento automático.
Já a versão top de linha adiciona itens como rodas de liga leve aro 18, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos em couro marrom, ajustes elétricos para o banco do motorista, painel digital de 6.5 polegadas, sistema keyless que dispensa o uso da chave para destravar as portas e dar a partida no motor, janela traseira com abertura e fechamento elétrico, cabine com iluminação ambiente em LED, para-brisa acústico e luzes diurnas em LED.
Quem quiser uma Ford Maverick 2022 ainda mais equipada, há uma série de equipamentos opcionais, como sistema de direção semiautônoma com piloto automático adaptativo ACC e função Stop and Go, auxilio para manter o carro na estrada e monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, faróis inteligentes com ajustes automático de altura, ganhos de reboque, vidros com aquecimento e sistema de áudio Bang & Olufsen com 8 alto-falantes. Só que ai com esse opcionais o valor não fica tão convidativo.
Em termos de motores a Ford Maverick contará nos EUA com duas opções de motores, o destaque e diferencial é que todas as versões virão de série com motor híbrido, ela será a primeira picape do mercado a ter motor híbrido de série desde a versão mais barata, a Maverick virá em todas as suas versões com um motor 2.5L aspirado, 4 cilindros, a gasolina, que entrega 164 CV de potência e 21.4 kgfm de torque. O bloco trabalha em conjunto com um propulsor elétrico, que rende mais 128 CV de potência e 23.9 kgfm de torque, ambos os motores se intercalam automaticamente na missão de empurrar a pick up Maverick, o resultando é uma potência total combinada de bons 193 CV.
Segundo a Ford, a pick up Maverick 2022 equipada com essa motorização híbrida chega a fazer impressionantes 17 km/l na cidade, enquanto que na estrada onde o motor a gasolina é o mais usado, o consumo fica em 14 km/l. O câmbio da Ford Maverick na versão híbrida é sempre automático do tipo CVT.
Apesar de ser econômica, esta versão híbrida tem como ponto fraco a baixa capacidade de tração, apenas 900 kg, lembrando que a tração é 4×2 dianteira.
Quem deseja mais força e desempenho ao invés de eficiência, poderá optar pela versão top de linha, que pode vir equipada com um bloco 2.0L EcoBoost Turbo, 4 cilindros, a gasolina, esse bloco que também é utilizado em uma série de outros carros da Ford, desenvolve na Maverick uma potência de 253 CV para um torque máximo de 38.3 kgfm de torque.
Nessa configuração o câmbio CVT dá lugar a uma caixa automática tradicional e mais forte com oito velocidades. A tração por padrão é 4×2 dianteira, tendo como opcional a tração 4×4.
Lembrando que a suspensão traseira da Maverick é do tipo Multilink, visando conferir mais conforto aos ocupantes em relação por exemplo a uma picape tradicional com feixes de molas.
Como opcional há ainda o pacote FX4 Off-Road, que adiciona ganhos de reboque frontal e traseiro, pneus todo terreno, auxilio para descidas, placas protetores no assolho e motor, além de um exclusivo modo de condução com 5 modos (Normal, Reboque, Escorregadio, Lama, Areia), além de um acabamento diferenciado na carroceria, claro que este pacote está disponível apenas com o motor 2.5 a gasolina e a tração 4×4.
A Ford vive uma fase complicada, a centenária companhia norte-americana está fazendo uma reestruturação mundial, fechando fábricas em diversos continentes, além de retirar de linha vários de seus modelos, para voltar a viver dias melhores a Ford aposta em segmentos mais rentáveis, em outras palavras a montadora agora aposta em pick ups e SUVs.
Robusta, bonita, bem equipada e com uma motorização diferente e econômica, a Ford Maverick 2022 tem tudo para ser um sucesso no mercado internacional e inclusive aqui no Brasil, onde ela deve chegar em 2022 vindo importada do México.
Só vamos torcer para que a Ford não resolva caprichar no preço a exemplo do que fez com o Ford Bronco Sport, que é um ótimo carro, mas que não vale R$ 250.000. Em uma estimativa de preço, podemos esperar que a Ford Maverick no Brasil tenha preço na casa dos R$ 150 mil. Justamente para fazer frente a Fiat Toro, porém não pode custar mais do que a Ford Ranger, que atualmente já custa entre R$ 178.990 até R$ 270.000.
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