Durante as décadas de 1980 até os início dos anos 2000 eram comuns nos EUA picapes rebaixadas com foco na esportividade, como a famosa Ford F-150 SVT, que durante muito tempo foi o sonho de vários amantes de picapes. É com essa inspiração que a Ford está lançando no mercado a interessante Maverick Lobo, uma versão esportiva “tunada” de fábrica da Maverick.
Acima a Ford F-150 SVT Lightning, lançada em 1999 ela fez sucesso pela proposta esportiva bastante diferenciada para uma pick-up, ostentava um potente motor V8 de 5.4 litros com 380 cv de potência, ia de 0 a 96 km/h na casa dos 5.2 segundos. A F-150 SVT inclusive ficou famosa no cinema ao aparecer no icónico primeiro filme da saga Velozes e Furiosos.
Índice desta matéria
A Maverick Lobo 2025 tem visual modificado em relação as demais versões. Ao começar pela dianteira que tem um conjunto de grade e para-choque inéditos com perfil mais baixo e aerodinâmico.
Nas laterais a Maverick Lobo tem saias esportivas pintadas na mesma cor da carroceria, enquanto na traseira há um exclusivo para-choque mais curto, pintado totalmente na cor carroceria. Os faróis e as lanternas são escurecidos.
Porém sem dúvidas o que mais chama atenção na Maverick Lobo são as belas e curiosas rodas aro 19 com desenho “fechado”, elas foram inspiradas nas rodas do Mustang Mach E Rally, tendo como diferencial melhorar a aerodinâmica em velocidades elevadas.
O interior também tem detalhes inéditos, os revestimentos dos bancos e do volante possuem costuras em amarelo e azul, os bancos têm revestimentos próprios para esta versão e o logo LOBO estampado nos encostos.
A principal diferença da Maverick Lobo em relação as demais versões é o seu acerto mecânico, ao começar pelas suspensão modificada, a Ford desenvolveu novas molas e amortecedores exclusivos, visando melhorar o desempenho da picape em curvas e deixa-la mais colada ao chão literalmente, a altura da Maverick Lobo é 1.2 cm mais baixa na dianteira e quase 3 cm mais baixa na traseira, no geral a altura em relação ao solo baixou 2 cm.
A Ford também mudou a caixa de direção da Ford Maverick Lobo visando deixar a picape com uma resposta mais direta na direção, outra importante mudança é o controle de torque por vetor, que promete um melhor comportamento da picape em curvas, principalmente em velocidades elevadas.
A tração da Maverick Lobo é 4×4 AWD e a Ford também trocou o câmbio da picape, a caixa automática de 8 marchas foi substituída por uma automatizada de dupla embreagem DCT de 7 velocidades, tendo ainda embreagens maiores e borboletas atrás do volante para permitir as trocas também de forma manual sequencial, esta caixa é a mesma usada no esportivo Focus ST.
Os freios também foram redimensionados, na dianteira há pinças com duplo pistão de acionamento, exatamente o mesmo conjunto usado no Ford Focus ST vendido na Europa e assinado pela remada marca Brembo.
Por fim na parte eletrônica, há um novo modo de condução mais extremos chamado “LOBO” que ajusta diversos parâmetros da picape para obter a melhor performance possível, alterando a resposta do motor, o câmbio e a interferência dos auxílios eletrônicos. Porém a Ford alerta que este modo mais radical é indicado apenas para ser usado em pistas fechadas, já que quando ativado ele deixa a picape mais arisca diminuindo por exemplo a atuação dos controles de tração e de estabilidades, assim como o Track Mode presente no Ford Mustang.
Por fim a Ford também melhorou o sistema de refrigeração da Maverick Lobo, ela conta com um novo radiador e uma hélice maior, emprestados do pacote opcional Maverick 4K que foca na capacidade maior de reboque, há ainda um sistema de refrigeração para o óleo da transmissão.
Apesar de todas estas evoluções, a Ford não fez modificações no motor da Maverick Lobo, a picape tem debaixo do capô o mesmo motor 2.5 turbo Ecoboost com potencia, que lá nos EUA tem 241 cv de potência e 38 kgfm.
A Ford ainda não divulgou os preços da nova Maverick 2025, até porque as vendas desta versão renovada devem começar apenas no início de 2025 nos EUA, porém, tudo indica que a versão Lobo será uma das mais caras da linha Maverick.
Entre os equipamentos, a Maverick Lobo tem tudo o que existe disponível para a picape, como o teto solar, sistema de som premium, pacote completo de assistência a condução, com piloto automático adaptativo, câmeras e sensores 360 graus, além de recursos de conforto como bancos em couro com aquecimento, volante em couro também com aquecimento, painel digital e central multimídia ambos com 12 polegadas.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.