A Ford prepara para o próximo ano o lançamento do novo Mondeo 2022, símbolo dos novos tempos o modelo que foi durante vários anos um sedan, vai se transforma em um crossover na próxima geração. O novo Mondeo 2022, do antigo sedan só resgatará o nome, o novo terá design futurista e interior sofisticado, ele já está rodando em testes em vários continentes, como Europa, América e na Ásia, o que confirma que este novo Ford será um carro global.
Índice desta matéria
O Ford Mondeo 2022 promete chamar atenção pelo design, o carro terá linhas bastante futuristas e vai estrear uma nova linguagem de design entre os modelos da Ford. Recentemente surgiram na web supostas imagens do Novo Mondeo 2022, as imagens aparentemente foram feitas durante uma sessão de fotos na Ásia.
As proporções do Mondeo 2022 serão de um SUV coupé, nos mesmos moldes por exemplo do Volkswagen Nivus, porém mais luxuoso e sofisticado.
Na dianteira o Ford Mondeo 2022 chamará atenção pela generosa grade em estilo de colmeia, que contrasta com o estilo afinado dos faróis, que serão do tipo Full-LED.
Já na traseira o carro promete contar com lanternas do tipo 3D, conectadas por uma régua de LED, que cortará o carro de um lado ao outro. O teto será baixo e curvo e a traseira será curta, assim como um coupé.
Assim como o desenho externo que será bastante diferente, a cabine do Ford Mondeo 2022 estreará uma nova linguagem de design da Ford, esse novo estilo promete se tornar padrão nos futuros carros da marca, com painel em dois andares e e a tela do quadro de instrumentos integrada com o sistema multi-mídia formando uma peça única. No caso do Mondeo 2022 na versão mais cara, este conjunto de telas irá tomar praticamente todo o painel, sendo composto por três telas embutidas, podendo ser utilizado também pelo passageiro no banco dianteiro (foto acima).
Esta solução de design interno já foi adotada no Ford Edge 2022 vendido na China, que recentemente foi reestilizado (fotos acima e abaixo).
Em termos de motores para o Ford Mondeo 2022, a expectativa é de que o crossover coupé da Ford esteja disponível com blocos a diesel e a gasolina, a versão a gasolina será representada pelo bloco 1.5L 4 cilindros turbo Ecoboost, o mesmo motor usado no Territory, a potência neste caso deve ficar na casa dos 150 cv até 200 cv, dependendo da versão.
Na Europa, o novo Mondeo terá opção de motor diesel, um 2.0L Turbo equipado com sistema híbrido de 48V com potência na casa dos 170 cv, possivelmente haverá ainda uma versão plug-in hybrid e outra totalmente elétrica, que devem ser lançadas posteriormente.
Segundo alguns sites especializados na Europa, como o Motor.ES ao invés de Mondeo a Ford em alguns mercados a Ford poderá optar pelo nome Ford Evos para esse novo modelo, porém independente do nome, este crossover terá a missão de aposentar o Mondeo e reforçar a presença da Ford no segmento dos crossover, um dos segmentos que mais vem crescendo em vendas.
Um detalhe curioso que ilustra os novos tempos do mercado automotivo, é que a Ford que no passado era famosa por seus sedans, agora em 2020 com o final da produção do Mondeo atual (foto acima), que era feito sobre a mesma base do finado Fusion, que já saiu de linha oficialmente na metade de 2020, a Ford a nível mundial deixa de ter sedans em sua gama de produtos, com exceções como no mercado chinês que tem o Focus Sedan vendido apenas por lá, além do Brasil e da Índia, que tem a versão sedan do Ford Ka.
O Ford Mondeo 2022 será construído sobre a plataforma modular C2, já usada no Focus e também no SUV Escape, o novo Mondeo terá um comprimento maior e será mais espaçoso do que a Ford Focus SportBreak, versão perua do Focus que tem 4.55 m de comprimento.
A expectativa é de que o Novo Mondeo chegue às ruas apenas em 2022, a apresentação do carro deve ocorrer no final do próximo ano 2021, porém ele chegará às lojas apenas em 2022, além do Mondeo esse crossover também é cotado para aposentar na Europa a minivan S-Max, que será descontinuada em 2022 e não deve ter uma nova geração.
O novo Mondeo infelizmente não tem a mínima chance de ser vendido no Brasil, principalmente pelo preço elevado e posicionamento de mercado, por aqui a Ford deve apostar em outros SUVs mais tradicionais, como a nova geração do Ecosport, um novo SUV menor que ficará abaixo do Ecosport, além de um SUV intermediário possivelmente o Escape.
Lembrando que atual geração do Mondeo foi lançada em 2014 nas carrocerias sedan e perua, vale lembrar que na década de 1990 o modelo chegou a ser vendido no Brasil, ele saiu de linha por aqui em 2005 em sua segunda geração, leia sobre ele aqui (Ford Mondeo de 1995 até 2005 no Brasil).
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.