A Ford já está testando nos EUA a sétima geração do Mustang, inteiramente renovado o “muscler car” chegará ao mercado com uma série de avanços em relação ao carro atual, sobretudo em termos de tecnologia e motores. Nos EUA será lançado possivelmente ainda nesse ano já como Mustang 2023, enquanto que no Brasil deve demorar um pouco mais, chegará apenas no próximo ano (2023) como Ford Mustang 2024.
Índice desta matéria
Design Ford Mustang 2023
Visualmente o Ford Mustang 2023 promete estar mais para facelift do que para nova geração, a Ford vai optar por um estilo que está sendo considerado uma atualização do desenho visto no carro atual, lançado pela marca em 2014 (como modelo 2015) e reeestilizado em 2018, ou seja o pessoal da Ford não vai redesenhar o Mustang do zero, mas sim optar por “aprimorar” o desenho atual que é bastante conhecido e elogiado no mundo todo (foto abaixo).
Acima um exemplar do Mustang atual na configuração Mach 1 vendida no Brasil
As principais mudanças no novo Ford Mustang 2023 estarão nos faróis e na grade dianteira, o Mustang 2023 terá um conjunto de luzes Full-LEDs menores e mais afinados em relação ao atual (foto acima), já sua grade deve ir na direção contrária e ficará ainda maior, dando uma personalidade mais agressiva e esportiva a dianteira.
foto: AutoBlog/KGP Photography
Sua carroceria deve contar com traços mais angulosos, o teto manterá o desenho curvo, porém terá um caimento mais acentuado na traseira (não será tão alongado como no atual), enquanto o porta-malas deve ganhar uma projeção maior, deixando a carroceria do Mustang 2023/2024 com um aspecto mais leve em relação ao atual, compare o modelo novo (foto acima) com o atual na foto abaixo.
Interior Novo Ford Mustang 202
Já o interior deve apresentar mudanças mais robustas, sendo totalmente reestilizado. Os projetistas buscarão criar uma cabine mais sofisticada e tecnológica, que ofereça uma melhor experiência de conectividade aos passageiros.
A inspiração para o interior virá do SUV elétrico Mustang Mach-E (interior na foto acima), o principal atrativo será a gigante tela do sistema multimídia na posição vertical no centro do painel. Será impossível entra na cabine e não perceber a tela que tem 15.5 polegadas e lembra uma tablet, o equipamento contará com internet de alta velocidade. O cluster também será inteiramente digital. E a cabine será toda forrada com materiais de toque suaves, como couro e Alcantara.
Motores Mustang 2023
Porém a principal evolução do Mustang promete estar em seu conjunto de motores, a sétima geração do muscler car vai em direção a motores menores e mais eficientes, seguindo a tendência mundial, equipados com turbos e outras tecnologias elétricas para assim obter potência semelhante a de motores maiores, como o 5.0 V8 usado atualmente.
A previsão é de que o Ford Mustang 2023 em sua versão de entrada seja equipado com um bloco híbrido 2.3L, 4 cilindros turbo, esse motor vai trabalhar em conjunto com um motor elétrico, porém ainda não se sabe se será um sistema hibrido leve, ou a tecnologia plug-in hybrid. Essa última permite que o carro rode apenas no modo elétrico, a potência deve ficar em torno dos 300 cv.
foto: AutoBlog/KGP Photography
Pessoas ligadas a Ford afirmam que o novo Mustang 2023 terá com duas versões híbridas, as configurações mais caras, para a alegria dos fãs mais puristas do Mustang, possivelmente seguirão sendo equipadas com o atual V8 5.0L, que pela primeira vez vai trabalhar em conjunto com um bloco elétrico para assim reduzir o seu consumo de combustível, esperamos uma potência entre 450 cv a 550 cv. Esta versão híbrida V8 poder ter tração 4×4, algo também inédito no Mustang.
Uma curiosidade interessante é que essa variante provavelmente será já do tipo plug-in hybrid, ou seja em curtas distâncias o motor elétrico poderá impulsionar sozinho o esportivo, claro com uma velocidade limitada na casa dos 100 km/h. Porém essas versão híbrida mais potente com o V8 deve ser lançada posteriormente, provavelmente entre 2024 ou 2025.
As informações que circulam na mídia norte americana, dão conta que a Ford deve manter nesta nova geração o atual 5.0 V8 de 490 cv.
Desempenho do novo Mustang 2023
Em termos de performance esperamos valores semelhante aos do Mustang atual, com aceleração na casa dos 3 segundos para a variante mais nervosa e 4 a 5 segundos para as demais.
Ford Mustang 2024 no Brasil
A sétima geração do Mustang conhecida internamente como Mustang S650 começou a rodar em testes de estrada essa semana nos EUA, portanto há uma boa chance de que o carro chegue às ruas da América do Norte ainda em 2022, porém no Brasil o esportivo será lançado apenas no próximo ano, já como Ford Mustang 2024, esperamos que a nova geração tenha valores mais salgados, custando em sua versão de entrada algo próximo aos R$ 600.000.
Fonte: AutoBlog (fotos protótipo)