Há dez anos o lançamento de uma versão SUV do Mustang pareceria loucura, loucura maior se esse modelo fosse totalmente elétrico, porém é isso mesmo que a Ford está desenvolvendo, a marca norte-americana vai lançar em novembro no Salão de Los Angeles, um inédito SUV elétrico com visual inspirado no superesportivo. De uma só tacada a marca espera surfar nas duas principais ondas do mercado automotivo, os dos SUVs (que não param de ganhar participação no mercado) e dos carros 100% elétricos.
Entre os futuros rivais dos SUV do Mustang estão carros como Tesla Model X, Audi e-Tron e Jaguar I-Pace, o carro que internamente é chamado de Mustang Mach 1 será uma opção para quem busca um veículo com desempenho insano e motorização elétrica. A previsão é de que ele chegue às ruas já em 2020, este será o SUV mais caro da Ford.
Seu visual promete trazer uma série de elementos de design vistos no musclecar, como os faróis finos, a grade frontal e as lanternas traseiras. Apesar do visual remeter ao Mustang, o Mach 1 será construído sobre uma plataforma diferente, a C2 de tração dianteira usada no Novo Focus na Europa. A previsão é de que sua autonomia seja de até 483 km com uma carga das baterias, estará em linha com os principais rivais elétricos na atualidade.
O Mustang SUV terá um motor elétrico com cerca de 400 a 500 cv
Em relação a motorização a expectativa é de que a versão top de linha do Mustang SUV conte com uma motorização bastante potente, equivalente entre 400 a 500 CV. Já a aceleração de 0 a 100 km/h deve ficar na casa dos 4 segundos, ou seja, será um dos SUVs mais rápidos do mundo.
O interior promete combinar elementos visto no Mustang com um design originais, assim como no Tesla Model X haverá uma tela gigante touchscreen no painel, ela irá ocupar quase todo o painel e irá reunir os comando dos principais sistema do carro, das imagens do GPS aos comandos do ar condicionado.
Esse será o primeiro modelo de série produzido pela Ford Team Edison, uma divisão de engenheiros e projetistas da marca focada em carros elétricos, essa divisão recém criada será responsável por planejar uma série de carros que serão lançados nos próximos anos pela Ford, a marca vai investir mais de 11 bilhões no desenvolvimento de carros elétricos até 2022. Ao todo a Ford pretende lançar 16 modelos movidos a eletricidade.
Ainda não se sabe qual será o nome adotado pelo Ford Mustang SUV, o codinome “Mach 1”, anunciado inicialmente parece não ter agrado ao fãs do Mustang nos EUA, já que este já foi usado por uma versão do modelo lançado em 1970.