Ford Mustang Mach E 2021 – SUV elétrico baseado no Mustang é revelado

De uma só tacada, a Ford resolveu surfar nas duas principais ondas do mercado automotivo, a dos SUVs e dos carros elétricos, para isso a marca escalou seu carro mais icônico carro o Mustang. A montadora resolveu criar uma inédita versão SUV e elétrica do muscler-car, o resultado é o arrojado e diferente Mustang Mach-E, apresentado ao mundo nesta segunda-feira 18 de novembro, ele conta com motorização 100% elétrica, com potência variando entre 238 cv até 459 cv, o que da ao SUV uma vocação esportiva, conseguindo ser mais rápido do que um Porsche Macan Turbo. O Mustang Mach E deve ser vendido no Brasil a partir de 2021.

Como assim um Mustang SUV ?..

Os tempos mudaram, a Ford sabe que o mercado agora pede e compra SUVs, e a tendência de futuro são os carros 100% elétricos, a receita é simples de ser entendida, a Ford pegou a base do Mustang, construiu nela uma carroceira de SUV e colocou um motor elétrico. História que se fosse contada alguns anos atrás, iria parecer piada, hoje se torna uma das grandes apostas de futuro para a Ford, montadora que passa por dias difíceis no mercado a nível mundial, e busca por soluções novas para seguir viva.

O Mustang Mach E, representa uma verdadeiro marco para a história da Ford, é o ponto de transição de uma era de carros grandes com motores V8 viciados em gasolina (como é o caso do próprio Mustang normal), para modelos menores e mais eficientes, movidos apenas por eletricidade. A fabricante americana pretende em breve lançar outros carros 100% elétricos.

Além disso, o Mustang no nome deve ajudar a popularizar e agregar uma imagem esportiva ao novo SUV elétrico. Essa será a primeira vez em 55 anos que o Mustang ganhará uma nova opção de carroceria. Entre os futuros rivais do SUV elétrico Mustang Mach E estão modelos como Tesla Model X, Jaguar I-Pace e Audi e-tron (todos movidos apenas a eletricidade).

A produção do Mustang Mach-E ficará localizada no México, o que deve facilita sua chegada no mercado brasileiro, já que ambos os países possuem um acordo de livre comércio, ou seja, o carro poderá vir para cá sem pagar imposto de importação.

Visual do Mustang Mach-E

O visual do Mustang Mach-E é extremamente agressivo, o carro é um misto de SUV-Coupé com Mustang, há uma série de elementos visuais que remetem ao muscler-car como o estilo do capô alongado, o formato dos faróis afinados e as lanternas traseiras, que são inspiradas nas luzes dos primeiros Mustangs da década de 1960.

Apesar de ser um SUV, o Mach E conserva a silhueta tradicional de coupé do Mustang

As laterais tem linhas limpas e sem vincos, e o teto é baixo e curvo assim como no Mustang Coupé, um detalhe que causa estranheza é a falta da grade do radiador na frente do carro (já que o motor não fica embaixo do capô, não é necessária qualquer abertura de ar frontal) os detalhes em preto na dianteira são apenas estéticos, simulam entradas de ar.

Como não há motor na dianteira sobra espaço para um pequeno porta malas na frente do carro

Aonde está o motor?

Sim, o capô longo na dianteira é apenas figurativo, ou seja, é apenas para dar um charme a mais ao SUV, ele também serve como um pequeno porta-malas frontal. Mas afinal aonde fica o motor do Mustang Mach E? Na verdade a resposta irá variar de acordo com a versão do carro, nas versões com tração traseira (4×2) o Mustang SUV terá apenas um motor, ele ficará na traseira, posicionado bem acima do eixo, enquanto nas versões com tração 4×4, o carro terá dois motores, o principal montado no eixo traseiro e outro motor menos potente montado sobre o eixo dianteiro. Outro detalhe curioso, é que não haverá câmbio nem eixo cardã de transmissão no Mustang SUV.

O Mustang Mach E será muito rápido

Quando a Ford anunciou em meados do ano passado que estava construindo uma versão SUV do Mustang (ainda mais elétrica), muitos dos vários fãs do Mustang torceram o nariz. A boa notícia que o Mustang Mach-E honra com louvor a toda a tradição esportiva do Mustang, o SUV é extremamente rápido na aceleração, sua potência dependendo da versão varia entre 255 e até 460 hp, e graças ao fato de toda essa cavalaria estar disponível quase que instantaneamente, o SUV Mustang surpreende pelo bom desempenho.

Na versão mais básica, o Mach-E vai de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos, enquanto que na versão intermediária com 332 cv ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Acima a versão GT, a mais esportiva do novo Mustang SUV, terá 460 cv

Para quem ainda achou pouco, em um segundo momento (possivelmente 2021), a Ford prepara uma versão ainda mais rápida do Mustang Mach E, chamada de GT Performance (foto acima) com potência estimada de 459 CV e 83 kgfm de torque, será capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos, pelo menos em aceleração esse deve ser o SUV mais rápido do mundo, tão rápido como um Porsche 911 GTS.

Versões do Ford Mustang Mach-E

Ao todo o Mach-E será oferecido nos EUA em cinco versões, são elas: Select, Premium (disponível em três níveis de motorização), California Route 1, First Edition e GT Performance.

A opção de entrada, Select, estará disponível com motor de 255 CV e 42.3 kgfm de torque e tração traseira ou opcionalmente 4×4. Já a Premium possuirá três níveis de motorização: 255, 288 e 332 CV com até 57.6 kgfm de torque, enquanto a tração pode ser traseira ou 4×4. Enquanto que a versão California Route 1, traz motor de 282 CV e tração traseira. Já a First Edition está disponível apenas com o motor mais potente (332 cv) e tração integral.

A GT Performance é o nome da versão mais potente com 459 cv e terá apenas tração 4×4, porém chega somente na segunda metade de 2021 as lojas. As vendas do Ford Mustang Mach-E terão início a partir do ultimo trimestre de 2020 apenas nas configurações First Edition e Premium.

Autonomia do Mustang Mach-E alcançará os 480 km

Sua autonomia irá variar de acordo com cada versão, a campeã é a California Route 1, junto com a Premium com motor mais potente e tração traseira, que poderão rodar por até 482 km com uma carga completa das baterias. Já as versões First Edition e Premium com motor de 332 CV e 288 CV, poderão rodar até 402 km, enquanto a Select e Premium com motor de 255 CV poderão rodar até 337 km.

Interior do Mustang Mach 3

Por fim, além do design, do desempenho e da motorização o Mustang Mach E 2021 também impressiona pelo interior, para roubar clientes endinheirados de marcas premium como Porsche, Audi, Mercedes, BMW e Tesla, ele aposta em uma cabine luxuosa e super tecnológica. Entre os destaques estão a quarta geração do sistema multimídia SYNC, que abriga boa parte dos comandos do carro, e através de uma tela gigante com 15.5 polegadas, que mais parece uma televisão posicionada em pé dentro da cabine, da acesso a praticamente todas as funcionalidades do carro, desde o ajuste do ar-condicionado, até configurações de rodagem do veículo, além de possuir diversas funções ativadas por comandos de voz, o carro literalmente conversa com o motorista e se mantém conectado o tempo todo a internet.

Seguindo os passos da Tesla, que também oferece uma tela gigante a bordo de seus carros, a Ford promete que o sistema SYNC4 é bastante intuitivo, ou seja, o dono do veículo não irá se perder entre as inúmeras configurações e funções do sistema. Para evitar distrações os principais comandos como os do ar-condicionado, desembaçador dos vidros e volume do som, têm uma espécie de botão físico central giratório, além de comandos agrupados na parte inferior da tela (foto acima) que permanecem ativos e são exibidos independente do que é mostrado no restante da tela, este sistema multi-mídia será de série em todas as versões do carro.

Destaque ainda para o sistema de som da marca Bang Olufsen, com 10 alto falantes avaliado em alguns milhares de dólares e para o teto panorâmico em vidro, que conta com um sistema especial para proteger os ocupantes dos raios UV do sol e também traz uma proteção térmica, que promete manter o interior do carro fresco no verão e quente no inverno, porém o teto solar não possui abertura.

O painel do Mustang Mach E tem desenho minimalista, o acabamento da cabine é de alta qualidade, com muito couro e materiais nobres usados nos revestimentos e acabamento (pensando na proposta sustentável todo couro usado no interior é sintético), o espaço interno para os passageiros também é generoso, haverá também muito espaço para as bagagens, com 821 litros no porta-malas que poderão chegar até 1.678 litros com os bancos traseiros rebatidos, há ainda um pequeno porta malas na dianteira do carro, com espaço suficiente para levar um cooler de bebidas, uma mala grande ou uma caixa de ferramentas.

As baterias do motor elétrico do Mustang Mach-E..

Haverá dois packs diferentes de baterias, o normal terá 75.7 kWh de capacidade, sendo composto por 288 células de íons de lítio, já o pack maior com autonomia estendida terá 98,8 kWh e 376 células de íons de lítio, em ambos os casos as baterias ficam escondida em uma caixa celada metálica, a prova d’água, resistente a impactos e com um sistema próprio de resfriamento a líquido, montadas sobre o assoalho entre os eixos do veículo.

A recarga das baterias poderá ser feita em casa, para isso a Ford oferecerá uma estação especial de recarga (wall box) que será fornecida gratuitamente com o veículo, com este carregador caseiro em uma tomada de 220 volts, a cada hora plugado na tomada, o Mustang terá autonomia para rodar 35 km, caso o dono do veículo queira, poderá adquirir um carregador mais potente Ford Connected Charging, que será vendido através da loja Amazon e promete a cada hora carregando, fornecer energia para rodar por até 51 km.

De acordo com a Ford 80% dos clientes devem recarregar as baterias do carro em casa, porém claro, haverá ainda a opção de recarga nas ruas, em estações de recarga próprias para carros elétricos. O próprio carro em seu sistema multi-mídia virá com um mapa com os pontos disponíveis com estação de recarga, além de informar o tempo e o valor.

O Mustang SUV no Brasil…

Enfim o Mustang Mach E 2021 é um dos carros mais inovadores e polêmicos que foi apresentando nesse ano (2019), seu lançamento no Brasil ainda não foi confirmado oficialmente pela Ford, porém a montadora convidou alguns jornalistas brasileiros para estarem presentes na apresentação oficial do carro nos EUA, além disso, como os SUVs vendem muito bem por aqui e o Mustang Mach-E será produzido no México, são grandes as chances dele ser vendido no Brasil. Podemos esperar que venha em 2021, porém não será barato, deve ter preço na faixa dos R$ 300.000 a R$ 400.000.

Confira abaixo os vídeos de apresentação do Ford Mustang Mach-E:

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.