A Ford está em um momento de reestruturação mundial, a montadora declarou recentemente que irá focar todas as suas forças e investimentos para desenvolver novos SUVs e picapes, e os primeiros frutos desta nova safra da Ford já começam a surgir, a montadora acaba de revelar um inédito SUV compacto, chamado de Puma, o modelo tem visual diferente dos demais Fords, além de vir recheado de tecnologias inéditas para a categoria.
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O nome Puma já foi usado na Ford por um coupé compacto baseado no Fiesta, lançado no final de 1997, o carro não fez muito sucesso, teve vendas muito abaixo do esperado, e sua produção durou cerca de 4 anos, saindo de linha no final de 2001 sem deixar muita saudade.
Mas afinal o que o antigo Puma tem haver com o modelo novo que é um SUV compacto, a resposta é, o novo Puma também é feito sobre a base do Fiesta. Desenvolvido principalmente para o mercado europeu, o Puma 2020 pode ser considerado uma evolução do Ecosport, que descende da antiga geração do Fiesta que foi vendido no Brasil, este novo modelo já é feito sobre a nova base do Fiesta oferecido na Europa. Com a chegada do novo SUV, a Ford tem agora no mundo uma ampla gama de 7 SUVs: são eles: Ecosport, Puma, Territory, Kuga / Escape, Edge, Explorer e Expedition.
Seu design marca uma nova fase para a Ford, ele é diferente de todos os outros modelos atuais da marca, tem estilo próprio, apesar de sua plataforma ser a mesma do Fiesta, ele tem uma carroceira exclusiva, marcada na dianteira pela enorme grade em formato de boca, para-choque de estilo agressivo e faróis grandes em LED e com uma posição elevada, ainda falando em design, a dianteira tem capô longo que se projeta para fora, passando uma sensação de esportividade, o teto é baixo e curvo e nas laterais o modelo conta com vincos salientes que aumentam a sensação de tamanho do SUV compacto. É diferente e chamativo, agora se é bonito e vai agradar ao público, nós deixamos para você comentar.
Já na traseira o destaque são as grandes lanternas futuristas que se projetam para fora da carroceira, elas contam com iluminação total por LED e efeito 3D (de profundidade) quando acesas, o para-choque traseiro tem perfil parrudo e esportivo na versão Titanium trazendo difusor na parte inferior e ponteira de escape cromada retangular. O modelo mostrado nas fotos é a versão esportiva ST-Line, ele conta com detalhes exclusivos, ou seja, as versões mais baratas terão estilo mais simples em relação ao carro das fotos.
O novo Puma terá rodas grandes, vindo na versão top Titanium com aro 18 ou opcionalmente 19. A Ford ainda não divulgou as medidas do novo Puma 2020, apenas afirmou que o modelo terá porta-malas amplo com capacidade para bons 456 litros, são quase 100 litros a mais em relação a Ecosport, sendo que o banco traseiro corre sobre trilhos podendo ser ajustado ou dobrado totalmente criando um piso plano com o porta malas, há ainda um compartimento sobre o assoalho do porta-malas (foto acima), que permite levar mais 80 litros extras de bagagem, e por falar em porta-malas, o Puma contará com tecnologias inéditas no segmento como a tampa com abertura elétrica por gestos, basta apenas passar o pé embaixo do para-choque traseiro que a tampa se abre ou fecha de forma automática, facilitando por exemplo a tarefa de tirar ou colocar as sacolas de compras ou coisas mais pesadas do porta-malas, quando as mãos estão ocupadas.
Do lado de dentro o novo Ford Puma 2020 surpreende mais pelos equipamentos do que pelo estilo ou requinte, o painel e o desenho das forrações das portas são praticamente os mesmos do Fiesta vendido na Europa, o acabamento é simples e não traz luxos, a versão top de linha diminui a sensação de simplicidade trazendo apliques que imitam fibra de carbono no painel, volante em couro com base reta e bancos esportivos com costuras em vermelho.
No interior o grande destaque e ponto positivo do Ford Puma é sua lista de equipamentos, o modelo nas versões mais caras estreará um painel digital configurável de 12.3 polegadas, que pode exibir por exemplo o mapa do sistema de navegação, ou informações sobre configurações do carro. Além disso o carro virá com sistema multi-mídia SYNC3 com tela de 8 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fio para smartphones, hotspot com WiFi para conectar na internet até 10 aparelhos e o FordPass que permite ao dono do carro através do celular consultar a localização do carro, checar nível de combustível, revisões, status do alarme, e até mesmo travar ou destravar o carro, ligar o motor e o ar-condicionado de forma remota.
Outra atração da cabine é o teto em vidro panorâmico que cobre até o banco traseiro, o ar-condicionado automático digital, bancos com sistema de aquecimento e massageadores na dianteira, faróis 100% de LED com ajuste automático de altura e que não ofusca os outros motoristas, direção elétrica com sistema que ajusta seu peso e sensibilidade de forma automática de acordo com o tipo de piso e a opção de um potente sistema de som da marca Bang&Olufsen com 10 alto falantes e mais de 500 watts.
Em termos de motorização também o Puma 2020 marca uma nova fase para a Ford, ele será equipado com um moderno e inédito motor 1.0, três cilindros turbo, acoplado a um pequeno sistema híbrido (BISG) de 11.5 kw, o motor do Ford Puma terá dois níveis de potência: 125 cv ou 155 cv.
O sistema mid-híbrido do Puma, chamado pela Ford de BISG, capta a energia gerada pelos discos de freios durante as frenagens, transforma esta energia em energia elétrica de 48v, que é armazenada em um “pack” de baterias de íons de lítio, que ficam sobre o assoalho e são refrigeradas por água. Esta energia extra é usada pelo motor para gerar em algumas situações mais torque quando necessário, como em acelerações ou retomadas de velocidade, além de também ajudar a alimentar os recursos elétricos do carro como o ar-condicionado e alimentação da direção elétrica, o sistema funciona de forma totalmente automática sem qualquer interferência do motorista, o próprio carro decide quando e como a energia extra será usada.
A ajuda extra no torque do motor é grande, chegando a representar até 50% a mais de toque em baixas rotações, o que deixa o carro mais ágil e veloz nas acelerações, além de diminuir o consumo de gasolina. Esta tecnologia já é usada por marcas “premium” como Audi e Mercedes.
Na pratica dependendo do estilo de condução e da carga levada pelo carro, o sistema híbrido pode representar uma economia de 9% no consumo de combustível em relação a um motor normal. Dados divulgados com relação ao consumo no ciclo WLTP, afirma que o novo Puma na versão de 125 cv faz até 18.5 km/l, já a versão mais potente com 155 cv faz até 17.8 km/l. Lembrando que ambas as versões do Puma ainda trazem de série o sistema Auto Start/Stop, que desliga o motor quando o carro para, e volta a liga-lo de forma automática quando o motorista tira o pé do freio, o sistema traz uma evolução importante que é a capacidade de desligar o motor de forma automática quando a velocidade baixa de 15 km/h, mesmo com o veículo engrenado (com a marcha engatada) e sem o motorista pisar na embreagem, no caso de versões com câmbio manual.
Para 2020 a Ford promete ainda o lançamento de uma versão com motor a diesel do Puma, porém ainda sem detalhes revelados.
A tração do novo Ford Puma 2020 será sempre 4×2 dianteira, por enquanto não haverá opção de 4×4. Já o câmbio poderá ser manual de seis marchas, ou automático de sete velocidades e dupla embreagem.
Por fim o novo Ford Puma contará com a evolução do pacote de segurança chamado Co-Pilot360, presente em modelos como no novo Fusion e Edge, ele será o primeiro SUV desta categoria a contar com este recurso. Trazendo 12 sensores ao redor do carro, 3 radares e 2 câmeras, com isso o Ford Puma tem frenagem automática em caso de risco de colisão dianteira for detectado, piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo à frente, além de poder no transito seguir o carro da frente andando e parando de forma automática, há ainda reconhecimento de placas de transito, com leitura de placas de “Pare” e indicação de velocidade da via, o carro é capaz de por exemplo, rodando em estradas ler as placas de indicação de velocidade para o trecho e ajustar a velocidade do piloto automático, há ainda na Europa recursos como alerta de problemas na estrada, através da internet a Ford notificará o motorista no GPS (através da tecnologia HERE) sobre a presença de problemas na via, como acidentes, congestionamento e obras, estes dados virão através de informações recebidas das autoridades, serviços de emergências e dados de outros veículos no trecho.
Ainda faz parte do pacote de segurança e condução o assistente de permanência na faixa de rolagem que mantém o veículo de forma automática na faixa de rolagem, sensor para detecção de pedestres, animais e obstáculos, monitoramento de trafego cruzado na traseira, que auxilia ao motorista indicando a presença de obstáculos, veículos ou pessoas na hora de dar marcha ré e monitoramento de pontos cegos com câmeras de 180 graus na traseira.
Inicialmente o principal mercado do Ford Puma 2020 será a Europa, por lá a Ford quer começar a vender o novo SUV no último trimestre de 2019. Ele será feito na fábrica da Ford na Romênia, mais precisamente na cidade de Craiova, que vem recebendo desde 2008 um alto investimento, que já está na casa de 1.5 bilhões de Euros.
Por enquanto a Ford ainda não falou em quais mercados além da Europa o SUV Puma será vendido. No Brasil o seu maior empecilho seria o preço elevado já que o modelo viria importado, o que dificultaria sua competitividade com rivais como o VW T-Cross que custa entre R$ 85.000 a R$ 115 mil.
Na nossa opinião, por aqui a Ford deverá apostar em trazer um ou dois SUV maiores, para rivalizar principalmente com o Jeep Compass que domina uma ampla fatia do mercado, mantendo o Ecosport (que ainda vende muito bem) na ativa para brigar com os SUVs compactos, existem duas possibilidades de modelos, o Territory, que foi lançado recentemente na China e por aqui poderia ocupar uma faixa de mercado acima do Ecosport custando em torno dos R$ 120 mil, ou a segunda opção seria o Ford Escape, apresentando na Europa recentemente, ele é baseado no Focus, porém como viria importado dos EUA seu preço seria salgado, podemos esperar algo na casa dos R$ 150 mil.
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