A Ford revelou a linha 2020 da Ranger para o mercado brasileiro, a picape chega trazendo pontuais atualizações, como o visual retocado e mais equipamentos, agora a Ranger terá apenas motor a diesel, serão dois motores, o 2.2 de 160 cv nas versões mais baratas e o potente 3.2, cinco cilindros de 200 cv nas mais caras. No total a Ford Ranger 2020 terá 5 versões, os preços começam em R$ 128.250 e vão até R$ 188.990, a boa notícia é que apesar de ter ganho várias evoluções os preços se mantiveram praticamente os mesmos da linha 2018/2019 e alguns valores até abaixaram, como o caso da versão top Limited antes custava R$ 193.490, agora na linha 2020 sairá por R$ 188.990, ou ainda a versão intermediária XLS 2.2 automática que em 2018 custava R$ 164.650, e agora sairá por R$ 154.610, ou seja, R$ 10 mil mais barata. Com isso a Ford quer deixar a Ranger 2020 mais competitiva frente as rivais Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
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Enquanto nos EUA a Ford optou por lançar uma Ranger 2020 com mudanças maiores e mais profundas, a versão brasileira da picape sofreu apenas retoques leves em seu design, o para-choque no modelo 2020 ficou mais robusto e encorpado, há ainda novos faróis de neblina, ainda como novidade na dianteira a grade frontal traz um novo desenho interno mais limpo com apenas duas barras e acabamento cromado em praticamente todas as versões. Exclusivamente na versão top de linha, os faróis contam com luzes xênon e luzes LED de condução diurna.
Nas laterais as linhas da carroceria se mantiveram as mesmas, a não ser por retoques como novas rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas, além de estribos maiores e mais largos, com detalhes cromados e emborrachado. Já na traseira a tampa da caçamba tem um novo mecanismo com mola, que deixa a operação de abrir ou fechar a caçamba muito mais suave e leve (segundo a Ford a tampa está 75% mais leve com este novo recurso), há ainda novos grafismos e a antena no teto foi reposicionada.
De acordo com a Ford cerca de 600 peças da Ranger 2020 brasileira são novas, porém boa parte destas peças não podem ser vista, a principal alteração está no conjunto de suspensão traseiro, a Ford recalibrou as molas e amortecedores, redesenhou a barra estabilizadora traseira, instalou reforços nas longarinas do chassi e também refez os coxins da suspensão. Tudo isso visando melhorar o conforto a bordo e diminuir as trepidações, principalmente sentidas no banco traseiro com a caçamba vazia.
Além disso, agora cada versão da Ford Ranger sairá de fábrica com um ajuste próprio de suspensão, feito de acordo com o peso e as características da versão, por exemplo, as versões mais baratas e menos equipadas, dotadas do motor 2.2 (são mais leves) e terão um ajuste próprio, já as versões mais caras, equipadas com motor 3.2 (são mais pesadas) e tem um acerto diferente. Até então todas as versões da picape vinham exatamente com o mesmo acerto de suspensão, os ocupantes devem sentir estas melhorias no conforto a bordo.
No lado de dentro as mudanças foram menores, a cabine da Ranger 2020 tem um novo acabamento com padrão em preto, além de novos detalhes cinza e cromado no painel, o console central foi redesenhado e a manopla de câmbio também é novidade, tendo uma aparência mais moderna de acordo com as picapes da Ford nos EUA.
Agora na linha 2020 a Ford Ranger passa a dispor apenas de versões equipadas com motor diesel, as versões flex (que custavam a partir de R$ 110 mil), saíram de linha, de acordo com a Ford o motivo disto é que grande parte das versões vendidas da Ranger e das picapes neste segmento são com motores diesel (dados da própria Ford afirmam que 92% do segmento de picapes médias no Brasil são de versões diesel), na pratica o alto consumo de combustível (há quem aponta o consumo de 5 km/l no álcool na cidade) e o torque baixo das versões flex representam esta baixa procura pelas picapes que rodam com gasolina e álcool.
Ficam agora duas opções de motores diesel, o mais popular 2.2, quatro cilindros, turbo diesel de 160 cv de potência e 39.2 kgfm de torque, presente nas versões mais baratas XL e XLS, enquanto as versões mais caras XLT e Limited trazem o potente 3.2, 5 cilindros, turbo, que rende exatos 200 cv de potência e 47.9 kgfm de torque.
Ainda na parte mecânica a Ranger conta com versões de tração 4×2 traseira ou 4×4 (presente na maioria das versões), além disso o câmbio é manual de seis marchas, ou automático também de seis velocidades.
Em termos de equipamentos tecnológicos sem dúvidas a Ranger é a picape mais avançada no Brasil, sua versão top de linha Limited modelo 2020 passa a trazer uma série de recursos novos de segurança e condução semi-autônoma, ela conta com piloto automático adaptativo inteligente, que além de manter a velocidade programada também conserva uma distância segura do veículo à frente, agora a picape conta com sistema de câmera e radares com reconhecimento de placas das trânsito, além de frenagem autônoma com sensor para detecção de pedestres, ciclistas e outros veículos – quando detectado risco de colisão o motorista é alertado e os freios são acionados de forma automática, há ainda assistente de permanência na faixa de rolagem que através de sensores que monitoram as faixas da estrada e faz pequenas correções no volante para manter a picape na pista, a Ranger é a única nesta categoria a trazer estes itens, tudo isto é de série na versão top de linha Limited. Além disso as versões intermediárias XLS e XLT ganharam novos itens.
Como dissemos um dos pontos fortes da Ford Ranger 2020 é sua lista de equipamentos, a picape que é ofertada em quatro versões; XL (apenas para clientes empresariais e frotistas), XLS, XLT e Limited, sendo bem equipada desde a versão mais acessível confira o preço e conteúdo de cada versão:
Ainda sem preço divulgado (tudo indica que esta versão só será vendida para clientes empresariais, venda direta), a Ranger XL pode vir com cabine dupla ou simples (ou ainda cabine-chassi), sua lista de equipamentos é composta por direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sistema de som com entrada USB, rádio e Bluetooth, controles de estabilidade e de tração, assistente de partidas em rampas – que impede que o carro volte em ladeiras mantendo os freios acionados até que o acelerador seja pressionado, controle automático de descidas, sistema anti-capotamento, controle de oscilação de reboque, diferencial traseiro auto-blocante eletrônico, três airbags (sendo dois frontais e um para os joelhos do motorista), Isofix para cadeirinhas infantis (nas versões cabine dupla), volante com ajuste de altura e rodas de aço aro 16 com pneus All Terrain 255/70 R16.
Aqui primeiramente precisamos fazer uma ressalva da enorme diferença de preços dentro das versões XLS, apesar dela contar com a mesma cesta de equipamentos a diferença de preços devido ao conjunto mecânico é pesada, por exemplo a versão XLS 4×2 automática sai por interessantes R$ 128.250, porém, somente para mudar da versão XLS 4×2 para a 4×4 é necessário desembolsar mais de R$ 18 mil, da mesma forma quem quiser equipar esta versão XLS 4×4 com câmbio automático terá que desembolsar mais R$ 8 mil, ou seja, a diferença da versão XLS 4×2 automática para a 4×4 automática é de salgados R$ 26 mil.
Além dos itens já citados na versão de entrada XL, a Ranger XLS 2020 acrescenta ar-condicionado digital automático dual zone, sistema multi-mídia SYNC 3 com tela touch de 8 polegadas, GPS integrado e conexão com smartphones via Android Auto ou Apple Carplay, há ainda rodas de liga leve aro 17, sete airbags, painel de instrumentos com display digital colorido, faróis de neblina, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, banco do motorista com ajuste de altura e ajuste lombar, console central com compartimento refrigerado. Os pneus são All Season somente para asfalto na versão 4×2 e All Terrain, próprios para uso em todo terreno nas configurações 4×4.
Ainda temos a versão XLT (é a quase top da linha Ranger), esta se diferencia por já trazer o motor diesel mais potente 3.2, 5 cilindros de 200 cv (contra 160 cv das demais versões), disponível somente com tração 4×4 e câmbio automático, seu preço é de salgado R$ 176.420, porém a lista de equipamentos é recheada, além dos itens já citado nas versões acima, a XLT acrescenta bancos em couro, faróis com acendimento automático, projetor e ajuste elétrico de altura, sensor de chuva, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, para-brisa com tratamento acústico, retrovisor interno anti-ofuscamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico quando o carro é desligado, rodas de liga leve maiores aro 18 com pneus 265/60 R18 todo terreno, detalhes cromados nos retrovisores e maçanetas, além estribos laterais.
Para quem for comprar a XLT, sem dúvidas vale apena pensar em optar pela versão Limited, ela custa cerca de R$ 11.500 a mais, porém tem visual exclusivo e vem recheada de equipamentos. Por fora a Ranger Limited (foto abaixo) conta com itens como santo-antônio personalizado na caçamba pintado na cor da carroceria, protetor de caçamba, rack no teto, rodas de liga leve aro 18 com acabamento diamantado, faróis com luzes de xénon e luzes diurnas de LED, estribos laterais maiores, detalhes cromados nas maçanetas e retrovisores.
Já do lado de dentro a Ranger Limited vem com uma cabine mais luxuosa, com acabamento exclusivo para os bancos, iluminação interna ambiente configurável com luzes de LED em sete cores, banco do motorista com ajustes elétricos e oito opções de ajustes, há ainda chave presencial com abertura e fechamento das portas por aproximação e partida do motor por botão, sensor de estacionamento também na dianteira, caçamba com assistente para abertura e fechamento da tampa, além de trava elétrica para a tampa.
Porém o grande diferencial desta versão são os itens de segurança e condução semi-autônoma, que devem facilitar a vida do motorista, ela traz de série os itens já citados acima, como piloto automático adaptativo inteligente, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, frenagem automática com detecção de veículos e pedestres, reconhecimento e leitura de placas de transito, itens até então presentes apenas nos modelos mais caros da Ford como na versão top de linha do Fusion e no SUV Edge.
Nova Ranger 2020 XL 2.0 160 cv 4×2 M/T: R$ (ainda não divulgado) exclusiva para clientes empresariais.
Nova Ranger 2020 XLS 2.2 160 cv 4×2 A/T: R$ 128.250
Nova Ranger 2020 XLS 2.2 160 cv 4×4 M/T: R$ 147.520
Nova Ranger 2020 XLS 2.2 160 cv 4×4 A/T: R$ 154.610
Nova Ranger 2020 XLT 3.2 200 cv 4×4 A/T: R$ 176.420
Nova Ranger 2020 Limited 3.2 4×4 A/T: R$ 188.990
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