Atualizado em dezembro 2023
A nova geração da Ford Ranger, picape que é uma das mais tradicionais do Brasil, desembarcou no país em junho, inicialmente em apenas duas versões: XLT e Limited, as mais caras da linha, custando entre R$ 289.990 a R$ 319.990, porém a partir de novembro a Ford trouxe as versões mais baratas XL e XLS e vale a pena comentar, com preços bastante competitivos partindo de R$ 234.990, já com cabine dupla e câmbio automático. A nova Ford Ranger 2024 se diferencia pelo conteúdo, muito mais evoluido que as rivais, a partir da versão XLT a picape já dispõe de um poderoso motor V6 turbo diesel de 250 cv, além de câmbio de 10 marchas, tração 4×4 inteligente com 6 modos de condução e uma lista de equipamentos bastante recheada, com multimídia com 12 polegadas e diversos recursos de segurança, como sistema de condução semi-autonoma.
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A Ford Ranger 2024 traz um salto robusto em relação a última geração que havia sido lançada em 2017, ao começar pelo visual que está mais imponente e moderno. A picape recebeu linhas inspiradas em sua irmã maior a Ford F-150, assumindo um estilo com formas mais retas, destaque para a grade do radiador, que traz um nova barra que se projeta para fora avançando sobre os faróis.
Alias os faróis da nova Ranger 2024 ficarão maiores e mais tecnológicos, passam a contar com luzes Full LED e uma interessante assinatura em LED em desenho de “C”, que fica acesa mesmo durante o dia, estes faróis são de série em todas as versões menos na básica XL 4×4.
O capô ficou mais alto e reto, enquanto os para-lamas dianteiros agora tem maior projeção para fora (os eixos foram alargados em 0,5 cm) deixando a picape da Ford com um perfil mais largo e robusto.
Passando para as laterais as caixas de rodas ficaram maiores e a linha de cintura foi elevada. Enquanto na traseira se sobressai o novo conjunto de lanternas do tipo 3D totalmente em LED, porém que vêm apenas na Limited. A caçamba ficou mais larga e agora é dotada de um inteligente degrau de acesso lateral, localizado próximo ao para-choque traseiro para facilitar o acesso a carga, o desenho interno na caçamba permite varias formas de acomodar cargas é possível compartimentar a caçamba.
Novidade também é a tampa da caçamba em si, que além do estilo mais moderno em relação ao modelo anterior, vem agora de série com travamento elétrico por botão na chave, além de sistema de amortecimento para abertura e fechamento, há ainda iluminação em LED dentro da caçamba também de série a partir da versão XLT V6.
Em resumo a Ranger ficou mais atraente e moderna sem abrir mão do seu DNA visual tradicional, a nova grade do radiador e o conjunto ótico agora aproximaram o visual da picape ao da Ford F-150. O que você achou sobre o visual da picape? Deixe sua opinião nos comentários mais abaixo.
Como é possível notar nas imagens, a nova Ford Ranger 2024 tem dimensões mais robustas e isto não é apenas na aparência, realmente a picape cresceu alguns centímetros, são agora 5.37 metros de comprimento (2 cm a mais do que antes), 2.20 m de largura e 1.88 m de altura (uma elevação de 4 cm em relação ao modelo anterior). Já a distância entre eixos agora é de 3.27 metros (um aumento de 5 cm em relação ao modelo de 2017).
No geral o aumento nas dimensões, apesar de não ser tão expressivo, ampliou as dimensões da picape onde realmente é importante, ou seja, no interior, aumentando o espaço interno da cabine no banco traseiro.
O interior também passou por uma grande mudança, inspirado na Ford F-150, a proposta da Ford foi criar uma cabine mais premium com uma maior sensação de qualidade e muito mais tecnologia embarcada.
No centro do painel há agora uma enorme central multimídia de 12 polegadas posicionada em pé (foto acima), porém que virá de série apenas na configuração top de linha Limited, enquanto todas as demais versões terão uma central um pouco menor com 10 polegadas, independente do tamanho da tela, a multimídia da Ranger é a mais moderna da categoria, roda o sistema SYNC4 da Ford que permite dividir a tela em várias funções simultâneas como controlar o ar-condicionado, sistema de som e funções de uso da picape, além de oferecer serviços via internet.
Ainda falando sobre a multimídia SYNC4 ela conta com comandos por voz, conexão com smartphones via Android Auto e Apple Carplay sem precisar de cabo, além do sistema Ford Pass Connect, que permite ao proprietário do veículo fazer diversas operações como ligar o motor e o ar-condicionado, consultar dados sobre o veículo e até saber a localização em tempo real de forma remota via smartphone.
Todas as versões da nova Ranger no Brasil virão de fábrica com painel digital de 8 polegadas com tela colorida, porém opcionalmente para a versão Limited, há o mesmo painel digital configurável da Ford F-150, com tela gigante de 12.4 polegadas e mais funções.
A quantidade de botões a bordo foi reduzida, deixando a cabine mais limpa (praticamente tudo é controlado pela central multimídia). O câmbio automático agora é do tipo eletrônico, por isso a alavanca é menor e tem acionamento mais leve e simplificado, basta apenas dar toque leves, outra novidade é o freio de mão eletrônico com acionamento por botão, disponível a partir da versão XLS V6.
O acabamento subiu de nível, agora há uma quantidade maior de detalhes acolchoados (soft touch) no painel e nas portas. Não é o interior de um sedan de luxo, boa parte da cabine ainda continua com plástico duro, porém é nítida a evolução da nova Ford Ranger 2024 em relação a geração anterior.
Outro destaque da nova Ford Ranger 2024 é a sua motorização que está mais potente. Sob o capô as versões XLT e Limited virão com um novo bloco V6 3.0 litros turbo diesel, capaz de debitar 250 CV de potência e incriveis 61.1 kgfm de torque (é o maior torque da categoria). Lembrado que até então a Ford Ranger usava o motor 3.2 com 200 cv ou 2.2 de 160 cv.
Vale comentar que a Ford Ranger tem o conjunto mais poderoso entre as picapes deste tipo no Brasil, a líder da categoria Toyota Hilux, tem motor diesel modesto de apenas 204 cv e 42 kgfm, enquanto a Chevrolet S10 tem um turbo diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque. A VW Amarok, até é mais potente que a Ranger tem um V6 de 257 cv, porém perde no torque, tendo 59 kgfm contra 61 kgfm da Ranger.
Nas versões mais baratas, XL e XLS da nova Ford Ranger 2024, há o tradicional 2.0 turbo diesel 4 cilindros com 170 cv de potência e 40,5 kgfm, acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.
Um detalhe interessante é a versão XLS (R$ 234.990), que tem uma lista de equipamentos muito interessante, cabine dupla e câmbio automático, porém consegue ser a mais barata da linha. Vamos explicar o motivo, a XLS é a mais barata por ser a única versão da picape a vir com tração 4×2, por isso custa menos que a versão realmente básica XL (R$ 239.990), que tem câmbio manual, para-choques sem pintura e roda em aço, porém já vem com tração 4×4.
Importante falar que a versão XLS é a mais versátil da linha, apesar de ser a mais barata, pode por R$ 279.990 já vir com motor V6 de 250 cv, câmbio de 10 marchas e a tração 4×4 inteligente, tendo esta versão um custo/benefício muito interessante frente as rivais.
A versão mais econômica da linha é justamente a mais barata, a XLS 4 cilindros, automática 4×2, que faz 10.1 km/l na cidade e 12.4 km/l na estrada, isso de acordo com dados do PBEV do Inmetro. A versão XL manual 4×4 faz 10.2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, enquanto a XLS 4×4 automática roda 10 km/l na cidade 11.5 km/l.
O lado negativo da Ford Ranger 2024 com motor V6 é seu consumo de combustível elevado, ela roda 8.9 km/l na cidade e 10.2 km/l na estrada. Em média o motor seis cilindros roda entre 1 a 1.5 km por litro a menos em relação as versões quatro cilidros. Lembrando que estamos falando de uma pick up diesel de 250 cv (80 cv mais potente) e que pesa 2.3 toneladas (200 kg mais pesada) em relação as versões 4 cilindros.
Em todas as versões o tanque de combustível têm 80 litros.
Novidade ainda é o novo câmbio automático de dez velocidades da nova Ranger, essa caixa é a mesma utilizada nos carros mais caros da Ford no mundo, como na pick up F-150 e no esportivo Mustang.
Vale apena comentarmos sobre o sistema de tração 4×4 inteligente que estreia nas versões V6 da Ford Ranger 2024 capaz de distribuir a força do motor entre as rodas de acordo com a necessidade de forma automática, ou ainda escolhida por meio de um botão giratório no console: 2H (tração 4×2 traseira), 4A (4×4 com distribuição automática variável de acordo com a necessidade), 4H (4×4 indicada para conduções off-road, distribui o torque por igual permanente entre o eixo dianteiro e traseiro) e 4L (4×4 reduzida, ideal para enfrentar situações extremas de off-road, como trechos de lama).
A Ranger também passa a vir com seis modos de atuação: Normal, ECO, Escorregadio, Transporte, Lama e Terra, escolhidos através da tela da central multimídia. Há ainda controle automático de descida, capaz de controlar de forma automática o acelerador em decidas mais íngremes.
Nesta nova geração a Ford Ranger também aumentou sua valentia, o ângulo de ataque da picape foi ampliado para 30 graus e sua capacidade de imersão agora é de 80 cm, ou seja, agora a Ranger pode encarar com segurança trechos com até 80 cm de água, é a maior capacidade da categoria.
A versão Limited vem com um novo sistema de navegação GPS Off-Road, trata-se de um sistema próprio para off-road que exibe informações na tela da central multimídia, como ângulo de direção das rodas dianteiras, inclinação, rolagem da carroceria, uso da tração e bloqueio do diferencial em tempo real, além de opcionalmente pode vir até com uma exclusiva câmera frontal posicionada embaixo do para-choque dotada de linhas de direção. Recurso bastante útil para guiar o motorista em trechos mais delicados.
De acordo com a Ford, com o novo motor 3.0 V6 de 250 cv as capacidades da Ranger aumentaram, agora a picape reboca até 3.1 toneladas, a capacidade de carga caçamba varia entre 1071 kg na versão XL 4 até 1023 kg na Limited.
Desde a versão mais barata a Ranger 2024 vem com sistema multimídia SYNC 4 com tela de 10 polegadas, 4 tomadas USB e seis alto falantes, painel digital com tela de 8 polegadas, faróis Full LED com ajuste de altura, luzes DRL de condução diurna, acendimento automático dos faróis, tomada de 12v na caçamba, rodas em liga leve aro 17 calçadas por pneus 255/70 R17, faróis de neblina, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, volante multi-funcional com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, carregador de smartphones por indução, 7 airbags, câmera de ré, trava da tampa da caçamba, alarme, piloto automático, 4 modos de condução: Normal, ECO, Rebocar/Transporte e Escorregadio, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente para partidas em rampas, tomada elétrica para reboque, tapetes em borracha, além de tração 4×2 e câmbio automático de seis marchas e do pacote Ford Pass Connect, que agrega diversas funções remotas ao carro via smartphone, como ligar o motor e o ar-condicionado, inclusive é possível agendar um horario para ligar o carro, acionamento do alarme e das travas, monitoramento de status do veículo, como nível do óleo, combustível, quilometragem via aplicativo, além de monitoramento inteligente do carro.
A versão XL, apesar de não ser a mais barata da linha Ranger, se diferencia por vir com tração 4×4, tem aquele visual padrão “pé de boy” e uma lista de equipamentos bem mais modesta, vindo com rodas em aço aro 16, para-choques sem pintura, os faróis comuns com luzes halogenas ao invés de LED, não há faróis de neblina nem as funções remotas via smartphone, também não há carregador wireless para smartphones. Há Ranger XL traz parte dos itens presentes na XLS, como ar-condicioando, vidros elétricos nas quatro portas, alarme, piloto automático, 7 airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partidas em rampas, sistema multimídia com tela de 10 polegadas porém apenas com 2 tomadas USB e 4 alto-falantes, painel digital de 8 polegadas, diferencial traseiro auto-blocante e alarme.
Traz todos os equipamentos da versão XLS de entrada, porém troca a tração 4×2 pela 4×4 e pneus todo terreno “All Terrain”, diferencial traseiro blocante, só por isso a Ford cobra R$ 20 mil adicionais, o que não é nada barato.
Tem o mesmo pacote de equipamentos das versão XLS 4×4, porém troca o motor 2.0 4 cilindros de 170 cv pelo 3.0 V6 de 250 cv, muda também o câmbio automático que aqui é eletrônico (E-Shifter) com 10 marchas, além da tração, que aqui passa a ser integral 4×4 inteligente AWD, ou seja, tem função automática capaz de distribuir a tração por demanda e o tipo do terreno, ainda como diferencial esta versão agrega freio a disco nas rodas traseiras, freio de estacionamento eletrônico por botão, além do sistema start/Stop.
Em relação a XLS V6, a XLT custando R$ 10.000 mais cara agrega bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, volante revestido em couro, estribos laterais, retrovisores externos com rebatimento automático ao estacionar, sensor de chuva, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detecção de pedestres, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, faróis de neblina em LED, grade frontal cromada, sensor de estacionamento dianteiro, trava elétrica na tampa da caçamba retrovisor interno anti-ofuscamento, iluminação na caçamba, multimídia com comandos de voz em português.
Por uma diferença salgada de R$ 30.000 a mais em relação a XLT, a top de linha Limited adiciona itens como rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado, santo Antônio exclusivo pintado cor da carroceria, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, bagageiro no teto, proteção na caçamba, molduras da carroceria pintadas na cor do veículo, ar condicionado digital automático com duas zonas individuais de temperatura, sistema multimídia com tela de 12 polegadas, chave com sensor presencial e partida do motor por botão, descansa braço traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, navegador off-road, além de detalhes cromados na carroceria.
Quem quiser um carro ainda mais equipado, pode levar a nova Ranger Limited com o pacote opcional de R$ 20.000. Este kit troca as rodas de liga leve aro 18 por rodas de 20 polegadas, a tela do quadro de instrumento de 8 polegadas passar a ser de 12.4 polegadas e configurável.
Ainda incluso neste pacote opcional há uma série de recursos de segurança ativa – alguns deles inéditos na Ranger, como assistente de cruzamentos, sistema de manobras evasivas para evitar colisões, assistente de marcha ré com detecção de pedestres e frenagem automática também de ré, alerta de trafego cruzado na hora de dar marcha ré que avisa sobre veículos ou ciclistas, além de piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go – capaz de manter uma distância segura do veículo à frente acelerando e freando de forma automática, inclusive no transito o carro anda e para de forma automática, há ainda sistema de câmeras 360 graus, câmera frontal para off-road, assistente de permanência na faixa de rolagem e sistema de monitoramento de ponto cegos.
A Ford oferecerá uma ampla gama de acessórios para nova Ranger, como proteção para a caçamba, baú de 300 litros para o teto, suporte para bikes, capota rígida para a caçamba com acionamento manual ou elétrico, santo Antônio tubular, uma tenda retrátil lateral (foto acima) e até mesmo barracas de camping para ser montada na caçamba (foto abaixo), estes itens poderão ser adquiridos nas concessionárias Ford.
A nova Ford Ranger 2024 terá 7 opções de cores para a carroceria: azul, branco, cinza, laranja, prata, preto e vermelho.
Maiores informações em: (Ford.com.br)
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