Após a sua saída abrupta do Brasil em 2021, a imagem da Ford ficou consideravelmente prejudicada no nosso país. No entanto, aos poucos, a marca vem reconstruindo a sua reputação entre os brasileiros, graças à estratégia de lançar uma série de novos modelos, alinhando a sua gama de carros no Brasil com o que de melhor é vendido nos seus principais mercados, como os EUA e a China. Na última semana, durante o Salão de Detroit nos EUA, a marca confirmou mais uma novidade para o Brasil, trata-se da Nova Ford Ranger Raptor, a picape chegará ao Brasil ainda em 2023 e se destaca pelo seu visual aventureiro e incrível capacidade off-road, além de contar com um poderoso V6 com quase 400 cv !!
Ao contrário das outras versões da Nova Ranger, lançadas no Brasil em meados deste ano, que chegam ao Brasil através da Argentina, a Range Raptor 2024 virá importada da Tailândia.
À primeira vista, a Ford Ranger Raptor 2024 é daquelas carros que você compra pela emoção e não pela razão. Estamos falando de uma Ranger totalmente diferente, extremamente potente e divertida de dirigir, capaz de enfrentar todos os tipos de terreno e que certamente vai atrair muita atenção devido ao seu visual aventureiro, inspirado na Ford F-150 Raptor, porém está no conjunto mecânico exótico a grande ostentação da Ranger Raptor.
Índice desta matéria
Motor, aceleração e velocidade máxima da Ford Ranger Raptor 2024
Sob o capô desta versão está instalado um motor 3.0 V6 bi turbo a gasolina capaz de gerar incríveis 397 CV e 59,4 kgfm de torque. Em alguns mercados mais rigorosos com as emissões de poluentes, esse motor é menos potente, produzindo 288 CV e 50 kgfm. Porém para o Brasil e o resto da América do Sul, a Ford pretende manter o nível mais potente com a usina em 100%.
0 a 100 km/h em 6 segundos
Apesar das suas mais de duas toneladas de peso, o desempenho é notável, podendo ir de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos. As retomadas também são incrivelmente rápidas para um carro desse porte, garantindo excelente performance independentemente do tipo de terreno. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
A Raptor não é uma Ranger normal
Os quase 400 cv potência são transmitidos às 4 rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de 10 velocidades, e a tração é integral “full time” inteligente, com distribuição automática nas quatro rodas de acordo com a necessidade, com uma configuração extra para off-road, esta nova tração integral usada pela primeira vez na Ranger, conta com caixa de transferência eletrônica por demanda, com duas velocidades de transferência, combinada com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro de acordo com a necessidade, conferindo uma valentia e capacidade off-road sem igual a Ranger Raptor. Há ainda modos adicionais off-road, como o BAJA, um modo mais extremo, configurado com base nas corridas de deserto.
Lembrando ainda que o conjunto de suspensão Ranger Raptor 2024 também é totalmente preparado, usa amortecedores da renomada marca FOX® modelos Live Valve, capazes de se adaptarem em tempo real de acordo com as características do terreno, fornecendo um conforto e esportividade extra no asfalto e maior capacidade de amortecimento na terra, tendo amortecimento quase 50% maior em relação a versão normal, a suspensão traseira também tem um projeto diferenciado é do tipo Watts-Link.
Suspensão e chassi modificados da Ranger Raptor
Alias, o projeto da suspensão da Raptor é totalmente diferente da Ranger comum, os engenheiros da Ford instalaram novos componentes de maior resistência, por exemplo, os braços da suspensão dianteira foram reprojetados nesta Ranger e são em alumínio, além de terem curso maior. Outra curiosidade é que há uma série de reforços estruturais no chassi (foto abaixo) para aumentar sua rigidez e evitar a torção da carroceria, além de proteções na parte inferior do picape, o “protetor de cárter” (peito de aço) tem o dobro do tamanho do usado pelas versões normais da picape, além de ser feito de um aço mais forte 2.3 mm mais espesso, projetado para proteger além do motor a caixa de direção, os braços da suspensão, câmbio e diferencial.
Consumo de caminhão e menor capacidade de carga
Não tem sentido, mas é muito legal
À primeira vista, a Nova Ranger Raptor 2024 pode parecer um carro sem sentido ou racionalidade. Picapes são modelos projetados para o trabalho e não para terem um desempenho digno de um carro esportivo. Apesar de ser muito robusta e capaz de enfrentar todo tipo de terreno extremo, no Brasil a Ranger Raptor será mais um carro de luxo com uma proposta chamativa e diferente que viverá longe da lama a maior parte da vida, assim como os modelos da RAM que hoje povoam as cidades grandes, e apesar de caros, vendem muito bem no nosso país.
Uma prova dessa pouca racionalidade da Ranger Raptor, é que seu motor a gasolina de 400 cv, tem um consumo médio (estrada/cidade) na casa dos 7 km por litro, algo pouco prático para o uso no dia a dia.
Foto: Autonews.fr
Com um tanque de 80 litros, mal se ultrapassam os 500 quilômetros de autonomia (enquanto a versão V6 diesel alcança próximo dos 900 km). Ou seja, não é uma picape muito racional. Nesta mesma linha de raciocínio, a capacidade de reboque da Ranger Raptor chega a ser 1.000 kg menor e a capacidade de carga na caçamba 400 kg inferior em comparação com as variantes a diesel da picape Ford. Portanto, a Raptor tem uma proposta muito diferente das demais.
Mas na pratica o que importa esta falta de racionalidade afinal? Absolutamente nada. Para quem pode pagar, é claro, esta sem dúvida é a versão mais legal já feita da Ranger.
Preço da Ford Ranger Raptor 2024 no Brasil
Em resumo, a Ford Ranger Raptor 2024 é um veículo extremamente emocional, e o seu preço deve cobrar caro por isso, esperamos que os valores no Brasil fique acima dos R$ 400.000. Se achou caro, não se surpreenda se esse valor ser ainda maior, talvez na casa dos R$ 450.000. Hoje a Toyota Hilux GR-Sport, que conta com muito menos recursos e inovações, usa motor V6 a gasolina de modestos 224 cv, já custa salgados R$ 372.000. Acreditamos que os valores da Ranger Raptor fiquem pouca coisa abaixo da RAM 1500 Rebel, que no país sai por R$ 469.000. isso porque, nos EUA, ambos têm preços similares, começando na casa dos US$ 55.000 dólares.
Design e interior Ford Ranger Raptor 2024
Além do desempenho esportivo e da capacidade off-road sem igual, a Ford Ranger Raptor 2024 se destaca principalmente pelo seu visual. A versão top de linha da Ranger conta com uma abordagem mais chamativa e aventureira, graças a detalhes como a grade exclusiva em formato de colmeia, o para-choque de aço com protetor na cor prata, além das caixas de rodas alargadas que acomodam pneus de uso misto, que parecem ter saído de um trator, medidas 285/70R17, são 30 mm mais largos em relação a versão normal.
Interior da Ranger Raptor 2024
O interior também é um show à parte. A cabine conta com acabamento inspirado em jatos militares e possui uma série de itens exclusivos, como os bancos esportivos, que mistura revestimento em couro com detalhes em Alcantara. Há uma série de detalhes em laranja, do volante à costura dos bancos.
No centro do painel, assim como nas demais versões da Ranger, há uma tela gigante de 12 polegadas que concentra os comandos do sistema multimídia, que é muito fácil de usar, há ainda painel digital configurável também de 12 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória e aquecimento, além de um pacote completo de segurança e condução, com piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, alerta de trafego traseiro na hora de dar marcha ré, auxílio para manter o carro na faixa de rolagem, câmeras 360 graus com monitoramento de pontos cegos, comandos remotos via smartphone, faróis Full LED com acendimento automático, sistema de estacionamento totalmente automático Park Assist 2.0, enfim esta versão traz tudo o que há disponível para a Ranger em termos de equipamentos.
Uma melhoria na nova geração da Range Raptor é o isolamento da cabine. Se você quiser ouvir melhor o ronco potente da Raptor, terá que baixar os vidros.
Fonte:Drivencarguide.co.nz