Clique na imagem para ampliar
A Ford revelou nesta quinta-feira, na Europa, a linha 2015 do Focus ST, a versão esportiva do hatch, foi redesenhada, ganhou linhas ainda mais agressivas, e recebeu aprimoramentos na suspensão e direção, além de novos motores, agora pela primeira vez a versão ST do Focus ganha a opção de um motor a diesel.
Clique na imagem para ampliar
Visualmente o Focus ST 2015 segue as mesmas mudanças sofridas pelo Focus normal no modelo 2015, a dianteira foi remodelada, ganhou grade frontal e tomada de ar maiores e pintadas em preto brilhante, os para-choques também são novos, contam com visual mais agressivo, sendo que o traseiro possui design inspirado nos carros de competição, com saída de escape ao centro. O capô também é novo e os faróis receberam novas lentes, com desenho bem mais atraente e uma nova disposição interna com LEDs. Há ainda novas saías laterais, aerofólio traseiro e rodas mais belas, aro 18.
Por dentro as mudanças foram mais sutis, o console central foi redesenhado ganhou novos botões, a alavanca de freio de mão foi reposicionada, esta mais junta ao banco do motorista, o volante também é novo possui base achatada e novos botões, os bancos são esportivos da marca Recaro, eles possui laterais altas e são revestido em couro nobre com detalhes combinando com a cor da carroceria, há ainda diversos detalhes em alumínio como pedais, alavanca de câmbio e detalhes nas portas, e um novo sistema multi-mídia com tela maior e novas funções. Sobre a parte central do painel voltado para a visão do motorista, há três relógios analógicos (foto abaixo), que informam a pressão do turbo, pressão do óleo e temperatura da água do motor.
Pela primeira vez o Ford Focus ST terá a opção de vir com motor diesel, nesta configuração o modelo virá com um bloco 2.0 TDCI que desenvolve 185 cv de força e 40 kgfm de torque, com este motor o “hot hatch” da Ford vai e 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e alcança os 217 km/h. A grande vantagem deste motor diesel é seu baixo consumo de combustível, ele promete fazer até 22.7 km/l.
A versão principal do Focus ST 2015 virá com um 2.0 EcoBoost, quatro cilindros, capaz de desenvolver 250 cavalos e 36 kgfm de torque, o que faz dele um legitimo esportivo que vai de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos, e capaz de alcançar os 247 km/h de velocidade máxima. O consumo fica em até 14.7 km/l.
Clique na imagem para ampliar
Visando deixar o Focus ST ainda mais esportivo e dinâmico ao ser pilotado, os engenheiros da Ford fizeram alterações na suspensão do carro, instalaram novas molas frontais mais baixas e esportivas, além de novos amortecedores, também como novidade há uma nova caixa de direção com assistência elétrica reprojetada, e um novo sistema de vetor de torque, ainda na parte eletrônica a Ford desenvolve um sistema chamado “Electronic Transitional Stability”, que intervem para manter o melhor controle e precisão, durante as mudanças rápidas de direção em velocidade elevadas, como por exemplo em uma mudança repentina de faixa em alta velocidade.
O modelo será apresentado oficialmente agora em junho no tradicional festival de velocidade de Goodwood, na Inglaterra. As vendas na Europa tem início em setembro, ou outubro, porém as primeiras unidades do Focus ST 2015 só serão entregues aos seus felizes proprietários no começo de 2015. Infelizmente por enquanto não há previsão de vinda para o Brasil.