A Ford revelou no começo desse mês na Europa a nova Transit Courier 2023. O modelo que foi lançado pela primeira vez em 2015 resgatou o famoso nome Courier, que na Europa foi utilizado até os anos 2000 em um van baseada no Fiesta (chamada de Courier Van) e que aqui no Brasil batizou a famosa picape Fiesta vendida de 1996 até 2013 e que fez bastante sucesso. Totalmente nova, a Ford Transit Courier 2023 traz como destaque uma inédita variante elétrica com 136 CV de potência. Será que virá ao Brasil?
Acima a Courier 2023 e abaixo a Courier Van dos anos 2000, baseada no Ford Fiesta e que também chegou a ser vendida no Brasil
Índice desta matéria
A Courier será o menor integrante da atual família Ford Transit, composta hoje por três modelos: Transit Connect (utilitário com chassi monobloco nos mesmos moldes do Fiat Dobló não vendida no Brasil) e a Transit que é uma van de grande porte com chassi de longarinas, vendida atualmente no Brasil.
Enquanto a primeira geração da Transit Courier lançada em 2015 utilizava plataforma emprestada da Volkswagen Caddy, a nova Ford Courier 2023 sobe de nível, sendo construída sobre a nova plataforma EV da Ford, que será utilizado em vários outros modelos como a nova geração do SUV Kuga.
Na apresentação da Nova Transit Courier, a Ford fez questão de dar destaque para a variante totalmente elétrica, chamada de E-Transit Courier, embora a van também conte com versões a gasolina e a diesel.
Há cerca de 5 anos era difícil imaginar um utilitário comercial 100% elétrico à venda no mercado, isso porque esse tipo de motorização não se encaixava com a proposta de uso das vans e furgões, que têm obrigação de rodar grandes distâncias diariamente. Mas hoje graças ao avanço da tecnologia isso já mudou.
Hoje a maior parte das montadoras já contam ou estão desenvolvendo utilitários 100% movidos a eletricidade, capazes de rodar cerca de 300 a 400 km em um dia sem beber uma gota de gasolina. Embora ainda tenham preços muito mais salgados do que uma van a combustão, a Ford acredita que os utilitários movidos a eletricidade representarão cerca de 75% do mercado dentro de 10 anos.
A Ford Courier 2023 em sua versão elétrica conta com um propulsor posicionado no eixo dianteiro, capaz de entregar 136 CV de potência, a autonomia máxima não foi revelada, porém de acordo com a Ford bastará apenas 10 minutos de recarga em um carregador publico (100 kW), para dar a Courier capacidade para rodar cerca de 90km.
Ainda de acordo com a Ford será possível obter de 10 até 80 % da cargas das baterias em apenas 35 minutos em um carregador rápido. Porém, usando um carregador convencional caseiro, são necessárias mais de 5 horas para obter a carga completa. Para não comprometer a autonomia a velocidade máxima é limitada em 145 km/h.
A versão elétrica da Transit Courier chegará as ruas em 2024, enquanto exemplares com motor a diesel ou gasolina começarão a ser vendidos a partir do segundo semestre de 2023, a previsão de entrega é até o final do ano.
A nova Ford Transit Courier 2023 mede 4.28 m de comprimento, o compartimento de carga tem 2,90 m³, com carga útil de até 700 kg em sua versão elétrica ou 678 kg nas configurações com motor a combustão. Dimensões e capacidades muito próximas as da nossa Fiat Fiorino.
O modelo da Ford possui diferenciais como a porta lateral corrediça no compartimento de carga. Outra inovação é uma espécie de portinhola na divisão entre o cabine e o compartimento de carga, com isso é possível transportar taboas, canos ou escadas, com tamanho de até 2.60 metros de comprimento, para isso basta deitar o banco do carona.
Apesar do foco deste modelo ser o uso comercial para o transporte de cargas, haverá em breve o lançamento de uma versão com 5 lugares, voltada para o uso familiar, chamada de Tourneo Courier.
Além da versão elétrica a Ford Courier 2023 contará com duas versões a combustão, começando pela gasolina que terá o motor 1.0L, turbo, 3 cilindros com 125 CV, enquanto a versão diesel terá o bloco 1.5 EcoBlue com 100 CV de potência, ambas contam com transmissão manual de seis velocidades, porém a variante a diesel opcionalmente poderá vir equipada com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
Visualmente a Nova Ford Courier 2023 traz a nova linguagem de design da Ford, é um estilo racional que não apela para soluções de design exageradas, esse desenho já foi visto no Ford Explorer EV, que assim como a Transit foi recentemente apresentado na Europa.
A carroceria conta com linhas retas e um estilo “quadradão”, na dianteira destaque para os faróis que já possuem tecnologia Full-LED. A versão elétrica terá grade frontal com um lâmina em LED que acende junto com os faróis.
Assim como a motorização o interior da Transit Courier 2023 apresenta um salto robusto em relação a sua primeira geração lançada em 2015. A cabine está muito mais tecnológica e sofisticada, utilizando materiais de melhor qualidade no acabamento, destaque para os vários porta objetos espalhados pelo interior do carro.
Para deixar o ambiente mais limpo há poucos botões físicos no painel. A versão elétrica E-Courier tem tecnologias como carregador wireless para smartphones e freio de estacionamento eletrônico por botão.
Em sua versão elétrica a Courier 2023 utiliza uma tela de 12 polegadas para o multimídia, enquanto as versões com motor a combustão tem uma tela menor de 8 polegadas
Ao centro do painel há uma multimídia de última geração com tela gigante de 12 polegadas, exclusivo da versão elétrica E-Transit Courier, as versões com motor a combustão contam com uma tela menos impressionante de apenas 8 polegadas (foto abaixo). Em ambas as versões o utilitário ostenta um painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas.
Para quem busca um modelo ainda mais equipado a Ford oferecerá como opcionais itens de segurança ativa como piloto automático adaptativo ACC, assistente de permanência na faixa, aviso de pontos cegos e frenagem frontal automática com detector de pedestres e ciclistas. Também há o kit opcional Office Pack, que adiciona ao interior uma mesa dobrável e iluminação extra. Por fim a Courier poderá vir com o sistema de conexão com a internet Ford Pro E-Telematics, que conectará o carro a uma central capaz de fornecer diversas informações em tempo real sobre o veículo, como detalhes da motorização, tempo de carga, rota, quilometragem, pontos de recarga mais próximos, isso diretamente na multimídia do carro ou no celular do proprietário.
Ao contrário da Ford Transit, a Transit Courier não deve ser oferecida no Brasil, isso devido ao preço elevado e o custo alto de importação que este modelo teria caso viesse da Europa. É uma pena porque a van seria uma ótima concorrente para a Fiat Fiorino. Sempre é bom ter novidade no mercado.
Na Europa onde as entregas ocorrem em outubro desse ano os preços são esperados para começar em cerca de 19,000 libras, algo próximo de R$ 120,000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.