fotos: RacingFestival.com.br
texto: RacingFestival
A terceira rodada dupla da Fórmula Future Fiat realizada neste domingo (22 de agosto), no Autódromo de Interlagos foi dominada por um carioca. Nicolas Costa marcou a pole position, venceu a primeira bateria, chegou em segundo na outra e assumiu a liderança isolada. Os pegas entre os jovens da categoria-escola no principal circuito do automobilismo nacional deixaram orgulhoso o padrinho da categoria, o piloto da Fórmula 1 Felipe Massa. “Estão todos de parabéns, porque as corridas foram bem legais. Espero que essa categoria que eu lutei tanto para fazer funcionar seja importante para a carreira desses meninos e também para o automobilismo brasileiro”, disse o idealizador do evento.
Nicolas Costas venceu a primeira corrida e chegou em segundo na 2° prova em Interlagos
Nicolas Costa foi discreto nos primeiros treinos na sexta-feira. Ele esperou o momento certo para ser o mais rápido e isso foi uma de suas virtudes em São Paulo. “Todo mundo achou que eu conhecia menos a pista de São Paulo porque eu sou carioca. Mas Interlagos foi onde mais treinei e sabia que teríamos um bom acerto. Posso garantir que o meu carro não era superior a nenhum outro, apenas escolhi bem o acerto da calibragem, eu acho. Não tem mágica”, disse Nicolas, que teve como ‘consultor’ o ex-piloto da Stock Car Guto Negrão.
Líder da temporada com 74 pontos contra 68 de João Jardim, Nicolas Costa espera manter a regularidade até o final e levar o prêmio da categoria: uma vaga na escola de pilotos da Ferrari e uma temporada paga na Fórmula Abarth italiana em 2011. “Depois das duas rodadas sem vencer, me preparei ainda melhor para correr aqui, e funcionou. O fim de semana só não foi perfeito porque não deu para chegar no Johilton na segunda corrida”, admitiu o carioca.
João Jardim deixou Interlagos na vice-liderança. Chegou como líder, mas a ideia de começar a segunda metade do campeonato liderando com vantagem não deu certo. “Não fiz uma boa classificação no sábado e isso prejudicou, porque tive problema no freio, e na tomada de tempos fiz uma péssima volta. Mesmo assim cheguei em segundo. Na última prova, fiquei um pouco chateado porque eu acabei me precipitando quando tentei ganhar uma posição e escapei. Faltou um pouco de paciência, mas faz parte do processo de aprendizagem”, declarou o piloto de Sorocaba.
Johilton Pavlak venceu a segunda corrida do domingo, foi sua primeira vitória em um carro fórmula
Quem também aproveitou as dicas do ‘treinador’ foi o potiguar Johilton Pavlak. Assim como na rodada de Londrina, Johilton evoluiu durante todo o fim de semana e manteve a quarta posição na tabela, dois pontos atrás do gaúcho Francisco Alfaya, o terceiro. “Contei com o suporte do Ruben Carrapatoso, que tem um currículo excelente no automobilismo, e aprendi muito. Foi demais ter vencido minha primeira prova de carro aqui em São Paulo. Estou muito feliz mesmo”, disse. Carrapatoso, aliás, foi o primeiro a abraçar o vencedor da sexta etapa da Fórmula Future Fiat.
Boas disputas marcaram a Fórmula Future Fiat em Interlagos
Correndo em casa, Vini Alvarenga também evoluiu bem. Tanto foi que marcou seu primeiro pódio na categoria e exaltou o apoio dos amigos e de uma pequena torcida que se manifestava nas arquibancadas a cada passagem. “Tentei segurar o Nicolas, mas ele estava rápido demais e o terceiro lugar foi ótimo. Ainda mais porque estou em casa e o apoio da torcida eu tenho certeza que aumenta uns cinco cavalos no motor”, brincou. “Aprendi bastante nesse fim de semana e espero continuar nesse caminho. Na próxima rodada eu pretendo manter a pegada.”
A próxima rodada do campeonato da Fórmula Future Fiat será no dia 26 de setembro, na pista de Curitiba. Além da categoria-escola, o Racing Festival conta ainda com o Trofeo Linea e a 600 Hornet (motos).
Resultado da 5a etapa:
1) Nicolas Costa , 27min42s967
2) João Jardim, a 1s864
3) Francisco Alfaya, a 17s192
4) Vini Alvarenga, a 17s916
5) Rafael Azrak, a 17s998
6) John Louis, a 35s768
7) Johilton Pavlak, a 3 voltas
8) Felipes Apezzatto, a 12 voltas
Melhor volta: Nicolas Costa, em 1min42s901 (média de 150,750 km/h)
Resultado da 6a etapa:
1° Johilton Pavlak 16 voltas em 28min00s812
2° Nicolas Costa 1s773
3° Vini Alvarenga 7s838
4° Joao Jardim 9s271
5° John Louis 12s902
6° Francisco Alfaya 20s727
7° Felipes Apezzatto 41s565
8° Rafael Azrak a 2 voltas
Melhor volta: Nicolas Costa, em 1min43s319 (média de 150,140 km/h)
Classificação do campeonato:
1°) Nicolas Costa 74
2°) João Jardim 68
3°) Francisco Alfaya 61
4°) Johilton Pavlak 59
5°) John Louis e Vini Alvarenga 40
7°) Roberto Curia Jr 23
8°) Felipes Apezzatto 19
9°) Rafael Azrak 15
10°) Felipe Granzotto 2
11°) Lucas Colombo Russell 1
O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.