foto: Dan Helrigel / Indycar.com
A corrida de Chicago, disputada neste sábado a noite mostrou porque ao lado da 500 Milhas Indianápolis é esta prova é considerada a mais emocionante do calendário da Fórmula Indy. Do primeiro ao último minuto, os pilotos da categoria protagonizaram um bela disputa pelas primeiras posições, quem se saiu melhor nesta batalha foi o escocês Dario Franchitti da Chip Ganassi, que além de ter vencido sua terceira corrida no ano, diminuiu em muito a distância para o líder do campeonato, Will Power que teve problemas mecânicos e terminou em um decepcionante 16 lugar. Com isto a diferença entre os dois caiu de 59 para 23 pontos.
Grande corrida também do inglês Dan Wheldon que terminou em segundo lugar com o limitado carro da equipe Panther, outra surpresa foi Marco Andretti que recebeu a bandeirada na terceira posição, ambos praticamente colado em Dario. Confira em detalhes como foi uma das provas mais emocionantes do ano.
Acima o pódio em Chicago, Franchitti ao centro, Dan Wheldon à esquerda e Marco Andretti à direita
foto: IndyCar
A corrida em detalhes…
Na largada Ryan Briscoe conseguiu se manter na ponta, como já era de se esperar em um ritmo impressionante o piloto da Penske dominou a primeira parte da corrida. Os pilotos começaram a alterar constantemente a classificação da prova em várias disputas a mais de 350 km/h. Helio Castroneves não conseguiu se manter na terceira posição e caiu para o meio do pelotão. Quem teve menos sorte foi o mineiro Raphael Matos que no dia do seu aniversário acabou batendo se envolvendo em um acidente com Tomas Sketer, dando adeus a corrida logo nas primeiras voltas, e a bandeira amarela foi agitada pela primeira vez no dia.
Marco Andretti, que largou na quinta posição conseguiu um ótimo acerto para o circuito de Chicago, após a bandeira verde ser agitada novamente, volta à volta o piloto norte-americano foi ganhado posições, até colar na traseira de Briscoe (o líder), durante mais de 10 voltas, os dois duelam lado a lado pela primeira posição tocando quase roda com roda. Apesar da pressão Ryan conseguiu se manter na ponta, porém rapidamente os demais pilotos se aproximaram da liderança deixando a briga ainda mais emocionante, chegando a ter lado a lado três carros.
Bia Figueiredo (foto acima) fez sua terceira corrida na Indy
foto: IndyCar
Pouco antes da metade da prova Hélio Castroneves teve um problema com o seu Penske e teve que ir para os boxes, voltando a pista no final do grid. A piloto brasileira Bia Figueiredo que voltou a categoria para fazer sua 3° corrida na Indy, acabou tocando no muro e também foi para os boxes, foi dada a segunda bandeira amarela da corrida.
Com isto todo mundo foi mais uma vez para os boxes, na relargada houve outro enrosco, um leve toque envolvendo Vitor Meira, Hideki Mutoh e Alex Tagliani, dos três apenas Tagliani abandou a corrida.
Agora sim com a bandeira verde novamente agitada, Ryan Briscoe logo voltou a liderança, passando fácil a piloto Sarah Fisher que em uma estratégia diferente havia ido para a liderança. Andando no pelotão da frente estavam ainda Marco Andretti, Will Power, Dario Franchitti e Scott Dixon, todos praticamente juntos trocando de posições durantes as voltas.
Passando da metade da corrida, o australiano líder do campeonato Will Power começou a se sobre destacar do resto, pulou para a ponta da corrida e começou a liderar chegando a abrir uma boa distância para os demais, mas tudo foi por terra, quando mais uma bandeira amarela foi agitada, devido a uma saída de pista de Alex Lloyd que escapou sozinho. E todos foram para os boxes para trocar os pneus e reabastecer.
Foi ai que o escocês Dario Franchitti deu o pulo do gato, o piloto da Ganassi optou por não trocar os pneus, e apenas reabastecer seu carro, e com a economia de tempo ele pulou para a liderança. Isto na volta 178 de 200 previstas.
Boas disputas marcaram o GP de Chicago, era constante até três carros disputarem posições lado a lado
foto: IndyCar
Bandeira verde novamente e faltando apenas 22 voltas para o final no oval de 2.4 km de Chicago, Franchitti agora na liderança tentava segurar os adversários que vinham praticamente embutido em seu carro, brigando ferozmente pela segunda e terceira posições. (foto acima).
Franchitti, Wheldon, Andretti e Power se revezavam na liderança, mas mesmo sem ter trocados os pneus da última parada, Dario Franchitti conseguiu se manter a frente dos outros e cruzou a linha de chegada em primeiro, porém à apenas 0s0423 na frente de Dan Wheldon, para completar a festa do escocês, Will Power faltando menos de 5 voltas para o fim teve problemas em seu carro e foi para os boxes. Jogando uma parte da vantagem que tinha conseguido no campeonato no lixo.
Tony Kanaan foto acima foi o melhor brasileiro na prova de Chicago, terminou na 5 posição
foto: IndyCar
Brasileiros…
Tony Kanaan (foto aicma) andou forte, sempre estando entre os 10 primeiros, conseguiu terminar na 5° posição, Hélio Castroneves apesar dos problemas durante a corrida conseguiu terminar em 6°, Vitor Meira em uma bela corrida, conseguiu um de seus melhores resultados no ano o 9° lugar, Mario Moraes foi o 17°, Bia Figueiredo e Raphael Matos abandonaram.
Campeonato…
Faltando apenas 3 corridas para o final do campeonato, a imensa vantagem de Will Power para os demais piloto diminuiu drasticamente, principalmente para Dario Franchitti, agora Power tem 528 pontos contra 505 do Franchitti, para complicar ainda mais a equipe Ganassi de Franchitti, tem um melhor desempenho nos ovais do que a Penske de Will Power, e as três últimas etapas serão neste tipo de pista.
Scott Dixon aparece em terceiro na classificação com 443 pontos, e Hélio Castroneves tem 398 pontos é o quinto, tendo chances apenas matemáticas de buscar o título.
Próxima etapa…
A próxima etapa da Fórmula Indy acontece no dia 4 de setembro no oval de Kentucky.
Confira o resultado final da etapa de Chicago da Fórmula Indy:
1. Dario Franchitti (Ganassi) 1h47min49s5783
2. Dan Wheldon (Panther) + 0s0423
3. Marco Andretti (Andretti) + 0s1051
4. Ryan Hunter-Reay (Andretti) + 0s1631
5. Tony Kanaan (Andretti) + 0s3408
6. Helio Castroneves (Penske) + 0s4868
7. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold) + 0s5953
8. Scott Dixon (Ganassi) + 0s9137
9. Vitor Meira (Foyt) + 0s9588
10. Graham Rahal (Newman/Haas) + 0s9841
11. Ryan Briscoe (Penske) + 1s0185
12. Bertrand Baguette (Conquest) + 1s0833
13. Hideki Mutoh (Newman/Haas) + 1s3042
14. Danica Patrick (Andretti) + 1s5658
15. Sarah Fisher (Sarah Fisher) + 1 volta
16. Will Power (Penske) + 1 volta
17. Mario Moraes (KV) + 1 volta
18. Davey Hamilton (De Ferran Dragon) + 1 volta
19. Milka Duno (Dale Coyne) + 3 voltas
Não terminaram…
Ed Carpenter (Panther/Vision)
Jay Howard (Sarah Fisher)
Alex Lloyd (Dale Coyne)
Simona de Silvestro (HVM)
Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold)
Alex Tagliani (Fazzt)
Takuma Sato (KV)
EJ Viso (KV)
Tomas Scheckter (Conquest)
Raphael Matos (De Ferran Dragon)
Confira como está a classificação do campeonato 2010 da Fórmula Indy 2010 (faltando apenas 3 corridas para o final):
1 W. Power AUS Penske 528
2 D. Franchitti GBR Ganassi 505
3 S. Dixon NZL Ganassi 443
4 R. Briscoe AUS Penske 406
5 H. Castro Neves BRA Penske 398
6 R. Hunter-Reay EUA Andretti 392
7 T. Kanaan BRA Andretti 360
8 M. Andretti EUA Andretti 319
9 J. Wilson GBR Dreyer & Reinbold 316
10 D. Wheldon EUA Panther 309
11 D. Patrick EUA Andretti 275
12 V. Meira BRA Foyt 257
13 A. Tagliani CAN Fazzt 254
14 M. Moraes BRA KV 253
15 R. Matos BRA De Ferran Luczo Dragon 251
16 E. Viso VEN KV 225
17 A. Lloyd GBR Dreyer & Reinbold 219
18 H. Mutoh JAP Newman-Haas-Lanigan 209
19 S. De Silvestro SUI HVM 208
20 G. Rahal EUA Sarah Fisher 179
21 T. Sato JAP KV 174
22 B. Baguette BEL Conquest 168
23 M. Romancini BRA Conquest 149
24 M. Duno VEN Dale Coyne 148
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.