Fotos: Chris Jones/Indycar.com
O ano começou exatamente como terminou para Dario Franchitti, o escocês venceu com folga neste domingo a primeira prova da temporada 2011 da Formula Indy. Em uma corrida meio monótona o segundo lugar ficou com o australiano Will Power que largou na pole position, seguido pelo brasileiro Tony Kanaan que com sua nova e modesta equipe KV Racing, surpreendeu e completou a pódio em ST Peterburg, outro destaque da prova foi a piloto suíça Simona de Silvestro que terminou no 4° lugar, a segunda melhor posição de uma mulher na Indy.
A largada da prova foi bastante movimentada, logo na primeira curva, vários pilotos se envolveram em um acidente, o bólido de Marco Andretti chegou a capotar (foto acima), porém o americano da Andretti Auto Sport, não sofreu nenhum ferimento. Helio Castroneves também se envolveu na confusão e acabou dando adeus as chances de um bom resultado na primeira prova do ano. Ao todo sete pilotos que envolveram no acidente que mudou a cara da corrida.
Na relargada, Franchitti acabou com o favoritismo de Will Power, o escocês conseguiu superar o australiano na curva 1. A partir dai Dario monopolizou o primeiro lugar, o piloto da Target Chip Ganassi só perdeu o primeiro lugar durante suas paradas nos pits. Para ser ter um ideia do domínio do carro N 10, o campeão de 2010 liderou 94 das 100 voltas.
Mais uma vez Tony Kanaan demostrou ser um piloto de muita garra, o brasileiro que até a semana passada estava desempregado, conseguiu alguns patrocinadores brasileiros e garantiu um lugar pequena equipe KR Racing, porém Kanaan fez uma prova muito constante e recebeu a bandeira quadriculada na terceira posição. Durante dezenas de voltas o piloto brasileiro, chegou a travar um duelou com Will Power pela segunda posição.
Quem também deu um show foi Simona de Silvestro, a piloto suíça que corre pela pequena equipe HVM completou na quarta posição. Simona sempre esteve nas primeiras posições e cruzou a linha de chegada praticamente ao lado de Kanaan.
Com exceção de Castroneves todos os brasileiros completaram a prova, Raphael Matos que largou na 13° posição, terminou no 7 lugar, Vitor Meira ficou com a oitava posição, já Bia Figueiredo cruzou a linha de chegada na décima quarta posição.
A Indy volta as pistas no próximo dia 10 de abril, no circuito de Birmingham no estado americano do Alabama.
Confira abaixo a classificação completa do GP de ST Petersburg:
1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 100 voltas
2°. Will Power (AUS/Penske), a 7s1
3°. Tony Kanaan (BRA/KV), a 16s1
4°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 16s5
5°. Takuma Sato (JAP/KV), a 29s9
6°. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt), a 30s4
7°. Raphael Matos (BRA/AFS), a 31s5
8°. Vítor Meira (BRA/AJ Foyt), a 35s7
9°. Oriol Servia (ESP/Newman-Haas), a 49s1
10°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 56s8
11°. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 57s3
12°. J. R. Hildebrand (EUA/Panther), a 1min02s4
13°. Sebastian Saavedra (COL/Conquest), a 2 voltas
14°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
15°. James Jakes (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
16°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 4 voltas
17°. Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 4 voltas
18°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5 voltas
19°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 8 voltas
20°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 15 voltas
21°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport), não terminou
22°. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), não terminou
23°. Mike Conway (ING/Andretti Autosport), não terminou
24°. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), não terminou