Com uma estratégia inteligente e arriscada, o escocês Dario Franchitti consquistou neste sábado o título da temporada 2009 da Indy. Logo no começo da prova em Miami Dario foi ultrapassado por Ryan Briscoe e Scott Dixon que também disputavam o título e passou a maior parte da prova ocupando a terceira posição.
Durante toda a prova Franchitti se preocupou em economizar o máximo de combustível, fez um prova conservadora e se beneficiou do fato de não ter acontecido bandeiras amarelas, com isso conseguiu fazer apenas dois pit stop. Já Ryan Briscoe e Scott Dixon, foram agressivos e passaram a maior parte da corrida se intercalando na primeira posição, praticamente deram uma volta em Dario. Já na parte final da prova, Briscoe conseguiu abrir uma diferença considerável para Dixon, porém assim como o piloto da Chip Ganassi, Ryan teve que fazer um splash & go e acabou sendo ultrapassado por Dario Franchitti faltando menos de 10 voltas para o fim da prova. A partir dai o piloto fez uma economia de combustível ainda maior chegando até mesmo ser ultrapassado por retadatários, mas ele conseguiu resistir a pressão e cruzou a linha de chegada de Hommestead menos de cinco segundos a frente de Ryan Briscoe, conquistando seu segundo título na Indy e o prêmio da prova, US$ 1 milhão.
Os brasileiro não conseguiram acabar com o tabú de Hommestead, nunca um brasileiro venceu nesta prova. Tony Kanaan, Helio Castroneves, Mario Moraes e Raphael Mattos fizeram uma prova bastante apagada, antes da metada da corrida todos esses piloto já haviam tomado uma volta dos três primeiros colocados. Kanaan da Andretti Green foi o melhor piloto brasileiro na corrida, ele cruzou a linha de chegada em quarto, Castroneves da equipe Penske foi o quinto porém foi o melhor brasileiro do campeonato (quarto colocado). Mario Moraes que vinha de um boa fase ficou com apenas com a sétima posição, já o estreante Raphael Mattos terminou em deecpionante décimo quarto lugar.
Etapa 2010
A temporada 2010 da Indy, começa daqui a 5 meses, a primeira prova será realizada no Brasil em 14 de março, o lugar que será realizado a prova deve ser anunciado nesta semana.
Classificação final do GP de Miami:
Final:
1º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi),
2º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 4s7888
3º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 6s0206
4º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), 1 volta
5º. Helio Castro Neves (BRA/Penske), 1 volta
6º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 2 voltas
7º. Mario Moraes (BRA/KV), 2 voltas
8º. Alex Lloyd (ING/Newman-Haas-Lanigan), 2 voltas
9º. Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 3 voltas
10º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 3 voltas
11º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), 3 voltas
12º. Ed Carpenter (EUA/Vision), 3 voltas
13º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 4 voltas
14º. Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 4 voltas
15º. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 5 voltas
16º. EJ Viso (VEN/HVM), a 6 voltas
17º. Milka Duno (VEN/HVM), a 6 voltas
18º. Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a 13 voltas
19º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 15 voltas
Out:
Robert Doornbos (HOL/Newman-Haas-Lanigan)
Dan Wheldon (ING/Panther)
Marco Andretti (EUA/Andretti-Green)
Jaques Lazier (CAN/3G)
Confira abaixo, os dez primeiros pilotos do campeonato:
Pilotos
1 D. Franchitti Ganassi 616
2 S. Dixon Ganassi 605
3 R. Briscoe Penske 604
4 H. Castro Neves Penske 433
5 D. Patrick Andretti Green 393
6 T. Kanaan Andretti Green 386
7 G. Rahal Newman-Haas-Lanign 385
8 M. Andretti Andretti Green 380
9 J. Wilson Dale Coyne 354
10 D. Wheldon Panther 354