fotos: Fórmula Truck / formulatruck.com.br
Em uma corrida excelente Roberval Andrade pilotando seu caminhão Scania da Corinthians venceu neste domingo, a sexta etapa da Formula Truck 2010, realizada no circuito Ayrton Senna em Londrina Paraná. Grande corrida também de Danilo Dirani que o caminhão Ford da equipe DF Motorsport conseguiu o seu melhor resultado no ano ao cruzar a linha de chegada na segunda posição, praticamente colado no primeiro. Felipe Giaffone também deu um show na pista, o piloto da Volkswagen RM Competições que é o atual campeão da Truck, largando na 22° posição foi se recuperando volta a volta a terminou no terceiro lugar. Confira abaixo em detalhes como foi a etapa de Londrina da Fórmula Truck.
A largada em Londrina
Por causa de um erro da direção de prova Danilo Dirani o pole position, não conseguiu completar nenhuma curva na liderança, o piloto da Ford Racing Trucks, acabou sendo ultrapassado antes da bandeira verde por Adalberto Jardim. Já Valmir Benavides se manteve na terceira posição e Roberval Andrade acabou perdendo o quarto lugar para Renato Martins.
Leandro Totti, liderou boa parte da corrida, mas acabou tendo problemas em seu caminhão
A liderança de Adalberto Jardim durou menos de 10 minutos, a direção de prova concluiu que o piloto acabou queimando a largada, com isso Jardim foi obrigado a cumprir um Drive Through e acabou dando adeus a vitória naquele que parecia ser o seu melhor fim de semana no ano. Nesta altura da corrida, o grande destaque era Leandro Totti (foto acima), que correndo em casa mostrou um desempenho incrível. Em poucas voltas o paranaense saiu do 7° lugar para o segunda posição após uma belíssima ultrapassagem em cima de Dirani, com a punição de Adalberto a primeira posição caiu no colo de Totti.
Outro que vinha em um ritmo forte era Roberval Andrade, que protagonizou um belo duelo com Valmir Benavides pelo quarto lugar, o caminhão Scania e o Volkswagen, se tocaram por mais de um vez. Na base do toque, Andrade conseguiu a posição, Benavides reagiu e tentou voltar ao quarto lugar, porém o paulista fechou a porta e levou a melhor. Momentos como esse transformaram a etapa do Paraná é um dos corridas mais emocionantes do ano.
Danilo Dirani (foto acima) também liderou a prova, mas foi superado por Roberval e terminou em segundo
Na primeira metade da corrida, o Scania de Roberval Andrade definitivamente era o melhor caminhão na pista de Londrina, após ultrapassar Benavides ele não sossegou e foi pra cima de Dirani, que com proeza tentou resistir, porém na reta dos boxes acabou sendo superado.
Felipe Giaffone se manteve na liderança do campeonato
Na fim da primeira parte da corrida, o Pace Car foi para a pista. Leandro Totti era o primeiro, seguido por Andrade, Dirani, Benavides e Piquet. Felipe Giaffone já estava entre os 10 primeiros.
Quando a bandeira verde foi agitada novamente, Roberval Andrade foi pra cima de Totti, que acabou perdendo a primeira posição. Os dois protagonizaram um dos momentos mais emocionantes da prova, Leandro tentou reagir e começou a pressionar Andrade, por mais de 3 voltas, porém mais uma vez Andrade soube resistir a pressão e se manteve na ponta. Voltas depois, o Mercedes de Totti teve problemas mecânicos e infelizmente deu adeus à prova.
Apesar de não ter tido disputas o fim da corrida foi bastante emocionante, as 40,000 pessoas que compareceram ao circuito Ayrton Senna em Londrina viram a dificuldade que Roberval teve para cruzar a linha de chegada em primeiro. Nas voltas finais, o caminhão de Scania de Andrade começou a soltar muita fumaça e a diferença para Dirani que era de mais de 5 segundos começou a cair volta, após volta, o piloto da Ford tirava mais de 1 segundos por passagem.
Roberval Andrade cruzou a linha de chegada com o caminhão soltando muita fumaça
A intensidade da fumaça aumentou muito na última volta e tudo levava a crer que Roberval iria ter sua vitória indo por água abaixo tendo um destino semelhante a seu companheiro de equipe que na volta 25 viu o seu motor quebrar após soltar muita fumaça. Mas apesar do problema, Roberval na sua melhor corrida no ano conseguiu resistir aos problemas mecânicos e após 30 voltas recebeu a bandeira quadriculada vencendo sua terceira corrida no ano. Dirani com seu Ford completou na segunda posição, a frente de Felipe Giaffone da Volkswagen terceiro, Valmir Benavides foi o quarto e Geraldo Piquet, que fez uma prova razoável completou os 5° primeiros. Além dos pontos na classificação geral, Andrade também levou pra casa um carro 0 km, já que após 3 corridas foi o vencedor da Copa Crystal que foi encerrada com a corrida de Londrina.
Campeonato:
O fim de semana parecia que não seria fácil para Felipe Giaffone, porém com o seu caminhão Volkswagen, o paulista sobe superar a dificuldades, o terceiro lugar em Londrina foi suficiente para continuar na liderança do campeonato com 116 pontos, tendo agora 3 pontos a mais do que seu companheiro de equipe Valmir Benavides que tem 113. A vitória em Londrina aproximou Roberval Andrade dos líderes do campeonato, faltando 4 etapas para o fim, sem duvída Andrade também irá lutar pelo título junto com os pilotos da Volkswagen. Os pilotos da Mercedes, Welligton Cirino e Geraldo Piquet e completam o cinco primeiros colocados no campeonato.
A próxima etapa da Truck acontece daqui três semanas 14 de setembro em Buenos Aires da Argentina.
Confira o resultado da etapa da Fórmula Truck em Londrina PR:
1º) Roberval Andrade (SP/Scania), Scania Corinthians Motorsport, 1h01min28s304
2º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, a 2s451
3º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 10s006
4º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, a 19s551
5º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 22s883
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 24s032
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 25s619
8º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 29s566
9º) Adalberto Jardim (SP/Volvo), AJ5-Boessio Competições, a 29s872
10º) Fabiano Brito (PR/Ford), ABF Competições, a 35s474
11º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 39s222
12º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 54s460
13º) Cristiano da Matta (MG/Iveco), Scuderia Iveco, a 59s439
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 1min10s432
15º) Andersom Toso (RS/Ford), Ford Racing Trucks, a 1min29s565
16º) Bruno Junqueira (MG/Ford), Ford Racing Trucks, a 2 voltas
17º) André Marques (SP/Scania), RVR Motorsport, a 6 voltas
NÃO COMPLETARAM
Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições,
Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min39s951
Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF Competições, 1min38s616
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, sem tempo
José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, 1min40s468
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições,
Vignaldo Fízio (SP/Ford), ABF Competições,
Melhor volta: Giaffone, na 5ª, 1min39s385 média de 113,920 km/h
Classificação após 6 de 10 etapas:
CLASSIFICAÇÃO
Após seis corridas, a classificação do campeonato da Truck é a seguinte:
1º) Giaffone, 116 pontos;
2º) Benavides, 113;
3º) Andrade, 101;
4º) Cirino, 91;
5º) Piquet, 54;
6º) L. Reis, 48;
7º) Martins, 45;
8º) Dirani, 44;
9º) Salustiano, 43;
10º) Totti, 40;
11º) Monteiro, 34;
12º) Muffato, 27;
13º) Marques e Jardim, 2
3; 15º) Marinelli, 19;
16º) Bueno, 16;
17º) D. Rodrigues, 14;
18º) J. Reis, 13;
19º) Junqueira, 9;
20º) Cangueiro, 7;
21º) Maistro, Da Matta e Brito, 6;
24º) Toso e Fízio, 3.
Classificação do campeonato de marcas:
Pos Marca Pontos
1 Volkswagen Volkswagen 276
2 Scania Scania 213
3 Mercedes-Benz Mercedes-Benz 192
4 Volvo Volvo 84
5 Ford Ford 62
6 Iveco Iveco 59
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
I was so cnfuosed about what to buy, but this makes it understandable.