Mas uma grande marca chinesa está chegando ao Brasil, meio atrasada é verdade, após um longo tempo de promessa, finalmente e Geely está começando suas atividades no Brasil, a montadora chinesa que é a atual dona da Volvo, chega a partir de fevereiro com o interessante sedan médio compacto EC7, com preço na casa dos R$ 50.000 ele pode surpreender pela sua qualidade.
A Gelly chega ao Brasil através das mãos do grupo Gandini, o mesmo grupo que é responsável pela operações da Kia no Brasil. De início a Geely do Brasil terá uma rede de 15 concessionárias no país, e os carros virão importados do Uruguai, onde a fabrica chinesa possui fábrica. A novela da vinda da Geely para o Brasil começou faz tempo, em 2010, porém desacordos entre a matriz chinesa e o grupo brasileiro, além da elevação do câmbio atrasaram um pouco as coisas.
Na traseira do EC7 lanternas com LEDs e um desenho que agrada
Como dissemos o primeiro produto da Geely no mercado brasileiro será o sedan EC7, um sedan médio de 4.63 metros de comprimento e bons 2.65 m de entre eixos, que não é feio, porém não traz muito apelo visual, dificilmente ele conquistará compradores logo de cara, suas linhas já parecem precisar de uma reestilização – o que se justifica já que o modelo foi lançado na China em 2009, principalmente a dianteira, na qual as peças desproporcionais não conversam muito bem entre si, como por exemplo o desenho da grade de tamanho um tanto exagerado e com acabamento em plástico sem pintura, os faróis e o para-choque de linhas retas, já na traseira a coisa é um pouco diferente, o seu desenho agrada um pouco mais, é bastante elegante com lanternas dotada de luzes LEDs, friso cromado que adorna a tampa do porta malas, além de formas encorpadas e bem solucionadas entre o para-choque as lanternas e a tampa do porta malas .
Apesar deste estilo que destoa um pouco, e que deve dividir opiniões e gosto dos brasileiros, o EC7 pode sim surpreender no mercado, principalmente pela sua qualidade na construção e segurança, tanto é que na China, e em outros países o EC7 é vendido pela Emgrand, uma sub-marca de luxo da Geely, ou seja, o EC7 é um modelo, “premium” que se sobressai dentro da marca.
Tanto é que a Geely é uma das poucas montadoras chinesas a se aventurar na Europa, e um de seus principais produtos por lá é este sedan o EC7, que recebeu nota 4 estrelas de 5 possíveis no rigoroso teste de colisão do Euro NCAP, isso permitiu por exemplo a Geely ser a primeira marca chinesa a conseguir entrar no rígido mercado automotivo alemão, na China o modelo foi classificado com nota máxima em segurança.
O espaço interno do Geely EC7 agrada, o carro possui uma boa distância entre os eixos de 2.65 m, 1 cm menor do que por exemplo a distância entre eixos do Honda Civic, já o comprimento de 4.65 m é maior do que a maioria dos rivais, por exemplo o Civic tem 4.52 m, já o Corolla possui 4.54 metros de comprimento. Este amplo espaço na carroceira do Geely EC7, além de um bom espaço para quem viaja atrás, também permite ao modelo chinês ter um porta-malas gigante, com nada menos do que 670 litros de capacidade, é o maior do segmento.
Na parte mecânica o Geely EC7 vem com um conjunto razoável, o seu motor é um 1.8 a gasolina capaz de desenvolver 130 cv de força e 16.9 kgfm de torque, por enquanto o modelo terá apenas o câmbio mecânico de 5 marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança os 185 km/h de velocidade máxima. A versão com câmbio automático só deve chegar em 2015 e a Geely promete ainda para breve uma versão com motor flex do EC7.
Em termos de equipamentos o Geely EC7 traz o que se espera de um modelo desta categoria, vindo com freio a disco na quatro rodas, com ABS + EBD, airbag duplo, cinto de segurança de três pontos para todos os cinco ocupantes, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, ar-condicionado, direção hidráulica, bancos em couro, coluna de direção com regulagem de altura, computador de bordo, com funções de autonomia, velocidade média e hodômetro parcial, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de alumínio aro 16, porém o modelo poderia ser melhor, fica devendo itens muito procurado pelos consumidores desta categoria como volante multi-funcional, sistema mult-mídia com GPS.
Por dentro o acabamento do EC7 é de bom nível, com plástico de boa qualidade e texturas lisas, os bancos em couro são de série, o painel possui desenho sóbrio e equilibrado, de bom gosto, o console central traz revestimento em black piano, com detalhes na cor prata, há ainda no painel e volante detalhes que imitam alumínio e pequenos detalhes cromados. Há soluções muito bem vindas, que tornam a vida a bordo do sedan mais cômoda e confortável, como um descansa braço central no banco traseiro com dois porta copos, ou ainda descansa braço para os bancos dianteiros que fica sobre um útil porta objetos, há ainda um porta copos duplo perto da alavanca de freio de mão.
O preço ainda não foi divulgado, de acordo com a Geely o valor do EC7 será definido apenas quando o modelo chegar as lojas em fevereiro, devido a variação do câmbio, apesar do carro ser montado no Uruguai e não pagar imposto de importação, seja como for os R$ 50.000 que estimasse serão pedidos pelo carro será bastante justo frente ao porte grande do sedan chinês.
É esperado que o Geely EC7 custe na casa dos R$ 50.000 a R$ 55.000.
Compacto GC2 chega em abril…
Outro modelo da marca chinesa que chega ao Brasil em breve é o polêmico hatch, GC2, ele desembarca por aqui em abril, com motor 1.0 de três cilindros e 68 cv de força, com preço na casa dos R$ 30.000.
A Geely oferecerá garantia de 3 anos para seus modelos no Brasil.
Uma resposta