Este é mais um dos novos modelos chinese que você tem de conhecer, o Geely Galaxy E8 tem qualidades impressionantes capazes de fazer inveja a Tesla, como o painel composto por um tela gigante de 45 polegadas 8K que percorre a cabine de lado a lado, além do potente motor elétrico de até 420 cv que permite ao modelo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Claro, o preço também é um atrativo, a versão de entrada que tem 272 cv custa na China o mesmo que o VW T-Cross no Brasil.
Índice desta matéria
A história ruim da Geely no Brasil
Antes de conhecermos o Geely Galaxy E8 vale a pena comentar sobre a frustrante passagem da marca Geely no Brasil. A montadora chinesa veio ao país em 2014 com dois carros bastante ruins, o cara de panda CG2 (foto acima) e o sedan sem graça EC7, ambos encalharam nas revendas e a Geely tratou logo de abandonar os compradores e ir embora do país em 2016, ficando menos de 2 anos no Brasil, algo tão ruim que a própria marca disse que não tem mais planos de voltar.
Apesar da imagem ruim por aqui, a Geely hoje é uma das maiores montadoras do mundo, dona da Volvo, Lotus, Polestar e outras seis fabricantes, além de ter parceria com a Renault, a Geely vem investindo em novas tecnológias e apresentados modelos muito interessantes como é o caso do Galaxy E8.
Dimensões amplas
Logo de cara chama atenção o tamanho exagerado do Geely Galaxy E8, este sedan coupé mede nada menos do que 5,01 metros de comprimento, por 1.92 m de largura e 1.46 m de altura, enquanto a distância entre-eixos é de amplos 2.92 metros. Suas dimensões são praticamente as mesmas dos rivais mais caros como Tesla Model S, Meredes EQS e BYD Han, todos também com medidas na casa dos 5 metros e distância entre-eixos na casa dos 2.90 m.
Uma curiosidade é que o Geely Galaxy tem dois porta-malas, um na traseira com 420 litros e outro na dianteira com modestos 53 litros.
Design
Chama atenção o estilo fluído do Geely Galaxy E8, a fabricante afirma que este desenho foi esculpido pensando primeiramente na aerodinâmica, ou seja, a ideia era fazer o carro ter menos dificuldade de cortar o ar, o CX (coefiente de arrasto) do E8 é de apenas 0,199, o menor entre os sedans deste porte.
Os faróis usam o que há de mais avançado em tecnologia de LED, por isso mesmo com tamanho compacto conseguem ter grande alcançe.
Destaque para o para-choque iluminado, há diversos pontos de LED na dianteira, onde normalmente ficaria a grade do radiador, estes pontos luminosos são configuráveis e podem passar mensagens, como se fosse um letreiro, esta tecnologia é chamada pela Geely de “Ripples of Light”, possui 158 pontos de luzes esculpidos a laser, algumas deles com apenas 0,2 mm.
São duas camadas, uma com luzes e outra para deixar as luzes invisiveis quando estão apagadas. Ainda na dianteira as tomadas de ar são dinâmicas, ou seja, podem se abrir ou se fecharem de acordo com a necessidade e a velocidade.
Há diversas soluções interessantes na carroceria do Galaxy E8, como os vidros das quatro portas que não têm molduras na parte superior deixando o modelo com aspecto mais limpo. O teto é baixo e tem caimento acentuado na traseira, sendo praticamente todo em vidro até o porta malas (foto abaixo).
Outro ponto que chama atenção são as maçanetas das portas, elas são elétricas, ficam embutidas dentro da carroceria e se projetam para fora apenas quando o motorista se aproxima com a chave no bolso, sendo que assim que ele entra no carro, elas voltam a ficam escondidas, melhorando a aerodinâmica ao rodar.
A traseira o Galaxy E8 é extremametne curta e conta com um belo conjunto de lanternas, também totalmente em LED, com iluminação dinâmica e efeito 3D de profundidade que para alguns chegam a lembrar as da Porsche.
As rodas do E8 de série são aro 19 calçadas por pneus 235/50, porém, opcionalmente podem ser aro 19 com pneus 245/45. A suspensão é tradicional, usa McPherson na dianteira e um conjunto do tipo independente na traseira, nada de suspensão a ar.
Interior futurista é destaque no Geely E8
Se você não se impressionou tanto com o exterior, o interior do Geely Galaxy E8 deve atrair a sua atenção. A cabine tem estilo minimalista, praticamente não há botões físicos, tudo é controlado por voz ou pela tela gigante no painel. Note que as saídas de ar ficam camufladas abaixo da tela.
O painel é literalmente tomado por uma gigante tela de 45 polegadas com resolução 8K. Esta tela é como se fosse um smartphone gigante a bordo, pode ser configurada ao gosto do motorista e passageiro, mostra desde as informações essencias como velocidade e marcador de compustível, além de permitir controlar as funções do carro como o som e ar-condicionado, até mesmo ter acesso a aplicativos diversos, assim como no seu smartphone.
A polêmica das telas a bordo
Tanto é que este tipo de tela gigante vem causando bastante polêmica em alguns países, como é o caso da tela “Hyperscreen” da Mercedes – no caso há três telas grandes no painel.
Muitos dizem que esta quantidade de informações no campo de visão do motorista acaba roubando a atenção da estrada, assim como acontece com o uso do celular. Afinal, além de uma simples multimídia que toca rádio, estas novas telas são praticamente um celular gigante no painel e abriga todas as ações e ajustes do veículo, sem falar na capacidade de rodar vídeos do youtube e todos os aplicativos que há no seu celular de bolso. Deixe a sua opinião você acha que uma tela deste tamanho pode distrair?
Independente da polêmica, a tela da Geely tem processador Snapdragon 8295, além de tecnologia anti reflexo, anti poeria e anti marcas de dedos, sendo também é aprova d’água. Ela possui ainda uma potente integencia artificial, que pode controlar basicamente tudo do carro, como se fosse uma Alexa a bordo, capaz de acionar desde os faróis até ligar para sua esposa enquanto você dirige.
Independente da polêmica do painel, o interior do Geely Galaxy E8 chama atenção, parece que o carro saiu de um filme de ficção cientifica, ele possui um sofisticado teto totalmente em vidro que não tem cortina, o próprio vidro tem uma tecnologia de escurecimento, que permite controlar a quantidade de luz que entra na cabine. Outro ponto que chama atenção é o sistema de som imersivo, com nada menos do que 19 alto falantes, tendo inclusive alto falante posicionado no encosto de cabeça do motorista e na parte superior do painel.
Motores
Como manda o padrão atual, principalmente vindo da China, o Geely Galaxy E8 usa apenas motores elétricos, são duas versões: a opção de entrada conta com 272 cv e bateria de 62 kWH, a tração é traseira e o sedan roda até 550 km de acordo com padrão de medição chinês. Esta mesma versão pode vir com uma bateria maior opcionalmente, com 76 kWH, neste caso, com alcançe para rodar até 665 km.
A versão mais legal, claro é a mais cara, nela o Galaxy E8 tem dois motores, um na dianteira e outro na traseira, ambos produzem juntos 421 cv de potência, tendo tração integral 4×4 e baterias de 76 kWH. A autonomia também fica em 620 km.
Desempenho de super esportivo
A versão com dois motores e seus 421 cv impressiona pelo desempenho, segundo a fabricante o E8 faz de 0 a 100 km/h em 3,49 segundos, superando o também elétrico Porsche Taycan GTS (3.7 segundos).
Baixo tempo de recarga
O Geely Galaxy E8 usa baterias de LCP, é o mesmo tipo usado pela BYD, porém aqui de arquitetura mais potente com 400 volts, segundo a fabricante em uma tomada de alta potência é possível opter 500 km de autonomia em apenas 15 minutos conectado.
Preço e quando chega?
Na China as vendas do novo Galaxy E8 começaram já em janeiro de 2024. Os preços também chama a atenção, a versão de entrada com 272 cv parte de atrativos US$ 26,350 dólares (R$ 133.299), é mais barato que um Volkswagen T Cross Comfortline 2024 no Brasil (R$ 140.990). Vale comentar também que em comparação com os rivias como Tesla Model S, Mercedes EQS e BYD Han, Geely Galaxy E8 é muito mais barato. Só para efeito de comparação, o Tesla Model S na China custa equivalentes a R$ 190 mil.
Galaxy é uma marca própria da Geely
Com a enorme quantidade de carros sendo lançados a cada mês, as montadoras chinesas acabam criando sub-marcas, como é o caso da Galaxy, apesar da possível disputa com a Samsung, a Galaxy da Geely já é uma marca própria de carros elétricos e o E8 já é o seu terceiro modelo. As logos no carro, assim como o site e as concessionárias serão terão o nome Galaxy ao invés de Geely.
Lembrando que apesar de não parecer, este sedan elétrico usa a arquitetura SEA da Geely, a mesma usada pela Volvo no EX30 – que já foi lançado no Brasil por R$ 219.000 e no Polestar 4, ambos elétricos.