A Genesis, divisão de alto do luxo do grupo Hyundai, revelou no último mês a nova geração do sedan G70. Concorrente direto de modelos como BMW Serie 3 e Mercedes Classe C, o modelo foi totalmente reestilizado, ganhando uma série de evoluções em relação ao seu antecessor, ao começar pelo visual, que está mais moderno e elegante, adotando a nova proposta de estilo da marca coreana.
Índice desta matéria
Genesis, divisão de luxo da Hyundai vem agradando…
É incrível a evolução pelo qual a Hyundai passou ao longo das últimas décadas, nos anos 90 os veículos da marca coreana eram motivos de piada devido a sua baixa qualidade, porém hoje a Hyundai é uma das maiores montadoras do mundo, capaz de concorrer de igual para igual com as fabricantes mais tradicionais do planeta, e agora através da Genesis, a Hyundai vem conseguindo rivalizar de igual com as famosas marcas de luxo da Alemanha, como, Mercedes, Audi e BMW.
Embora ainda seja relativamente desconhecida fora dos EUA (somente nesse ano a Genesis começou a vender os seus carros da Europa), a Genesis já conquistou um lugar no clube da marcas de luxo, se tornando um símbolo de sofisticação e status no mercado automotivo e o novo G70 é a prova disso, o sedan impressiona pelo estilo e pelo interior luxuoso e equipado.
Atualmente a gama da Genesis é composta pelos carros: G70, G80 e SUV GV80, além do G90, que ganhará em breve uma geração totalmente nova. O GV80, foi destaque na imprensa, após o famoso jogador de golf, Tiger Woods, ter sofrido um grave acidente nesse ano com um exemplar do SUV da marca, o carro foi elogiado na mídia pela sua segurança, embora tenha sofrido um impacto frontal com uma arvore a uma velocidade de 120 km/h, o modelo conseguiu preservar a vida de Woods que teve apenas ferimentos leves. Segundo a polícia local, o acidente foi causado por excesso de velocidade.
Design Genesis G70 2022
Mas voltando ao novo Genesis G70 2022, o modelo foi inteiramente renovado. Esteticamente o sedan traz linhas mais elegante e sofisticadas em sua nova geração. O G70 inaugura uma nova linguagem de design da Genesis, que é marcada pela vistosa grade cromada e pelos faróis Full LEDs que são divididos em dois segmentos.
De perfil o sedan tem visual sóbrio com linha de cintura elevada e poucos frisos. A ideia foi criar algo moderno, porém não exagerado. O mesmo vale para a traseira, que ostenta lanternas em LEDs divididas em dois segmentos, a tampa do porta-malas tem estilo esportivo com uma espécie de aerofólio incorporado, destaque ainda para o para-choque que também segue uma proposta esportiva, com difusor integrado e duas enormes saídas ovais de escapamento.
Interior Genesis G70 2022
Como era de se esperar de um carro de alto luxo que rivaliza com Serie 3 e Classe C, o Genesis G70 2022 tem uma cabine muito luxuosa e rica em detalhes, ela é toda forrada com materiais nobres, como couro acolchoado e alumínio. Ao centro do painel há uma generosa central multimídia com tela larga de 10.25 polegadas, além disso o cluster pode ser opcionalmente do tipo digital configurável, de série ele vem com painel de instrumentos que mescla display analógico e digital.
Enfim é uma cabine que passa uma sensação de qualidade muito grande, até então só vista em carros de categoria superior, repare na forração dos bancos e das portas, lembrando que o G70 é o modelo mais barato da marca Genesis.
Em relação a primeira geração, o novo Genesis G70 ficou ainda mais silencioso, a fabricante afirma ter usado novos vidros acústicos mais grossos, no para-brisa e nas janelas das portas dianteiras, visando diminuir os ruídos internos.
Motores Genesis G70 2022
Em termos de motores o Genesis G70 2022 conta com duas opções, a versão de entrada traz um bloco 2.0L turbocharged, quatro cilindros, a gasolina, capaz de produzir 252 CV de potência e 26 kgfm de torque. Enquanto a versão mais cara, conta com um potente 3.3L, V6 Twin-turbocharged capaz de debitar 365 CV de potência e 37.6 kgfm de torque.
Tração traseira ou 4×4 garantem prazer em dirigir
O câmbio do Genesis G70 em todas as versões é sempre automático de 8 marchas. Assim como o rival BMW Série 3, o Genesis G70 conta com tração traseira de série, o que garante um comportamento mais esportivo e divertido ao sedan coreano, tendo como opcional tanto para o motor 2.0 4 cilindros, quanto para o 3.3 V6 a tração 4×4 AWD permanente dinâmica, que distribui a força do motor entre as rodas de acordo com a necessidade.
Apesar do visual de sedan comportado e medir quase 4.70 metros, o Genesis G70 2022 é um foguete, em sua versão top de linha ele pode atingir os 250 km/h.
Um detalhe interessante é que a versão V6 vem de fábrica equipada com sistema de escapamento ativo, ou seja, é possível ajustar a altura do ronco do motor de acordo com o modo de condução escolhido, o modelo conta com modo normal ou Sport de condução.
Genesis G70 Shooting Brake (uma perua muito estilosa)
Para marcar a sua estreia na Europa, a Genesis desenvolveu uma interessante versão perua do modelo G70, batizada de G70 Shooting Brake, ela será vendida inicialmente na Europa e tem as mesmas medidas do sedan 4.68 m de comprimento 1.85 m de largura e 1.40 m de altura, com entre-eixos de amplos 2.83 m. Porém o desenho da carroceria é completamente diferente, o espaço para cargas é 40% maior em relação ao G70 sedan, e o desenho da parte traseira é um show à parte.
Preço mais baixo que os rivais alemães também é um dos pontos fortes do modelo…
O novo Genesis G70 2022 já está sendo vendido no mercado norte-americano, um dos destaques do modelo em relação aos rivais é o preço mais acessível, o G70 2022 parte de US$ 37.525, cerca de R$ 186.000 em uma conversão direta para a nossa moeda. Lembrando que no mesmo mercado norte-americano o BMW Série 3 parte de US$ 41.240 (R$ 205 mil), enquanto o Mercedes Classe C nos EUA parte de US$ 41.600 (R$ 207 mil).
Enfim, o novo Genesis G70 2022 chega para colocar a marca Genesis em definitivo no grupo das montadoras de luxo, o sedan está mais bonito, rápido e luxuoso que o seu antecessor, é uma pena que a marca de alto de luxo da Hyundai tenha poucas chances de vender seus modelos no Brasil.
Longe do Brasil…
Devido talvez ao preço salgado, que no Brasil ficaria acima dos R$ 250.000, o sedan de luxo teria uma baixo volume de vendas, no ano passado um exemplar de um dos carros da marca Genesis, foi visto em exposição de uma concorrência da Hyundai-CAOA em SP, porém oficialmente a montadora diz que há poucas chances da marca chegar ao país.