Além do Audi R8 LMS outro superesportivo que se reuniu a Lamborghini Gallardo LP560, Ford GT, Dodge Viper, Ferrari F 430, e Maserati GT nos carro que disputam a Itaipava GT Brasil, principal categoria de turismo no Brasil foi o Ginetta G50. No Brasil o superesportivo inglês quer fazer o mesmo sucesso que está alcançando na Europa, onde além de já ter vendido centenas de exemplares e ter um categoria própria (chamada de Ginetta G50 Cup) recebeu em 2008 uma versão de rua, que alias deve começar a ser vendida no Brasil em breve.
O G50 foi lançado em setembro de 2007, como uma homenagem ao aniversário de 50 anos da Ginetta Bristish Sports Cars, montadora que assim como Lamborghini, Ferrari e Porsche, antes de fabricar carros de rua produzia apenas bólidos de competição.
Como em um todo carro inglês o volante da Ginetta fica na direita, e no interior não há nem velocímetro, tudo é mostrado em um visor de LCD no volante
Projetado por um brasileiro, o paulista Marcos Lameirão, junto com outros dois engenheiros britânicos Simon Finnins e Dan Boardman, o Ginetta G50 GT4 nasceu para as pistas de corrida, ele conta com um carroceria extremamente leve, toda feita em fibra de carbono, além disso o interior é simples e praticamente não ha nenhum equipamento de conforto, como manda o figurino de um legitimo carro de corrida, há somente o essencial para o carro ser pilotado, ou seja um banco, volante e câmbio, não há nem mesmo velocímetro, uma tela de LCD posicionada no volante mostra o que o piloto deve saber. Claro as famosas barras de aço tubular, estão presentes para garantir a segurança e formam uma gaiola ao redor do piloto, há ainda dispositivo anti incêndio entre outros recursos de segurança, dentro dos padrões da FIA.
O superesportivo consegue ser muito leve, o peso total é de apenas 950 quilos, distribuídos em 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, seu tamanho compacto também chama a atenção o Guinetta G50 mede apenas 4.10 metros por 1.84 de largura e 1.13 m de altura, algo que é certamente é uma grande vantagem para o Ginetta, seu peso permite ao carro participar de competições ao redor do mundo na categoria GT4, (categoria na qual o carro corre no GT Brasil).
O modelo conta com um belo design com identidade própria, suas linhas mesclam formas clássicas com traços simples e aerodinâmicos.
A leveza da carroceria e a boa aerodinâmica do conjunto, permite ao carro extrair um bom desempenho de um motor relativamente simples e nem tão potente. Debaixo do capô na dianteira há um motor 3.5 L V6 com 300 CV, desenvolvido pela Ford, este bloco pesa apenas 170 kg, e é acoplado a uma caixa de câmbio manual sequencial de 6 marchas Quaife, própria para competição, e com esse motor seis cilindros levemente preparado o esportivo inglês leva em torno de 4 segundos para atingir os 100 km/h e é capaz de superar os 250 km/h de velocidade máxima.
No Brasil assim como em outros países o Ginetta compete com carros mais pesados, com peso girando torno de 1300 kg. Por aqui na Itaipava GT Brasil, a categoria conta com Maserati Trofeo GT, Ferrari F430 Challenger, e não é que o Ginetta estreou com vitória nas duas primeiras provas que disputou.
Acima a versão de rua do Ginetta G50
Atualmente na Europa o G50 GT4 está à venda por interessantes 47,200 Libras, já pronto para colocar na pista e correr, valor que obviamente não inclui custos de importação. A montadora faz os carros de forma artesanal e o sucesso do bólido nas pistas fez aumentar em muito a sua procura, tanto pela versão de corrida quanto a versão de rua, e atualmente saem da fábrica da Guinetta em Garforth na Inglaterra 5 unidades do G50 por semana.
Respostas de 2
Impressionante o barulho desse V6. Além de andar muito, de longe era o mais barulhento no Itaipava GT.
Eu vi os Ginetta , correndo em interlagos , e fiquei bastante curioso a respeito do carro.
vim pesquisar na internet , gostei muito do carro , linhas limpas , motor relativamente potente , fiquei bastante imprecionado com o carro , que confesso , que até o dia da corrida GT itaipava , nunca tinha ouvido falar , o carro é show !!