Categorias: ginettaUncategorized

Ginetta G50 GT4 – Um inglês nascido para as pistas

Além do Audi R8 LMS outro superesportivo que se reuniu a Lamborghini Gallardo LP560, Ford GT, Dodge Viper, Ferrari F 430, e Maserati GT nos carro que disputam a Itaipava GT Brasil, principal categoria de turismo no Brasil foi o Ginetta G50. No Brasil o superesportivo inglês quer fazer o mesmo sucesso que está alcançando na Europa, onde além de já ter vendido centenas de exemplares e ter um categoria própria (chamada de Ginetta G50 Cup) recebeu em 2008 uma versão de rua, que alias deve começar a ser vendida no Brasil em breve.

O G50 foi lançado em setembro de 2007, como uma homenagem ao aniversário de 50 anos da Ginetta Bristish Sports Cars, montadora que assim como Lamborghini, Ferrari e Porsche, antes de fabricar carros de rua produzia apenas bólidos de competição.

Como em um todo carro inglês o volante da Ginetta fica na direita, e no interior não há nem velocímetro, tudo é mostrado em um visor de LCD no volante

Projetado por um brasileiro, o paulista Marcos Lameirão, junto com outros dois engenheiros britânicos Simon Finnins e Dan Boardman, o Ginetta G50 GT4 nasceu para as pistas de corrida, ele conta com um carroceria extremamente leve, toda feita em fibra de carbono, além disso o interior é simples e praticamente não ha nenhum equipamento de conforto, como manda o figurino de um legitimo carro de corrida, há somente o essencial para o carro ser pilotado, ou seja um banco, volante e câmbio, não há nem mesmo velocímetro, uma tela de LCD posicionada no volante mostra o que o piloto deve saber.  Claro as famosas barras de aço tubular, estão presentes para garantir a segurança e formam uma gaiola ao redor do piloto, há ainda dispositivo anti incêndio entre outros recursos de segurança, dentro dos padrões da FIA.

O superesportivo consegue ser muito leve, o peso total é de apenas 950 quilos, distribuídos em 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, seu tamanho compacto também chama a atenção o Guinetta G50 mede apenas 4.10 metros por 1.84 de largura e 1.13 m de altura, algo que é certamente é uma grande vantagem para o Ginetta, seu peso permite ao carro participar de competições ao redor do mundo na categoria GT4, (categoria na qual o carro corre no GT Brasil).

O modelo conta com um belo design com identidade própria, suas linhas mesclam formas clássicas com traços simples e aerodinâmicos.

A leveza da carroceria e a boa aerodinâmica do conjunto, permite ao carro extrair um bom desempenho de um motor relativamente simples e nem tão potente. Debaixo do capô na dianteira há um motor 3.5 L V6 com 300 CV, desenvolvido pela Ford, este bloco pesa apenas 170 kg, e é acoplado a uma caixa de câmbio manual sequencial de 6 marchas Quaife, própria para competição, e com esse motor seis cilindros levemente preparado o esportivo inglês leva em torno de 4 segundos para atingir os 100 km/h e é capaz de superar os 250 km/h de velocidade máxima.

No Brasil assim como em outros países o Ginetta compete com carros mais pesados, com peso girando torno de 1300 kg. Por aqui na Itaipava GT Brasil, a categoria conta com Maserati Trofeo GT, Ferrari F430 Challenger, e não é que o Ginetta estreou com vitória nas duas primeiras provas que disputou.

Acima a versão de rua do Ginetta G50

Atualmente na Europa o G50 GT4 está à venda por interessantes 47,200 Libras, já pronto para colocar na pista e correr, valor que obviamente não inclui custos de importação. A montadora faz os carros de forma artesanal e o sucesso do bólido nas pistas fez aumentar em muito a sua procura, tanto pela versão de corrida quanto a versão de rua, e atualmente saem da fábrica da Guinetta em Garforth na Inglaterra 5 unidades do G50 por semana.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Impressionante o barulho desse V6. Além de andar muito, de longe era o mais barulhento no Itaipava GT.

  • Eu vi os Ginetta , correndo em interlagos , e fiquei bastante curioso a respeito do carro.

    vim pesquisar na internet , gostei muito do carro , linhas limpas , motor relativamente potente , fiquei bastante imprecionado com o carro , que confesso , que até o dia da corrida GT itaipava , nunca tinha ouvido falar , o carro é show !!

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

34 minutos atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.