Gol 2023 e Voyage 2023 – Em detalhes versões, equipamentos e preços, Volkswagen em crise?

volkswagen gol 2023

Gol 2023 e o Voyage 2023 já estão nas lojas da Volkswagen por R$ 74.820 e R$ 85.770 respectivamente, ambos já em tom de despedida, o Gol sairá primeiro de linha, já agora no segundo semestre, o modelo veterano será substituído pelo novo Polo Track, uma versão mais básica e “barata” do Polo, que deve chegar as lojas entre agosto e setembro. Enquanto o Voyage ainda é uma incógnita, deve ficar por mais alguns meses, porém não passará de 2023.

Assista abaixo ao nosso vídeo do Gol e Voyage 2023:

 

motor 1.0 mpi volkswagen
Acima o motor 1.0 MPi 3 cilindros de 77 cv / 84 cv que equipa o Gol e Voyage 2023

Apenas motor 1.0

Primeiramente, é bom lembrarmos que tanto o Gol 2023, quanto o Voyage 2023, estão sendo ofertados em versão única, equipadas com motor 1.0 3 cilindros, MPi, aspirado, flex, que desenvolve 77 cv com gasolina ou 84 cv com etanol, para um torque de 9,6 kgfm com gasolina ou 10,3 kgfm com etanol, o câmbio é sempre manual de cinco marchas, os motores 1.6 saíram de linha no início de 2022, devido aos novos padrões de emissão de poluentes Proconve P7 que foram empregados no Brasil, junto com o motor 1.6 também deu adeus a opção do câmbio automático nestes modelos.

volkswagen gol 2023

Gol 2023

Assim como na motorização, o Gol 2023 conta com uma única versão de acabamento, chamada simplesmente de “1.0”, vem apenas com itens básicos para o atual padrão do mercado – apesar de custar R$ 74.820, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, desembaçador e limpador do vidro traseiro, ajuste de altura no banco do motorista e travas elétricas sem controle remoto.

volkswagen gol 2023

O Gol 2023 vem de série com rodas em aço aro 14, calçadas pneus 175/70 R14 e calotas. Um ponto que chama atenção na lista de equipamentos, é que mesmo custando quase R$ 75 mil, o modelo da Volkswagen não tem sequer sistema de som de fábrica, enfim tempos difíceis do mercado brasileiro de veículos.

gol 2023 interior / voyage 2023 interior
Acima o interior do Gol e do Voyage 2023, sistema de som é opcional por R$ 1.430

volkswagen voyage 2023

volkswagen voyage 2023
Também ofertado em versão única 1.0, o preço do Voyage 2023 é caro, R$ 85.770

Voyage 2023

Assim como o Gol, o sedan Voyage 2023 também vêm em versão única de acabamento chamada apenas de “1.0”. O preço do Voyage 2023 assusta R$ 85.770, isso mesmo R$ 85.770. A lista de equipamentos é exatamente a mesma vista no Gol, ou seja, apenas o básico; ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétrico dianteiros, desembaçador do vidro traseiro, iluminação no porta malas, banco do motorista com ajuste de altura, e as rodas são em aço aro 14 com calotas.

volkswagen gol 2023
Acima o Gol em sua versão completa, porém o preço salta para R$ 83.690
volkswagen voyage 2023
Completo o preço do Voyage 1.0 encosta nos R$ 95 mil !!

Opcionais Gol 2023 e Voyage 2023…

Caso você queira um Gol ou Voyage 0 km mais decente em termos de equipamentos, terá que comprar alguns pacotes de equipamentos opcionais, como rodas maiores aro 15 por R$ 320, som com sistema infotainment “Media Plus”, que não é uma multimídia, mas já conta com entrada USB, Bluetooth e Auxiliar, o pacote ainda oferece dois alto-falantes, porém apenas nas portas dianteiras, caso você queira quatro alto falantes, terá que instalar por conta própria, inclusive passar a fiação, já que tanto o Gol quanto o Voyage só trazem fiação nas portas dianteiras, o preço do pacote Media Plus é de R$ 1.430.

volkswagen gol 2023 interior / interior voyage 2023 completo
Acima o interior da versão completa do Gol e Voyage 2023

Há ainda como opcional, o pacote Urban Completo, que custa salgados R$ 8.800, elevando o preço do Gol 1.0 para R$ 83.690 e o Voyage 1.0 para salgados R$ 94.570. Este pacote agrega aos modelos: Rodas em liga leve aro 15, chave do tipo canivete com controle remoto para as travas das portas e abertura do porta-malas, alarme, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, sistema multimídia com tela touchscreen Composition Touch com App Connect, vidros elétricos dianteiros e traseiros, faróis de neblina, retrovisores elétricos, função tilt down e setas nos retrovisores, além de volante multifuncional e ajuste de altura e profundidade para o volante.

volkswagen gol 2023

Cores do Gol e Voyage 2023:

Tanto o Gol quanto o Voyage 2023 tem o total de cinco opções de pinturas, sendo três opções de cores sólidas: Branco Cristal e Preto Ninja – ambas de série sem custo adicional, porém caso o cliente opte pela pintura sólida Vermelho Flash, terá que pagar R$ 500 adicionais. Por fim, há ainda duas opções de cores metálicas: Cinza Platinum e Prata Sirius, ambas ao custo de R$ 1.610 adicionais.

volkswagen voyage 2023

Gol e Voyage se despendido do mercado…

No Brasil desde 1984, o ano de 2022 deve ser o último do Volkswagen Gol no mercado brasileiro, a Volkswagen já confirmou que encerrará a produção do hatch agora em 2022, ele será substituído pelo Polo Track, uma versão mais simples e barata do Polo, que chegará ao mercado agora segundo semestre, com preço provavelmente na faixa dos R$ 75 mil a R$ 80 mil.

Já com relação ao Voyage, a previsão é que ele saia de linha no mais tardar em 2023, porém, o modelo que está no mercado desde 2009 não terá um substituto, quem quiser um sedan da Volkswagen terá mesmo que comprar um Virtus, que atualmente tem apenas duas versões, ambas com motor 1.0 turbo e parte de salgados R$ 113.250.

Um substituto para o Voyage, seria uma possível versão mais barata e menos equipada do Virtus, dotada de motor 1.0 MPi, porém que ainda não tem qualquer previsão de lançamento, por parte da Volks, alias o Virtus deve ganhar um novo visual em 2023, talvez uma versão com design antigo permaneça em linha e venha a ficar no lugar do Voyage, quem sabe, por enquanto são apenas suposições da nossa parte.

volkswagen gol 2023

Crise na Volkswagen Brasil?

Apesar de ser praticamente o mesmo carro desde 2008, o Volkswagen Gol ainda vende razoavelmente bem, de janeiro até maio de 2022, o hatch de entrada da Volkswagen emplacou 14.172 unidades, enquanto o Polo neste mesmo período, vendeu apenas 1.770 unidades, uma baita diferença.

Atualmente, o Volkswagen Gol, apesar de velho e apenas com uma única versão, é o segundo carro mais vendido da Volkswagen do Brasil, perdendo apenas para o SUV T-Cross, que de janeiro até maio de 2022, emplacou 26.563 unidades.

Ainda mais estranho é analisar os dados do mês de maio, e ver que o Gol foi o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil.

Quer dizer que o Volkswagen Gol ainda é um sucesso de vendas? Não ! O Gol em 2022 aparece apenas como o 15º carro mais vendido no ranking brasileiro. O problema é que os carros da Volkswagen atualmente não conseguem mais vender tão bem como antes.

Este fato, coloca a Volkswagen brasileira em uma situação bastante delicada, já que as vendas da marca por aqui ainda dependem e muito do veterano Gol, modelo que claramente já não consegue acompanhar os rivais mais novos. Lembrando que, nesta mesma situação também se encontram o sedan Voyage e a picape Saveiro.

volkswagen gol fabrica
Saída de linha do Gol, deixará a Volkswagen órfã de um carro com bom volume de vendas, em 2022 de janeiro até maio, já foram vendidas mais de 14 mil unidades do Gol, é o segundo carro mais vendido da VW Brasil na atualidade, outros modelos da marca não vão bem

Volkswagen, que em um passado recente, já foi a montadora que mais vendia carros no Brasil, ocupa atualmente apenas a 4ª posição em vendas, atrás de GM, Fiat e Hyundai, praticamente empatada com Toyota e Jeep.

Com exceção do T-Cross e do Nivus, modelos como Polo, Virtus, Taos, Amarok e Jetta estão praticamente as moscas nas concessionárias da Volkswagen, para termos uma ideia desta baixa procura, as vendas de janeiro até maio de 2022 destes cinco modelos, somam apenas 8.551 carros, enquanto o Gol sozinho neste mesmo período, emplacou mais de 14 mil exemplares, de acordo com dados da Fenabrave.

Com o Gol saído de linha, a Volkswagen ficará órfã de modelos de alto volume de vendas no Brasil, lembrando que em 2021 a fabricante já encerrou a produção do Fox e do Up, e o Voyage e a Saveiro também já estão com os dias contados.

volkswagen polo 2023
Acima o Polo 2023 com visual reestilizado, chega ao Brasil ainda em 2022 com a missão de salvar o modelo, que até maio de 2022 vendeu apenas 1.770 unidades, o Polo perde em vendas até para o BMW 320i emplacou 1.954 exemplares

Polo sofrendo preconceito?

Para piorar, talvez devido aos preços pouco competitivos, e campanhas de marketing polêmicas, o Polo, que em tese seria um substituto do Gol no Brasil, vem sofrendo uma enorme rejeição no mercado, a coisa é tão séria, que atualmente o Polo vende menos do que modelos de luxo como BMW X1, que custa na casa dos R$ 300 mil, agora no mês de maio de 2022, o Polo emplacou apenas 391 unidades, enquanto o BMW X1, 474 exemplares.

A Volkswagen espera que a atualização visual no Polo (foto acima), que irá chegar ao mercado no segundo semestre, além da nova versão mais barata Track, consigam salvar o modelo por aqui.

Dados técnicos Gol e Voyage

Consumo Gol 2023:

Etanol:

9.4 km/l cidade
10,7 km/l estrada

Gasolina:

13,7 km/l cidade
15,2 km/l estrada

Consumo do Voyage 2023:

Etanol:

9.5 km/l cidade
10.9 km/l estrada

Gasolina:

13.8 km/l cidade
15.8 km/l estrada

Desempenho Gol 2023:

Aceleração: 0 a 100 km/h: 13,4 segundos (etanol) 13,7 segundos (gasolina)

Velocidade máxima: 164 km/h (etanol) 162 km/h (gasolina)

Desempenho Voyage 2023:

Aceleração 0 a 100 km/h: 13,5 segundos (etanol) ou 13,8 segundos (gasolina)

Velocidade máxima: 170 km/h (etanol) ou 168 km/h (gasolina).

volkswagen voyage 2023

Dimensões Volkswagen Gol 2023:

Comprimento: 3.89 metros
Distância entre-eixos: 2,47 metros
Largura: 1.89 metros
Altura: 1.47 metros

Porta malas: 263 litros
Peso: 1009 kg
Tanque de combustível: 55 litros

Dimensões Volkswagen Voyage 2023:

Comprimento: 4.21 metros
Distância entre-eixos: 2,47 metros
Largura: 1.89 metros
Altura: 1.46 metros

Porta malas: 462 litros
Peso: 1025 kg
Tanque de combustível: 55 litros

Compartilhe

Respostas de 2

  1. Mais uma vez a VW conseguiu destruir um bom carro.
    Destruiu o Voyage colocando motor 1.0 turbo 3 cilindros, filtro de ar gigante em cima do motor, vidro elétrico só na frente e preço absurdo.
    Ainda querem empurrar o Virtus depenado para substitui-lo com o mesmo motor.
    Mudar para outra montadora deixou de ser opção para obrigatoriedade.
    Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas