A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado brasileiro, trata-se de um SUV com o mesmo porte do Fiat Pulse e que estreará em 2025 ficando abaixo do Nivus. Ainda sem nome confirmado, o modelo internamente é chamado de VW 246, porém muitos estão o apelidando de Gol SUV, já que a proposta deste novo carro é ser um modelo de entrada e mais popular em relação aos outros SUVs da Volks.
Desenvolvimento brasileiro
O pessoal de design e engenharia da Volkswagen do Brasil é um dos mais avançados e tecnológicos do mundo, ficando atrás apenas da Volkswagen Alemanha e China. Este novo SUV compacto está sendo desenvolvido exclusivamente aqui no Brasil e terá produção local na planta de São Bernardo do Campo – SP, assim como aconteceu com o Nivus e T-Cross – modelos que também foram desenvolvidos localmente, inclusive este novo SUV compacto compartilhará a mesma base MQB A-0 destes SUVs.
Seu desenho promete agradar, terá estilo alinhado aos recentes lançamentos mundiais da Volks, porém tendo um toque a mais de esportividade para agradar ao gosto do consumidor local que faz questão de um carro com uma proposta mais esportiva, como é possível notar pelas agressivas e grandes tomadas de ar na dianteira.
Pelos flagras podemos perceber que o modelo terá carroceria com o mesmo porte do Renault Kardian e Fiat Pulse, ou seja, será uma espécie de hatchback crescido. Apesar de usar plataforma MQB, a mesma do Nivus, as dimensões devem ser menores neste novo SUV, podemos esperar uma distância entre eixos na faixa dos 2.55 metros a 2,60 metros, e comprimento na casa dos 4.10 metros.
Motor 1.0 turbo
Na parte mecânica não há novidades, o novo SUV compacto da Volkswagen usará o já conhecido motor 1.0 turbo 170TSI que rende 116 cv com etanol ou 109 cv com gasolina, para um torque de 17 kgfm independente do combustível. É o mesmo bloco já presente em modelos como VW Polo e Virtus, lembrando que o Nivus e T-Cross já usam um motor mais potente o 1.0 turbo 200TSI com 128 cv.
Como se trata de um modelo de entrada, não espere luxos na cabine, podemos esperar um padrão de acabamento similar ao do Polo, tendo as versões mais caras um painel digital de 7 polegadas e multimídia de 10 polegadas, mas é só. O pacote ADAS com piloto automático com ACC e frenagem frontal automática, na nossa opinião, ainda é dúvida para este modelo, caso exista, deve estar presente apenas na versão mais cara, afinal tais itens elevam consideravelmente o preço final do carro.
A versão de entrada deve ter câmbio manual de cinco marchas, enquanto as demais virão com câmbio automático de seis marchas.
Qual será o preço?
Acreditamos que este novo VW SUV deva aposta fortemente no preço para cativar compradores, principalmente porque sua faixa de mercado é estreita, ele ficará posicionado entre o Polo que hoje parte de R$ 80 mil e o Nivus que começa em R$ 119.990. O novo Gol SUV deve partir da casa dos R$ 110 mil, enquanto as versões mais caras devem encostar nos R$ 130 mil. Achou caro? É triste saber que hoje o Fiat Pulse mais barato, com motor 1.3 aspirado e câmbio manual custa a partir de R$ 106 mil.