Nessa quarta-feira 19 de dezembro, o governo federal anunciou a prorrogação da redução do IPI para carros 0km por mais 6 meses, porém calma, as alíquotas de IPI começarão a voltar ao normal gradativamente, a partir de janeiro de 2013.
Em janeiro, os veículos 0km terão reajuste no IPI, por exemplo os carros com motor 1.0 que atualmente estão isento do imposto, pagarão 2% de seu valor de IPI, e haverá outro aumento de em abril, sendo que em junho o imposto voltará ao seu valor normal, cobrado antes da redução. (Confira a tabela mais abaixo).
Outro dado importante é com relação ao IPI para caminhões, que deixará de existir, agora este tipo de veículo ficará isento permanentemente da cobrança do imposto, a razão disso, segundo o governo é que os caminhões são bens de capital, usado para a produção.
Análise da redução…
Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a redução do IPI, (que teve início em maio de 2012) foi valida, e se não tivesse havido a redução no imposto, as vendas de automóveis 0km teria sido entre 30% a 40% menores do que foram. As vendas registraram um aumento a partir de junho, graças a redução do IPI, e se mantiveram em níveis acima dos registrados no primeiro semestre, quando não havia a redução.
Carros mais caros…
Para quem está pensando em comprar um carro novo, é bom ficar ligado, porque dessa vez não haverá prorrogação do IPI reduzido (que era pra ter terminado em outubro). Durante os meses de janeiro a abril, alguns carros já devem ter seus preços levemente reajustados.
Confira abaixo como será a volta do IPI :
Carros com motor 1.0
Atualmente não paga IPI. A partir de janeiro terão 2% de alíquota. Em abril, o valor sobe para 3,5% e em julho, volta ao valor original de 7%.
Carros com motor a gasolina entre 1.0 e 2.0 litros
Atualmente com a redução pagam 6,5% de IPI. Em janeiro, será elevado para 8%, subindo para 10% em abril e retornando aos 13% em julho.
Carros com motor flex entre 1.0 e 2.0
Atualmente com o imposto reduzido pagam 5,5%, subirá para 7% em janeiro. Em abril, o IPI sobe para 9% e, em julho, 11%.
Utilitários
Com apenas 1% de imposto, o nível sobe para 2% no primeiro mês de 2013, passando para 3% em abril e 8% em julho.
Respostas de 3
Que vergonha!
É confortante saber que essa grana do IPI é usado corretamente em nosso país, em áreas como saúde, educação, segurança e principalmente nas estradas desse país que estão quase 100% pavimentadas e seguras. Falar que essa grana toda vai ser usada na corrupção, gastos estratosféricos dos políticos e etc é tudo mentira hein galera! 😉
Que bom hein!