Gustavo Sondermann morre após acidente em Interlagos na Copa Montana

gustavo sondermann

A corrida de abertura do campeonato 2011 da Copa Chevrolet Montana foi marcada pela morte do piloto paulista de 29 anos Gustavo Sondermann, ele sofreu um forte acidente na quarta volta da prova em Interlagos que começou com muita chuva.

Confira acima o vídeo do acidente que tirou a vida de Gustavo Sondermann

Após sofrer um toque de Tiago Geronimi, Gustavo Sondermann rodou e bateu forte no muro da curva do Café, atravessando a pista o carro de Sorderman foi violentamente acertado por Pedro Boesel.

Ao observar a gravidade do acidente a direção de prova decidiu dar a corrida por encerrada com apenas 4 voltas completadas. A vitória ficou com Daniel Serra, Sergio Ramalho foi segundo e Welligton Justino o terceiro.

A equipe de resgate conseguiu tirar Gustavo Sondermann do carro e fazer a reanimação do piloto ainda na pista, ele foi levado para o Hospital São Luíz com os sinais vitais estabilizados.

Porém ao chegar ao hospital Sondermann estava em coma, e foi constatado também um grave traumatismo craniano, hemorragia cerebral difusa, além de uma fratura na primeira vértebra cervical, formando um quadro irreversível.

Após os primeiros exames foi constatada a morte cerebral do piloto, fato que foi confirmado novamente hoje (segunda-feira 4 de abril). Gustavo ainda continua respirando através de aparelhos e sua família já deu entrada para o processo de doação de orgãos.

A Curva do Café em Interlagos…

Somado as condições de pista no momento do acidente a morte de Gustavo Sondermann foi uma fatalidade, porém há alguns pontos a serem observados: A curva do Café em Interlagos já é famosa pelos acidentes com sérias gravidades: No dia 9 de dezembro de 2007 Rafael Sperafico, na época companheiro de equipe de Gustavo Sondermann na Stock Car Ligth, acabou morrendo em um acidente nesta mesma curva, o carro dele bateu no muro e voltou a pista sendo acertado em cheio por outro carro, mantando Sperafico no local do acidente. Antes disto na F1, Fernando Alonso bateu violentamente neste trecho do circuito em 2003 causando a paralisação da prova e assustando a todos.

No dia 25 de fevereiro deste ano (2011) o fotografo João Lisboa acabou morrendo nesta mesma curva do Café, quando participava de um “track day” em Interlagos, ele bateu no muro violentamente com sua moto e morreu a caminho do hospital.

gustavo sondermann carro acidente interlagos

foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com / via Globoesporte.com

Pneu invertido…

Outro detalhes que contribuiu para o acidente de Sondermann é que o pneu traseiro direito do carro do piloto acidentado estava colocado de forma invertida aos demais (repare na foto acima), este fato pode ter contribuído para a perda de equilíbrio do carro de Sondermann.

Gustavo Sondermann…

O piloto Gustavo Sondermann tinha 29 anos e já havia sido campeão da Pick Up Racing em 2008, ele também já disputou provas na GT Brasil, além de ter tido uma boa carreira no Kart.

Em 2009 já pela Stock Car Light (hoje Copa Montana) Sondermann conseguiu 6 vitórias e marcou 9 poles.

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Respostas de 7

  1. foi uma trajrdi mas a familia foi muito bon doza mesmo e um momento triste doarao os orgaos e eu agradeso a eles pela doaçao que sauvou minha vida pois eu estava 2 anos na fila de espera e fui trasplantado de pulmao

  2. O pneu invertido dirige toda a lâmina d´água para o sulco central. À velocidade deste protótipo a aquaplananagem no Café era inevitável.

    Acho que o chefe da equipe deveria ser processado pelo Ministério Público por homicídio culposo. Imperícia ou imprudência.

  3. Pessoal… A prática de inverter o sentido do pneu é muito utilizada para ganho de aderência, principalmente em provas de arrancada, onde os pneus que exercem tração, tem o sentido invertido, garantindo boa diferença de tempo final. Olhado o sentido da pista de interlagos, a maioria das curvas é para esquerda, exigindo mais aderência dos pneus da direita, é possível (…) que a prática de inversão do pneu direito traseiro (eixo traseiro com tração nesses carros) seja realmente para garantir mais tração, evitando perdas de traseira em curvas e derrapadas. Não afirmo que a inversão do pneu, nesse caso do acidente, foi proposital, mas a prática é válida sim.

    1. Resposta – Jorge Figueiredo

      Esta inversão de pneus foi notada por diversos veículos da imprensa, após olharem as imagens do carro depois do acidente, note na foto acima que o pneus traseiro do lado direito tem um sentido de rodagem aposto ao do pneu do lado esquerdo.

      Os pneus de chuva de um carro de competição ou os pneus dos carros de rua de alta performance, tem os sulcos (aquelas ranhuras) projetadas em direção a frente do carro, claro voltadas ao sentido de rodagem que é sempre para frente, estes pneus diferentemente de um pneus comum de um carro de rua, tem seu lado correto para serem colocados. Os sulcos tem a função de fazer escoar a água, para que sempre o carro tenha contato com o solo, evitando a famosa aquaplanagem, que é quando o pneu perde o contato com o solo. Com o pneu invertido o escoamento da água é comprometido, ou seja o pneu não dispõe de sua eficiência máxima de aderência.

      Claro que no caso do acidente de Sondermann é incoerente afirmarmos que isto causou o acidente, já que tudo começou quando houve um toque antes do carro bater. Mas o pneu traseiro invertido por ter sim comprometido a estabilidade do carro.

      Outro ponto é que segundo o chefe da equipe J Star, onde corria Sondermann, esta pratica de inverter os pneus é comum na categoria, visando aumentar o desempenho, porém a Goodyear, fabricante dos pneus usados na Stock Car, ainda não se pronunciou sobre o assunto, afirmando que não há base técnicas para responder sobre isto.

      Leia mais este artigo publicado no site GloboEsporte.com, eles ouviram o ex piloto de F1 Luciano Burti a respeito disto.

      http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/not

      Confira o que disse o chefe da equipe J Star ao site Grande Premio

      <a href="http://grandepremio.ig.com.br/stockcar/2011/04/05/chefe+da+j+star+nega+que+pneu+invertido+tenha+gerado+batida+de+sondermann+10396711.html&quot; rel="nofollow"> <a href="http://grandepremio.ig.com.br/stockcar/2011/04/05/chefe+da+j+star+nega+que+pneu+invertido+tenha+gerado+batida+de+sondermann+10396711.html” target=”_blank”>http://grandepremio.ig.com.br/stockcar/2011/04/05

  4. "Pneu invertido…

    …pode ter contribuído para a PERCA de equilíbrio do carro de Sondermann."

    Caros amigos, não existe "perca" e sim perda de equílibrio, por favor não errem no português!

    Abraços…

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