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GWM Poer 2024 – Rival da Hilux tem lançamento confirmado para o Brasil no próximo ano conheça em detalhes

A montadora chinesa GWM (Great Wall Motors) confirmou oficialmente nessa última sexta-feira (28 de abril) a produção no Brasil da picape Poer. Com a missão de roubar clientes de modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger a GMW Poer chegará às ruas do nosso país na metade de 2024, prometendo boa qualidade mecânica e bons equipamentos, com direito até mesmo uma exclusiva versão híbrida flex.

Visual da GWM Poer lembra o da Toyota Hilux, compare a foto da picape chinesa (abaixo) com o modelo japonês abaixo

Produção da Poer no Brasil em 2024

A GWM Poer 2024 tem visual robusto, que chega a lembrar (principalmente pela dianteira) a Toyota Hilux, a picape chinesa se tornará brasileira na planta de Iracemápolis (interior de São Paulo), fabrica que anteriormente pertencia a Mercedes Benz e foi comprada pela Great Wall Motors.

Vale comentarmos que a fábrica da Great Wall Motors no Brasil será super moderna, terá capacidade de produzir até 100.000 veículos ao ano empregando 2.000 funcionários, porém de início, a produção da picape deve girar em torno dos 20.000 exemplares anuais.

A expectativa da Great Wall Motors é estrear a nova linha de produção no dia 1 de maio de 2024. Sendo que de início, as peças virão da China e serão apenas montadas no Brasil, regime de produção conhecido como CKD, porém a GWM promete para os próximos anos passar aos poucos a produzir componentes em solo brasileiro.

Acima o Poer já no Brasil, a picape foi mostrada durante evento realizado nessa semana na planta de Iracemápolis (SP)

Picape Poer já está no Brasil

Durante um evento realizado na fabrica de Iracemápolis agora no final de abril, a GWM convidou vários jornalistas para ter um primeiro contato com a nova picape, que já vai entrar em fase de testes e adaptações no Brasil.

Versão com apelo off-road agrada

A versão mostrada no evento na fábrica conta com uma série de elementos exclusivos em relação as demais versões da Poer, trazendo itens como grade frontal mais agressiva com acabamento em preto fosco, para choque próprio para off-road, estribos laterais em alumínio, apliques de plástico nas caixas de rodas e até mesmo um snorkel que permite a picape enfrentar trechos alagados. Além de faróis e lanternas com lentes escurecidas, rack no teto, santo Antônio na caçamba, rodas aro 18 calçadas por pneus de uso misto, enfim é um pacote visual muito interessante. Deixe ai sua opinião sobre o visual da nova picape.

Além de atender ao mercado local a Poer 2024 brasileira será exportada para outros países da América Latina, como na Argentina e Colômbia, locais onde a picape já é vendida, porém importada da China.

Qual será o preço da Poer no Brasil?

Acreditamos que um dos diferenciais da picape Poer no Brasil, deva ser seu preço mais acessível em relação as rivais diesel, já que o modelo da Great Wall usará um inédito conjunto híbrido flex. Claro que ela não será barata, porém podemos esperar valores na casa dos R$ 250.000 a R$ 300.000 (com base no mercado atual). Lembrando que hoje as picapes famosas como Hilux, S10 e Ranger já tem a maioria de suas versões acima dos R$ 300.000, alcançando até mesmo R$ 350.000 nas configurações mais equipadas.

O conjunto híbrido flex da GWM Poer

Assim como os demais modelos lançados pela Great Wall Motors no Brasil (que contam com algum tipo de motorização eletrificada), a picape Poer 2024 será oferecida com tecnologia híbrida flex, na qual o motor a combustão poderá rodar tanto com gasolina quanto com etanol. Esta será a primeira picape no Brasil e no mundo com esse tipo de motor híbrido bicombustível. A ideia da montadora chinesa é oferecer uma alternativa mais moderna, barata e menos poluente em relação as picapes diesel no mercado brasileiro.

Potência da GWM Poer 2024 no Brasil

Na China e na Argentina a GWM Poer conta com uma versão diesel equipada com motor 2.0L turbo de 163 CV e 40 kgfm de torque, porém essa variante não deve ser oferecida no Brasil.

Para o mercado brasileiro a GWM oferecerá um conjunto híbrido diferente e inédito, um motor 2.0L turbo flex com injeção direta de combustível, comando de válvulas variável VVT e potência de 190 cv, combinado com um motor elétrico. A potência combinada da picape híbrida deve ficar em torno dos 200 cv a 240 cv.

A grande vantagem deste conjunto híbrido será o motor elétrico ajudando em algumas situações a empurrar a picape, diminuindo a carga sobre o motor a gasolina, como em acelerações no anda e para das cidades.

Vencer a falta do diesel será um grande desafio para o Poer no Brasil

Lembrando que as picapes flex no Brasil não deram muito certo devido ao alto consumo de combustível (havia picapes flex com consumo de 4 km/l na cidade), algo pouco pratico e nada econômico, pesou também a falta de torque dos motores flex em relação ao diesel e a durabilidade menor.

Lembrando que hoje não há mais nenhuma picape média com motor flex no mercado brasileiro, apenas diesel. Vamos esperar para ver qual será a eficiência e o consumo deste conjunto da GWM Poer.

Câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4 inteligente

Ainda na parte mecânica, a Great Wall Motors usará uma moderna e robusta caixa de câmbio automática de oito velocidades produzida pela marca alemã ZF. Outro ponto forte promete ser a tração 4×4, que usará um módulo inteligente de distribuição de acordo com a necessidade TOD, ou seja, a tração integral só entrará em ação quando for necessária.

Picape maior que as rivais !

Nas fotos é possível perceber que a Poer é uma picape bastante robusta, ela mede 5.38 metros, por 1.98 m de largura e 1.88 m de altura, a distância entre eixos também chama atenção, fica em 3.23 metros.

Tanto em comprimento externo quanto interno, a picape da Great Wall Motors é maior do que as rivais, por exemplo, a Toyota Hilux mede 5.26 m de comprimento e tem entre eixos de 3.08 m, uma diferença extra de quase 14 cm somente no tamanho da cabine na Poer.

A capacidade de carga da GMW Poer fica em 1050 kg, mesma capacidade que em outros modelos desta categoria.

Interior da GWM Poer

O interior da Poer é bastante funcional e sóbrio, a cabine não apela para um desenho exagerado ou super moderno, porém o acabamento é rico em detalhes, podemos dizer que supera com facilidade o visto nas picapes nacionais.

Em alguns mercados como na Argentina, a GMW Poer conta ainda uma versão luxuosa (interior mostrado nas fotos acima), chamada sugestivamente de “Luxury”, esta traz um painel com acabamento rico em detalhes com couro acolchoado no painel, nas portas e nos bancos. Porém não sabemos se esta versão virá ao Brasil, a Great Wall não divulgou fotos internas do modelo na fábrica.

Na China a GWM Poer recebeu uma reestilização

Versão reestilizada da GMW Poer na China?

Recentemente a Great Wall Motors colocou no mercado chinês uma versão atualizada da picape Poer, externamente a picape ganhou um novo desenho na grade frontal e no para-choque, porém o que mais chama atenção nesta reestilização na Poer 2024 é a cabine (foto abaixo), que mudou radicalmente, ganhando novo visual, acabamento e equipamentos de carro de luxo, como painel digital ao estilo tablet com 7 polegadas e sistema multimídia com tela de 12.3 polegadas. Ainda não há informações sobre esta versão atualizada no Brasil.

Acima a cabine da versão renovada da Poer apresentada na China

A GWM Poer é uma picape de luxo

Tendo como base o modelo vendido na Argentina por equivalentes R$ 313.000 (com motor diesel de 163 cv), a picape GWM Poer traz itens interessantes em termos de equipamentos, itens até raros nas picapes desta categoria no Brasil:

Equipamentos inéditos na categoria

A lista de equipamentos deve inclui itens como faróis Full LED, piloto automático adaptativo ACC com frenagem frontal automática, assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de saída de faixa, câmeras 360 graus, alerta de colisão frontal com frenagem frontal automática, sistema de estacionamento automático, teto solar elétrico, central multimídia com tela de 9 polegadas, painel 100% digital configurável de 7 polegadas, ar condicionado digital.

Há ainda sistema de áudio com seis alto falantes, volante e bancos forrados em couro, três modos de condução Normal, ECO e Sport, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento, retrovisores rebatíveis eletricamente, carregador wireless para smartphones, assistente de transporte de trailer, freio a disco nas quatro rodas e rodas aro 18.

Vai vender bem?

Para roubar clientes de picapes consagradas no mercado brasileiro como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, modelos que há décadas são conhecidas e admiradas pelos brasileiros principalmente pela robustez do conjunto mecânico, a GMW Poer vai apostar na velha receita de combinar muitos equipamentos de série a um preço mais baixo e um projeto mecânico diferente da concorrência.

Se vai dar certo ou não, ainda é cedo e difícil falar, certo é que a Great Wall Motors Poer é uma picape diferente e realmente tem qualidades, o conjunto híbrido flex também, caso tenha consumo realmente baixo, pode sim ser um grande diferencial deste modelo e impactar o mercado de picapes.

Outros carros da Great Wall no Brasil

Tank 500 – SUV deve chegar em breve para concorrer com Toyota SW4

Além da picape, posteriormente a montadora GWM deve produzir no Brasil alguns SUVs de luxo feitos sobre a mesma plataforma da Poer, os mais cotados são os Tank 500 (foto acima), que é uma espécie de Toyota SW4 da Great Wall. Outro cotado é o Tank 300, um 4×4 de luxo com visual retro, que lembra SUVs clássicos como Land Rover Discovery e Mercedes Classe G, inclusive com interior luxuoso.

Tank 300 (foto acima), tem visual retro, tração 4×4 e interior luxuoso que lembra o do Mercedes Classe G,

Fonte: Jorge Moraes

Equipe Encontracarros

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  • Se a picape GWM Poer híbrida flex vier mesmo com todas as especificações técnicas como potência, torque e baixo consumo de combustível, e preço abaixo das concorrentes a diesel, ela será muito bem aceita pelo consumidor brasileiro, e as picapes a diesel terão uma enorme redução nas suas vendas, em função da chegada da picape GWM Poer híbrida flex no Brasil.

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