Há décadas a marca Harley Davidson virou simbolo de um estilo de vida diferenciado, uma marca que é conhecida por suas motocicletas chamativas de visual clássico, feitas para quem gosta de cair na estrada nos finais de semana e tem gasolina no sangue, as Harleys também são conhecidas por terem um motorzão potente de alta cilindrada e por serem muito barulhentas, porém isso está prestes a mudar. A Harley Davidson resolveu aderir aos novos tempos, a fabricante lançou em 2019 lá fora o modelo LiveWire, sua primeira moto com motor elétrico. Com design agressivo e moderno (diferente das demais motocicletas da Harley), ele chegará ao Brasil no próximo ano.
Índice desta matéria
A Harley Davidson LiveWire à primeira vista causa estranheza, ao começar pelo fato que seu motor não faz barulho, uma heresia para um fabricante que é conhecida pelo ronco ensurdecedor das suas motos, por questões de segurança a LiveWire emite apenas uma espécie de pulsação ao condutor (embora o recurso pode ser desligado) com isso o piloto sabe se o motor está ligado ou desligado. Mesmo em alta velocidade a moto elétrica não faz barulho, esse particularmente é um dos principais ponto negativos da nova moto elétrica.
A missão de dar mobilidade a Harley Davidson LiveWire fica a cargo de um motor 100% elétrico, capaz de desenvolver uma potência equivalente a 105 CV e um torque de 11.83 kgfm. A moto não tem transmissão e o torque sempre está 100% disponível, o que permite uma aceleração impressionante a motocicleta.
Há quatro modos de pilotagem: Sport, Rain, Road e Range, sendo que o primeiro conforme o nome antecipa, é uma configuração mas esportiva, já o segundo é indicado para piso molhado, enquanto o “Road” garante uma pilotagem mais confortável, entregando potência e torque de forma equilibrada é indicado para um passeio tranquilo, por fim no modo Range o foco é a economia, essa configuração é ideal para aumentar a autonomia da Livewire, utiliza a energia gerada pelos freios nas frenagens para recarregar as baterias do motor.
A Harley Davidson Livewire é uma moto totalmente diferente das demais motocicletas da marca, não apenas por ser elétrica, mas em praticamente todos os aspectos, da experiência de pilotagem ao design que tem uma estética particular. É uma moto bonita que certamente vai chamar atenção nas ruas, tem um estilo mais curto e racional comparada a maioria das Harleys, ela tem linhas modernas e futurista traz uma concepção de chassi inédita, há alguns poucos detalhes clássicos como o design do farol.
Seu painel é totalmente digital e traz grafismos modernos, com display colorido e de alta resolução, o visual do display tem estilo que lembra um tablet, entre os recursos mostrados estão a velocidade, carga das baterias e autonomia projetada.
Segundo a Harley a ideia foi criar uma motocicleta que pudesse ser utilizada tanto no lazer quanto no dia a dia, ou seja, uma moto que rodasse com conforto tanto em viagens de finais de semana, quanto em perímetro urbano ao ir para o trabalho.
A Livewire tem um desempenho simplesmente incrível, por ser elétrica a potência e torque do motor é disponibilizado quase que instantaneamente, ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, isso mesmo, a LiveWire pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos, uma marca impressionante.
Já a velocidade máxima da Harley Davidson LiveWire é limitada aos 177 km/h (110 milhas). Como não poderia deixar de ser, para frear esta máquina de desempenho incrível, a Harley instalou poderosos discos de freios de 300 mm, a moto conta com ABS, controle de tração e diferentes mapas do motor. Já os pneus foram desenvolvidos através de uma parceria com a fabricante francesa Michelin, são exclusivos para este modelo.
Quanto a autonomia, a Harley LiveWire é capaz de rodar até 238 km com uma carga completa das baterias, isso na cidade (já que ao andar em trechos urbanos as baterias são recarregadas ao usar os freios), já na estrada a autonomia cai bastante, fica em apenas 152 km, é claro que isso varia de acordo com o estilo de pilotagem e percusso.
A autonomia limitada seja talvez o principal ponto fraco de uma moto elétrica, enquanto nas Harleys convencionais com motor a gasolina, quando o combustível estiver no final, basta apenas parar em um posto, reabastecer e continuar viagem, a moto elétrica LiveWire tem autonomia limitada, o que a torna útil apenas para rodar nas cidades ou em viagens curtas, já que o tempo de recarga é bastante longo.
Em uma tomada convencional são necessários entre 8 a 10 horas para realizar uma carga completa das baterias da moto, ou seja, o condutor terá de colocar a motocicleta para recarregar a noite e de manha as baterias estarão 100% recarregadas.
Outra ma noticia, é que o preço da Harley Davidson Livewire 2021 não será baixo, na Europa ele custa cerca de 34.000 euros, já nos EUA chega por 30.000 dólares, valores bastante elevados para uma motocicleta, então por aqui, no Brasil podemos esperar um valor entre R$ 150.000 a R$ 200.000 possivelmente, ou seja, será um brinquedo para poucos.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.