Após uma série de ida e vindas, finalmente a montadora chinesa Great Wall deve chegar ao Brasil, segundo informações que circulam na imprensa nacional, a marca chinesa acaba de adquirir a fábrica da Mercedes no interior de São Paulo e deve começar a produzir alguns dos seus carros no Brasil em 2022, a confirmação oficial deve ocorrer em breve. Um dos primeiros carros da Great Wall que deve ser feito no Brasil é o SUV Haval H6, com design moderno, porte robusto e interior luxuoso, capaz de fazer inveja aos rivais mais tradicionais, o Haval H6 deve rivalizar com carros como Chery Tiggo 8, VW Tiguan e o Jeep Commander.
Índice desta matéria
Afinal Great Wall ou Haval? Quem são eles?
Como de costume as coisas nas montadoras chinesas não são tão fáceis de serem entendidas, porque tudo acontece muito rápido, a Great Wall Motors, ou GWM, é uma das maiores fabricantes de automóveis da China foi fundada em 1984, e assim como acontece com outros grandes grupos como: GM, Volkswagen e Stellantis que englobam várias marcas, a Haval foi criada em 2013 para ser uma espécie de divisão de SUVs do grupo Great Wall, e eles vem obtendo um grande sucesso.
Atualmente a Haval já é a terceira maior fabricante de SUVs no mundo, ficando atrás apenas da Jeep e da Land Rover, eles estão presentes em 60 países, incluindo no Chile, já venderam mais de 5 milhões de carros, uma marca difícil de ser alcançada por qualquer montadora, principalmente por uma fabricante que existe há menos de 10 anos, são números que realmente chamam a atenção.
No mercado chinês a Haval é atualmente a marca que mais vende SUV, o modelo H6 que virá ao Brasil, atualmente figura entre os 10 carros mais vendidos da China, emplacando quase 40 mil unidades por mês, tendo praticamente o mesmo número de vendas do Toyota Corolla na China. A marca Haval também vem sendo considerada atualmente a marca mais valiosa da China.
Desenho Haval H6 2022 agrada
Sem duvidas um dos grandes destaques do Haval H6 2022 fica por conta do seu visual, o carro tem uma aparência bastante robusta e moderna, esse é possivelmente um dos SUVs mais bonitos do mercado chinês na atualidade. Na dianteira chama atenção a enorme grade cromada, o estilo agressivo do para-choque e os faróis afinados com perfil moderno e iluminação total por LED.
Já de perfil o SUV Haval H6 tem amplas caixas de rodas, que em sua versão mais cara chegam a ter 19 polegadas. A carroceria tem linha de cintura elevada, o que reforça a sensação de robustez do visual.
Enquanto na traseira como já é padrão em 10 de cada 10 SUVs, há um conjunto de lanternas do tipo 3D em LED, conectadas por um friso.
Haval H6 tem boas dimensões…
Atualmente já em sua terceira geração, o Haval H6 2022 tem boas dimensões, ele mede 4.61 m de comprimento, por 1.86 m de largura e 1.72 m de altura, é muito maior se compararmos com o Jeep Compass, o atual líder entre os SUVs nesta categoria no Brasil. Seu entre-eixos mede generosos 2.69 m de comprimento, cerca de 5 cm maior em relação ao Compass.
De forma geral com relação as dimensões, o Haval H6 se posiciona entre o Jeep Compass e o Chery Tiggo 8. Lembrando que apesar de ser grande o Haval H6 tem apenas 5 lugares, porém seu porta-malas é amplo tem 600 litros de capacidade.
Motores Haval H6 2022
A motorização do Haval H6 2022 varia de acordo com o mercado em que é oferecido, na China ele conta com duas opções de motores, 1.5L turbo com 163 CV ou 2.0L turbo com 201 CV, a primeira tem torque de 28 kgfm, enquanto a top de linha traz 32 kgfm de torque. Em ambos casos o Haval H6 tem câmbio automatizado DCT de dupla embreagem e sete velocidades. O H6 conta com tração 4×2 dianteira na maioria das versões, porém há uma versão top de linha com tração 4×4.
Não há uma opção de motorização a diesel para o Haval H6, o que pode deixa-lo em desvantagem em relação a alguns dos seus rivais.
No Brasil ele deve ter motor turbo de 200 cv
No Brasil é provável que o modelo da Haval adote apenas o motor 2.0 turbo de 200 cv e tração 4×2. Assim como acontece no Chile.
Interior Haval H6 surpreende
O Haval H6 tem uma cabine moderna e luxuosa, seu interior é minimalista com poucos botões físicos e passa uma sensação de qualidade na construção, por exemplo não há alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas por um seletor giratório no console central.
O acabamento interno é quase todo feito com couro, tendo detalhes em alumínio e em Black Piano. Destaque para as duas telas na cabine, uma acima do volante, é um cluster digital configurável com 10.25 polegadas e uma outra tela ao centro do painel é touch e tem 12.3 polegadas, ela exibe os recursos do sistema multimídia, além dos comandos do carro, como ar-condicionado.
Equipamentos de série Haval H6 2022
Como a maior parte dos carros chineses, o Haval H6 2022 tenta conquistar o consumidor pela boa oferta de equipamentos de série, na China sua versão mais cara é chamada de Supreme (chamada de Delux em alguns mercados), ela traz itens como faróis totalmente em LED com ajuste automático de altura, rodas em liga leve aro 19 com acabamento diamantado, freio de estacionamento eletrônico, frenagem de emergência automática, sistema de câmeras 360 graus.
Há ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de estacionamento automático, ar condicionado automático com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, head up display, controles de subidas e de descidas, sistema de som com 8 alto falantes, partida por botão e abertura das portas por aproximação, faróis e limpadores do para brisa com acionamento automático, além de teto solar panorâmico.
Destaque ainda para a parte da segurança, a versão mais cara do Haval H6 vem com um pacote de segurança composto por frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, alerta e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, piloto automático adaptativo.
Preço do Haval H6 no Brasil
Tendo como base os valores cobrados pelo Haval H6 no Chile, e comparando com o preço do Tiggo 8 neste mesmo mercado, podemos estimar que o Haval H6 no Brasil teria preços no mesmo patamar do Tiggo 8, ou seja, podemos esperar valores na casa dos R$ 200 mil, variando de acordo com as versões e equipamentos que o modelo teria no Brasil.
Great Wall já tentou chegar no Brasil em 2011
Desde 2019 a Great Wall vem perseguindo um plano de expansão para mercados internacionais, atualmente a marca chinesa está presente em mais de 60 países ao redor do globo. Em 2011 a marca chegou a ensaiar uma vinda para o Brasil, porém na época com o aumento de IPI, para carros importados a marca acabou desistindo dos planos, foi nesta mesma época que as fabricantes chinesas estavam invadindo o Brasil, o que levou ao governo federal tomar medidas protecionistas para preservar as montadoras que já produziam no Brasil, o que fez a Great Wall cancelar os seus planos.
Agora com a compra da fábrica da Mercedes no interior de São Paulo, surge então uma grande oportunidade para a Great Wall finalmente estrear no Brasil.