Certamente a Great Wall Motors é uma marca desconhecida para 90 % dos brasileiros, porém eles prometem se tornar uma presença constante nas ruas brasileiras nos próximos anos. A fabricante que é a maior produtora de carros da China, está realizando um investimento multibilionário no Brasil, e o primeiro fruto desse investimento está preste a chegar as ruas, trata-se do Haval H6 2023. SUV que começará a ser vendido no inicio do próximo ano, traz como destaque sua motorização híbrida, capaz de fazer até 28,7 km por litro na cidade, além de ter capacidade para rodar até 170 km sem precisar usar gasolina.
Índice desta matéria
No Brasil, o SUV Haval H6 2023 será oferecido com duas versões de motores: HEV (híbrida normal) ou PHEV (plug in híbrida), sendo que essa última pode ser recarregada na tomada e rodar apenas no modo elétrico, sem precisar de gasolina no tanque, nesse caso a autonomia é de 170 km. Já a versão HEV, conta com um conjunto híbrido mais simples, com bateria menor e muito menos potência, não necessitando de recarga externa.
Inicialmente o SUV será oferecido apenas na versão PHEV, que começa a ser vendida nos primeiros meses de 2023 com preço na faixa dos R$ 300.000, já a versão HEV deve chegar apenas no segundo semestre e terá preço mais acessível.
O Haval H6 PHEV conta com um motor 1.5L Turbo dianteiro a gasolina, que é auxiliado por dois motores elétricos de alta capacidade, totalizando a potência combinada de impressionantes 393 CV para um torque de 60 kgfm. A transmissão é automática do tipo DHT e a tração 4×4 distribuída de forma eletrônica de acordo com a necessidade, podendo variar 100% na dianteira ou 100% na traseira.
Enquanto a versão de entrada do H6, a HEV contará com um bloco 1.5L Turbo a gasolina de 150 CV e 22.4 kgfm, porém que trabalhará associado com um bloco elétrico de 50 CV e 15.8 kgfm. Totalizando uma potência combinada de 189 CV e 38.2 kgfm.
O grande destaque fica por conta do consumo, segundo dados de fábrica o Haval H6 PHEV faz 28 km/l na cidade e 25 km/l na estrada, um consumo impressionante para qualquer tipo de carro, ainda mais para um SUV de 4.70 metros de comprimento.
Para entendermos o quão impressionante é esta autonomia, o Haval H6 será capaz de rodar mais de 1000 km com um tanque cheio, será a maior autonomia entre os SUVs no Brasil.
Versão PHEV plug in híbrido, pode ser carregada na tomada, roda até 170 km usando o motor elétrico
Vale lembrar que estes são dados de fábrica, já de acordo com o Inmetro, os números reais são mais modestos, ficam na versão PHEV em 25 km/l na cidade e 18.6 km/l na estrada.
Enquanto a versão de entrada HEV faz 12.3 km/l na cidade e 13.6 km/l na estrada, lembrando que a versão HEV será muito mais barata em relação a PHEV que chegará primeiro no mercado brasileiro, por isso a diferença no consumo.
Acima H6 vendido no resto do mundo, o modelo brasileiro (foto abaixo) terá visual exclusivo para o nosso país
Além da motorização híbrida, o Haval H6 2023 também traz uma série de outros diferenciais que prometem incomodar a concorrência. O visual imponente do SUV foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, após a montadora ter realizado uma série de estudos com consumidores locais.
A grade frontal do H6 brasileiro terá visual exclusivo, é maior e tem estilo mais sofisticado em relação ao modelo chinês, o para-choque também foi redesenhado e é exclusivo do modelo BR.
Os cromados do H6 chinês deram lugar a uma série de apliques em Black piano. As imponentes rodas de liga leve aro 19, também são exclusivas para o mercado brasileiro.
Com relação ao tamanho, o Haval H6 tem comprimento de 4.65 m, largura de 1.88 m e altura de 1.72 metros, sua distância entre eixos é de 2.74 metros. São dimensões amplas que o colocam em um patamar muito superior a SUVs queridinhos do mercado, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Só para comparamos, o Jeep Compass, que é referência entre os SUVs no Brasil, tem comprimento 25 cm mais curto, é 10 cm mais baixo, 6 cm mais estreito e tem distância entre eixos 11 cm menor, ou seja, podemos considerar que são modelos de categoria diferentes.
O Great Wall Haval 6 em tamanho, se assemelha a SUVs grandes como o Chery Tiggo 8 e Chevrolet Equinox, sendo que a distância entre eixos do modelo chinês é apenas 1 cm menor do que o Toyota SW4, que tem 2.75 m.
O interior do Haval H6 também chama atenção, a cabine tem um desenho moderno e aspecto minimalista, o bom nível no acabamento também agrada, a cabine é rica em detalhes e usa diferentes tipos de materiais nobres, os bancos são largos e tem acabamento digno de carro de luxo.
Como no Brasil a preferencia é por carros com bancos com couro preto ao invés de tons claros como acontece na China, a montadora refez a tonalidade do interior, adotando cores mais escuras para o nosso mercado, não apenas nos bancos mas também no painel, console e nas forrações das portas. Lembrando que na China o H6 tem interior mais exótico, combinando preto com creme nos bancos e portas, além de detalhes na cor dourado no volante, painel e nas portas.
A cabine do Haval H6 também chama atenção pela tecnologia embarcada, ao centro do painel há uma tela grande de 12.3 polegadas, a peça conta com conectividade com smartphones sem o uso de cabo, através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o painel de instrumentos também será digital totalmente configurável com tela de 10.2 polegadas, seu desenho lembra um tablet.
Entre os equipamentos de série estão itens como ar-condicionado automático digital dual zone, bancos dianteiros elétricos com sistemas de aquecimento e ventilação, memória para os ajustes dos bancos, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa com sensor de presença basta passar o pé sobre o para-choque traseiro, há até mesmo memória para abertura da tampa evitando que ela bata no teto da garagem, head up display, sistema de câmeras 360 graus, sistema automático de estacionamento, carregador sem fio para celulares com 15w, freio de estacionamento automático com função Auto Hold, faróis Full LED, rodas aro 19 e como opcional único haverá teto solar panorâmico.
Porém o grande destaque é o com relação a parte da segurança e condução semiautônoma, o Haval H6 tem um pacote de respeito, vindo com sistema composto por nada menos do que 5 câmeras e 14 radares.
Há frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo com função Stop and Go e Traffic Jam- capaz de seguir o veículo à frente e inclusive no transito, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão traseira, sistema de reconhecimento de placas e sinais de transito, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, contando inclusive com sistema evasivo para evitar colisões capaz de desviar o carro (smart dodge), há ainda alerta para veículos ou ciclistas próximos ao carro na hora de abrir as portas, há até mesmo sistema de frenagem automática para cruzamentos.
Em termos de preços, o Haval H6 2023 deve custar na faixa dos R$ 270.000 a R$ 300.000 na versão PHEV (plug in híbrida). Com isso o SUV híbrido vai rivalizar com as versões mais caras do Jeep Compass (R$ 250.000), além de carros como Kia Sportage (R$ 230.000 até R$ 265.000), o elétrico Peugeot e-2008 (R$ 279.000), além do recém lançado híbrido BYD Song Plus (R$ 269.000), e o Volvo XC40 Recharge plug in híbrido R$ 329.000.
Enquanto a versão híbrida normal HEV, segundo a Great Wall concorrerá com SUVs médios no mercado brasileiro, deve ter preço na casa dos R$ 200.000 a R$ 220.000, enfrentando modelos como Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Tiggo 7 Pro e Jeep Compass em suas versões flex.
Se o Haval H6 vai ser um sucesso no Brasil só o tempo vai dizer, fato é que o modelo tem uma série de atributos para isso. Resta sabe se as pessoas estão dispostas a desembolsar R$ 300.000 em um SUV de uma marca ainda desconhecida no Brasil, talvez o maior desafio da montadora seja este, se tornar conhecida e vencer a desconfiança no segmento de luxo que é super exigente no Brasil.
A HAVAL é uma montadora extremamente nova, foi criada em 2005 como uma sub divisão da Great Wall, somente em 2013 ganhou status de marca própria.
Apesar de ter apenas 9 anos de vida, os números da marca impressionam, já venderam mais de 5 milhões de unidades no mundo, estão presente em mais de 60 países, são atualmente os maiores produtores de SUVs na China. A marca figura como o terceiro maior produtor de SUVs no mundo, perdendo apenas para Land Rover e Jeep.
A Great Wall Motors é o maior grupo automotivo da China, tem capital 100% privado, ou seja, não contam com interferência do governo chinês. Além da HAVAL eles contam com outras quatro submarcas: WEY, ORA, GMW Pick ups e Tank.
De acordo com informações divulgadas pela Great Wall Motors, haverá um investimento de R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, sendo deste montante R$ 4 bilhões serão empregados até 2025, ainda não está claro quais modelos serão lançados no Brasil além do Haval H6, porém a intenção da fabricante chinesa é ambiciosa, planejam lançar 10 carros no Brasil nos próximos anos.
A Great Wall Motors ou GWM, irá produzir no Brasil, para isso comprou a fabrica da Mercedes Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, sendo que grande parte deste investimento financeiro será para modernizar esta linha de montagem, que terá capacidade para produzir até 100.000 carros por ano e criará cerca de 2.000 empregos diretos.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Este carro é de flango né?