Este é o novo Honda Amaze 2025, um sedan compacto, menor que o City, que será vendido na Índia. Trata-se de um modelo totalmente novo, tem visual moderno e chamativo, interior bem equipado contanto inclusive com pacote ADAS em sua versão mais cara, porém o que mais chama atenção no Honda Amaze é o seu preço atrativo, este sedan na Índia partirá de ₹ 7 99 900 rupias, algo em torno de R$ 57.000. Não custa lembrar que no Brasil o carro mais barato hoje é o ultracompacto Fiat Mobi, ofertado por R$ 74.990.
Índice desta matéria
Este novo sedan ficará no lugar do Honda Brio Amaze, apesar de pouco famoso deste lado do mundo é um modelo popular em vários países da Ásia, sua primeira geração foi lançada em 2013 e a segunda chegou em 2018, porém o modelo 2025 trata-se de um carro totalmente novo.
Seu desenho é interessante, na dianteira ele tem visual inspirado no SUV Elevate (que virá ao Brasil em 2025 como novo WR-V), enquanto as laterais e a traseira tem estilo inspirado no City. Todo o conjunto de luzes é em LED, inclusive na versão mais barata. As rodas são aro 15 em todas as versões, sendo em aço na mais barata e em liga leve nas duas outras versões mais caras.
As proporções do Amaze são um tanto estranhas de propósito, o carro teve que ser compactado para assim medir menos de 4 metros e pagar menos impostos na Índia, por lá a taxa de imposto para veículos varia de acordo com a medida, carros com mais de 4 metros pagam mais.
As dimensões são compactas, ele mede 3,99 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,50 m de altura, a distância entre eixos é de 2,47 metros, só para compararmos, o Honda City é 35 cm mais comprido e tem distância entre eixos 12 cm maior em relação ao Amaze. Apesar do tamanho compacto o Honda Amaze tem bom espaço no porta malas com 416 litros. O seu espaço interno também não é dos piores, já que sua distância entre eixos de 2,47 m é exatamente a mesma do finado VW Voyage.
A cabine do novo Honda Amaze também é interessante, sua arquitetura tem inspiração no Honda Civic. Desde a versão de entrada o modelo já conta com acabamento interno em dois tons combinando bege com preto, sendo que a versão mais cara conta com detalhes em softouch nas portas e console central, além de detalhes em metal no volante, painel e portas dianteiras.
Apesar do preço inicial de R$ 57.000 ser muito interessante, mesmo na versão de entrada chamada de “Amaze V” ele já virá muito bem equipado, sendo curiosamente até mais equipado do que o nosso Honda City mais barato que parte de R$ 117.900.
O Amaze já sai de fábrica com faróis Full LED, lanternas em LED, painel digital de 7 polegadas, sistema Keyless com partida do motor por botão, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, central multimídia com tela de 8 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, 6 airbags e sensor de esquecimento de pessoas ou aninais no banco traseiro. O câmbio automático CVT é opcional.
A configuração intermediária Amaze VX agrega itens como câmera de ré, ar-condicionado automático digital com acionamento a distância pela chave, chave com botão para partida do motor, retrovisores com rebatimento automático, serviços remotos Honda Connet com capacidade de conectar o carro com a Alexa e smartwatch, rodas em liga leve aro 15, faróis de neblina em LED, carregador wireless para smartphones e câmbio automático CVT com borboletas atrás do volante.
Por fim, a versão mais cara chamada de Amaze ZX se diferencia por vir com o pacote ADAS trazendo itens como frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo ACC, faróis com acendimento automático, farol alto inteligente, alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da estrada.
Você deve estar pensando: “Mas com tudo isso esta versão mais cara deve ser muito cara ! ” Acredite a versão top de linha do Amaze custará ₹10.89 rupias, algo em torno de R$ 77.600, apenas R$ 1.000 mais cara que o nosso Renault Kwid Zen no Brasil.
Na parte mecânica, a Honda também pensou no preço, para conseguir fugir dos impostos a fabricante japonesa equipou o sedan com um motor compacto 1.2 litros, aspirado, 4 cilindros, 16v VTEC a gasolina, que rende 90 cv de potência e 11 kgfm de torque.
O câmbio do Honda Amaze de série é manual de cinco marchas ou automático CVT com sete marchas. De acordo com a Honda este motor 1.2 consegue fazer até 19,4 km/l, ou seja, é super econômico.
Infelizmente ele não deve vir ao Brasil, o novo Honda Amaze, apesar de que seria uma opção interessante de sedan compacto no Brasil, deve ficar restrito a Índia e a outros países da Ásia, como Tailândia e Indonésia.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.