Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o modelo que é líder em vendas na sua categoria traz diversas evoluções, algumas delas inclusive devem causar polêmicas, como o freio traseiro que agora é acionado por um manete no guidão ao invés do pedal, além disso, a Honda Biz 2025 tem visual atualizado, novo painel digital, tomada USB para carregar celular e um novo motor de 125 cc. São duas versões: ES e EX, os preços partem de R$ 12.000. Vamos conhecer em detalhes.
Índice desta matéria
Valores com base em São Paulo, e não inclui o frete nem seguro.
Começando pelo visual, a nova Honda Biz 2025 tem um estilo mais limpo, a versão mais cara EX tem agora luzes de condução diurna em LED, porém as luzes principais seguem com lâmpadas comuns.
Em ambas as versões o escudo dianteiro tem um novo estilo mais bonito e também mais funcional, agora na parte interna do escudo há um porta objetos / porta bebidas, que pode acomodar um celular ou uma garrafa de até 500 ml.
Há ainda um gancho retrátil para acomodar sacolas ou bolsas, enquanto do lado direito do escudo, próximo ao local da chave de ignição, há uma inédita tomada USB do tipo C para carregamento de smartphones, ela possui uma tampa emborachada para evitar que entre água.
A Honda melhorou o acesso ao compartimento embaixo do banco, a operação para destravar foi simplificada, agora basta ativar um comando na chave de ignição que o banco é destravado, permitindo fazer toda a operação apenas com uma mão. O espaço para guardar o capacete também ficou maior.
Para evitar queimaduras a Honda redesenhou a ponteira de escapamento da Biz 2025, o escape vem com um novo acabamento em preto. Nesta mesma proposta de segurança, a fabricante instalou uma nova proteção entre o motor e a pedaleira direta para evitar queimaduras.
A parte polêmica destas mudanças feitas pela Honda na Biz 2025 é a mudança no acionamento dos freios, desde que foi lançada lá no ano de 1998, a Biz sempre teve freio traseiro acionado no pedal do lado direito – assim como é na grande maioria das motocicletas.
Porém na linha 2025 a Honda retirou o pedal do freio traseiro da Biz que agora passou a ser acionado por uma alavanca no punho esquerdo do guidão, integrado com o sistema de acionamento combinado CBS – quando o piloto aciona a manete esquerda, tanto o freio traseiro quanto o dianteiro são acionados de forma simultanea, sendo que no manete do lado direito no guidão permaneceu o acionamento do freio dianteiro normal. Esta mudança vai exigir uma certa adaptação e tempo para se acostumar.
Por falar em freios, a versão de entrada ES tem freio a tambor dianteiro, enquanto a mais cara EX tem freio a disco, infelizmente não foi desta vez que a Honda Biz recebeu a opção de freio ABS.
Tanto na versão mais barata ES, quanto na mais cara EX, a Honda Biz 2025 tem um inédito painel 100% digital, porém na versão mais cara o visual é melhor do tipo Black Out. O mais legal é que em ambas versões o painel digital da Biz, apesar de pequeno, é bastante completo, tendo velocímetro, marcador do nível de combustível, hodômetros total e parcial, indicador de marcha engatada, além do indicador econômico de condução.
A Honda Biz manteve o mesmo padrão de motor, ou seja, um bloco com 125 cilindradas e refrigeração a ar, porém a Honda retrabalhou todo o motor, aumentou o diâmetro do pistão para melhorar o torque e a resposta em baixas e médias rotações, melhorando assim a economia de combustível e as acelerações.
Agora a versão mais barata Biz ES, (antes chamada Biz 110i) passa a vir também com motor de 125 cilindradas, que é 14% mais potente e tem 15,7 % a mais de torque em relação ao antigo motor de 110 cilindradas que equipava esta versão.
Na versão mais barata ES a Biz 2025 tem injeção eletrônica calibrada apenas para o uso de gasolina, já na versão mais cara EX, a Biz tem injeção eletrônica FlexOne, ou seja, pode rodar tanto com etanol, gasolina ou ambos ao mesmo tempo.
Em ambas a potência não mudou, são 9,53 cv e 10,1 kgfm de torque.
O câmbio também não mudou, segue semiautomático de apenas 4 marchas, é o mesmo usado deste a primeira geração da Biz, na qual as marchas são engatadas pressionando o pedal do lado esquerdo para baixo com a ponta do pé, e as reduções de marcha são feitas usando o calcanhar, sendo que é possível ao pressionar o pedal engatar o ponto morto.
Apesar de não ter modificações no câmbio, a Biz 2025 tem uma nova corrente “tipo 420” que promete menor perda de energia e maior durabilidade.
A Honda fez melhorias estruturais no chassi da Biz 2025, foi instalado um novo tubo que liga a coluna de direção ao motor e a balança traseira, visando deixar o chassi mais resistente e rígido, melhorando a dirigibilidade do modelo, foi feito também uma nova calibração da suspensão dianteira.
A versão mais barata da Biz, chamada de Biz ES (foto acima) tem rodas em aço raiadas e freio a tambor na dianteira, além de ter motor que só bebe gasolina.
Enquanto a versão mais cara EX (foto acima) se diferencia por vir com rodas em liga leve, tem freio a disco na roda dianteira e pneu dianteiro mais largo, além de farol com luzes de posição em LED, painel mais moderno, motor flex e pintura metálica ou perolizada de série, porém, a diferença de preço entre as duas versões é de quase R$ 3.000, um valor bastante considerável.
Para a versão ES há apenas pinturas sólidas: Preto, Branco e Vermelho, enquanto para a versão EX há as seguintes opções: Azul Metálico, Branco Perolizado com detalhes na cor creme ou Vermelho Perolizado.
Ambas as versões têm garantia de fábrica de 3 anos sem limite de quilometragem, sendo que a Honda fornece óleo Pro Honda gratuitamente em sete revisões (a partir da terceira revisão). O intervalo para cada uma das revisões é de 6 mil km ou 6 meses, porém a primeira revisão acontece com 1.000 km ou 6 meses.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.