A Honda apresentou no final do ano passado na Europa, uma atualização para a naked CB1000R, modelo esse que deve chegar ao Brasil já como Honda CB1000R 2022, a moto que segue o estilo “neo cafe race” ganhou uma série de aprimoramentos, entre os destaque estão o visual que ficou mais arrojado, um novo painel de TFT com uma espécie de sistema multi-mídia, além de novas rodas de liga leve aro 21 com desenho raiado.
Esse foi o primeiro facelift da moto lançada lá fora em 2018 e que chegou ao Brasil em 2019. Na Europa esse facelift já está nas lojas como Honda CB 1000R 2021, já no Brasil deve chegar em breve, já como Honda CB 1000R 2022.
Índice desta matéria
As mudanças no visual da CB 1000R foram sutis, se concentraram sobretudo na dianteira da motocicleta que está mais arrojada, a moto manteve o seu estilo com inspirações retro, porém está mais agressiva e elegante.
Em sua linha 2022 a Honda CB1000R traz um novo quadro em alumínio, além de um novo farol Full-LED mais moderno e aerodinâmico, agora ele fica em uma posição um pouco mais inclinada. A naked da Honda ganhou ainda novas rodas de liga leve aro 21 com desenho raiado, que lembram bastante o desenho usado nas rodas de carros superesportivos, e a roda traseira tem desenho diferente da dianteira.
Ainda como novidades, a CB 1000 R 2022 recebeu retoques no tanque com vincos mais profundos, um novo painel digital em TFT, semelhante a das moto mais caras da Honda, e novos detalhes nos apliques laterais, que ficaram menores.
Esse novo painel de instrumentos da CB1000R 2022 é um show à parte, ele vem equipado com a função Honda Smartphone Voice Control, que permite uma integração do painel com o smartphone do dono, via Bluetooth. Enquanto o painel digital usado pelo modelo até então era bastante simples, com fundo azul e grafismos branco, esta nova tela é maior, tem 5 polegadas, tem maior resolução, e é colorida, e a melhor parte é que seu layout é configurável.
O novo painel é como se fosse uma central multi-mídia de um carro, funciona com comandos de voz e é integrada ao celular do piloto através de conexão Bluetooth, ela tem funções como navegação por GPS, atende ou faz chamadas telefônicas, mandar mensagens através de comandos de voz, permitindo até mesmo ouvir música enquanto pilota. Tudo graças a um microfone e um fone embutido no capacete. Para controlar as funções há botões 4 botões no lado esquerdo do guidão, há uma espécie de inteligência artificial que conversa com o piloto e sugere as opções para evitar dele ter que olhar a tela para ler a opções. Entenda melhor no vídeo acima (em inglês).
Além disso, a CB1000R traz uma tomada USB, para carregamento rápido de celular.
Em termos de motores, praticamente não há novidades na CB 1000R 2022, a Honda fez apenas algumas mudanças no para atender ao novo padrão de emissão de poluentes da Europa, o Euro 5, e com isso segundo a fabricante a resposta ficou mais linear.
A Honda CB1000R 2022 vem equipada com o motor Inline-4, 4 cilindros em linha, de 998 cc, capaz de desenvolver 143 hp de potência a 9.5000 rpm e um torque de 7.7 kgfm a 8.250 rpm. O câmbio possui seis velocidades e conta como opcional o sistema “up/down quickshifter”, um recurso eletrônico que permite ao motorista trocar as marchas sem precisar usar a embreagem, garantindo trocas de marchas muito mais rápidas e seguranças.
Segundo dados da revista Quatro Rodas, a Honda CB 1000R tem velocidade máxima de 235 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos, já a prova de 0 a 200 km/h é feita em 11.5 segundos. Sem duvidas números de tirar o fôlego, ainda mais que estamos falando de uma motocicleta “naked”, sem qualquer auxílio aerodinâmico que favoreça o alto desempenho.
Lembrando que a Honda CB 1000R conta com diversos auxílios eletrônicos para deixa-la um pouco mais fácil e dócil de ser pilotada, como acelerador eletrônico sem cabos, que conta com um sensor que oferece maior controle sobre a posição do acelerador. Há ainda o controle de tração HSTC, com 3 mapas para dosar a potência do motor. Lembrando que é possível desligar totalmente o controle de tração. Há ainda três modos de pilotagem pré-definidos, além de um modo extra na qual o piloto pode customizar a atuação eletrônica ao seu gosto.
A Nova CB1000R 2022 estará disponível com três opções de cores: Vermelho, prata ou toda preta, essa última é uma edição especial de lançamento, chamada de Black Edition.
A expectativa é de que a Honda CB1000R 2022 chegue às ruas do Brasil no final desse ano 2021, ou no começo de 2022, atualmente o modelo antigo 2021 é oferecido nas revendas brasileiras, com preço de R$ 61.500. Esperamos que haja um pequeno aumento nesse valor para o modelo 2022 renovado, que deve custar em torno dos R$ 64 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Boa Noite Prezados!
Já estamos no 3º trimestre e até agora nada do novo modelo da cb 1000 r, gostaria de uma comunicação assim que souberem da chegada aqui no Brasil.
Sem mais para o momento, desde já agradeço.
Gláucio Gurgel Spínola.