A linha 2018 da Honda CG 160 Cargo recebeu uma boa novidade, a adoção de freios com acionamento combinado CBS (Combined Brake System), agora a motocicleta que é destinada ao uso profissional no transporte de pequenas cargas ficou mais segura. Ela também conta com freio a disco dianteiro e rodas de liga leve.
O sistema CBS, da Honda CG 160 Cargo já era ofertado de série em outros modelos da linha CG, como na Fan e Titan 160, o sistema funciona quando o piloto aciona o freio traseiro, automaticamente o freio dianteiro também é acionado gradativamente, sendo que além do acionamento normal do freio traseiro, 30% da força da frenagem vão para a roda dianteira. Este recurso aumenta bastante a segurança da motocicleta durante as frenagens, diminuindo a distância necessária para parar, já que a grande maioria dos pilotos por medo ou falta de costume, acaba acionando apenas o freio traseiro. Lembrando que no caso do acionamento do freio dianteiro, o manete tem funcionamento normal, fazendo funcionar apenas o freio dianteiro.
Além disso, a CG 160 Cargo segue com as mesmas características, como bagageiro amplo com capacidade de levar até 20kg, cavalete central, tanque de combustível com capacidade para 16,1 litros, suspensão reforçada e painel digital com hodômetro parcial.
O motor segue o já conhecido 162,7 cm³, monocilíndrico, flex, com injeção eletrônica e partida elétrica, ele desenvolve 14,9 cv com gasolina e torque máximo de 1,40 kgf, já com etanol são 15,1 cv de potência e 1,54 kgfm de torque, o câmbio é manual de cinco marchas.
O preço da linha CG Cargo 160 2018 será de R$ 8,990 (tendo como base o estado de São Paulo), um aumento de R$ 600 em relação à linha 2017. A Honda oferece garantia total de três anos, e revisões com sete trocas de óleo grátis, válida a partir da terceira.
CG 125i Cargo…
Lembrando que além da CG 160 Cargo, a Honda também oferece uma versão mais barata e menos potente, a CG 125i Cargo, ela sai por R$ 7.130, são R$ 1,860 a menos que a CG 160 Cargo, porém vem com motor mais fraco, e bem menos equipada sem os freios CBS, contando com freio a tambor dianteiro, partida manual, rodas de aço raiadas, (foto acima).