A Honda apresentou de modo oficial nessa última quinta-feira (29) a 11ª geração do Civic, o sedan que chegará ao país no próximo ano importado já como Honda Civic 2023, mudou radicalmente, e traz um série de evoluções em relação ao carro atual, nessa nova geração a Honda buscou ir na contra mão do modelo anterior em estilo, e criar um novo modelo com linhas mais sóbrias e elegantes, o resultado foi um sedan com linhas que remetem um pouco ao Accord, e ai você gostou ?
Índice desta matéria
A Honda tem o costume de alternar uma geração com visual mais sóbrio com outra com estilo mais ousado. Por exemplo a geração lançada do Civic em 2007 tinha um visual tão arrojado que até hoje quase 15 anos após seu lançamento, ele ainda continua chamando atenção nas ruas. No inicio da década passada (2013) a marca lançou a nona geração, que tinhas linhas mais sóbrias e dividiu de opiniões, porém foi muito bem em vendas. Na sequencia veio então 10ª geração (2017) que tinhas linhas futuristas e bastante arrojada, agradou bastante principalmente o público mais jovem, porém talvez não tenha agradado ao público mais tradicional que compra o sedan, já que as vendas no Brasil e no mundo não foram tão boas assim, e o Civic perdeu muito espaço para o seu maior rival o Toyota Corolla.
Agora na 11ª geração do Civic, o sedan da Honda volta a apostar em um estilo mais sóbrio e elegante, justamente para tentar conquistar novamente o público que prefere um estilo mais conservador e menos chamativo, com isso a Honda espera conseguir voltar a incomodar o Toyota Corolla, e voltar a liderança da categoria.
O Honda Civic 2023 tem linhas inspiradas no Accord, na verdade ele se tornou uma espécie de Mini-Accord, lembrando que a geração atual do Accord vendida nos EUA tem ido muito bem em vendas.
Na dianteira o destaque fica por conta do estilo dos faróis, que estão mais finos e são agora do tipo Full-LED, também chamam a atenção a moldura dos faróis de neblina em formato de C e a abertura central de ar no para-choque frontal que ficou maior, dando ao sedan uma aparência mais esportiva.
Já de perfil o Honda Civic 2023 tem porte imponente, linha de cintura elevada com um vinco na altura das maçanetas, enquanto a traseira traz um um estilo bem mais convencional em relação a geração passada, as lanternas ficaram muito maiores.
As proporções da carroceira do Civic também mudaram, a maior alteração é o para-brisa, que foi recuado em 5 cm, com isso o capô foi alongado, e segundo a Honda o Civic ficou com um aspecto mais imponente. O teto perdeu um pouco aquele o formato curvo com caimento acentuado na parte traseira, que conferia um jeitão de coupé ao modelo de geração anterior, este novo modelo assume a forma de sedan mais tradicional com três volumes.
Por dentro, a Honda buscou criar uma cabine mais minimalista e limpa no novo Civic 2023, há poucos botões físicos, destaque para as saídas de ar no painel que contam com acabamento em Black Piano e ficam escondidas atrás de uma grade em formato de colmeia que corta o painel de um lado ao outro, um visual bastante diferente.
Em relação a geração passada, o painel ficou mais baixo e afinado, melhorando a sensação de amplitude à bordo. Os bancos também são novos, ficaram mais largos e densos, prometendo melhorar o conforto em viagens mais longas.
O Honda Civic 2023 também traz novas tecnologias como painel 100% digital configurável, e central multimídia ao estilo floating, que fica suspensa sobre o painel, melhorando sua visibilidade, ela é semelhante a do Accord.
Na versão top de linha Touring, o Novo Civic 2023 tem com tela grande de 9 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o cluster é totalmente digital com 10.2 polegadas. Já nas versões mais baratas (LX, Sport e EX ) a multi-mídia de série tem 7 polegadas, e o painel de instrumentos mescla um display digital na esquerda, com um velocímetro analógico tradicional no lado direito do painel de instrumentos.
Entre os equipamentos de série estão itens, como volante multifuncional, ar condicionado digital com zonas de temperatura individuais, frenagem de emergência frontal, freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, além de teto solar e um sistema de som premium da marca BOSE com 11 alto falantes, um subwoofer e amplificador de 12 canais, o primeiro equipamento deste tipo disponível para o Civic.
O interior do Civic ficou mais minimalista nessa nova geração, há poucos botões físicos, a tela do sistema multimídia é do tipo flutuante com até 9 polegadas é o cluster é todo digital com 10 polegadas
Em termos de dimensões o Novo Civic 2023 mede 4.67 m de comprimento, por 1.80 m de largura e 1.41 m de altura, já o entre-eixos é de generosos 2.73 m, em relação a atual 10ª geração houve um aumento de 3 cm no comprimento total, este 3 cm extras foram justamente na distância entre-eixos, o que deve se traduzir em mais espaço para os passageiros do banco de trás. Curiosamente o novo Civic ficou 2.3 cm mais baixo.
Seguindo na direção oposta da tendência geral do mercado, ainda não foi dessa vez que o Civic ganhou uma versão hybrid, inicialmente o sedan será oferecido no mercado com duas opções de motores ambas a gasolina, os motores continuarão os mesmos usados no Civic atual de 10ª geração, ou seja, o bloco 2.0L aspirado capaz de desenvolver até 152 CV e 19 kgfm de torque.
Enquanto as versões mais caras do Novo Civic 2023 terá o também já conhecido motor 1.5L Turbo, que equipa atualmente a versão Touring do sedan, esse bloco recebeu alguns aprimoramentos e ficou cerca de 10 cv mais potente, passando a desenvolver 182 CV e 24.5 kgfm. A versão Touring ganhou ainda um novo modelo Sport de condução, acionado por um botão no painel, que se juntará aos já presentes modos: Normal e Eco.
Em ambas as versões o câmbio do Honda Civic é o também já conhecido automático do tipo CVT que simula de forma eletrônica 7 marchas e também foi revisado, para ficar mais econômico.
A Honda afirma ter realizado upgrades no sistema de suspensão e direção do Civic em relação ao modelo anterior, melhorando o conforto, o desempenho em curvas e também o silencio ao rodar.
Nos Estados Unidos, onde ele chega primeiro já agora no segundo semestre de 2021, o Civic manterá as mesmas versões do modelo atual ou seja: LX, Sport, EX e Touring, sendo que as versões LX e Sport virão com motor 2.0, enquanto a LX e a Touring terão motor 1.5 turbo.
Por fim, a Honda também realizou melhorias no sistema “Honda Sensing” (ainda não disponível no Civic brasileiro), o pacote que já é de série em todas as versões do Civic no Estados Unidos, ganhou uma nova câmera com maior capacidade de visão e novos sensores, além do sistema Traffic Jam Assist, que controla o carro no transito acelerando e freando de forma automática seguindo o veículo à frente.
De série o Civic 2023 virá em todas as suas versões nos EUA com a versão mais simples do pacote Honda Sensing, composto por um um novo sistema de frenagem automática, capaz de detectar, veículos, pedestres e ciclistas, além de ser capaz de ser também de ler as linhas da estrada e os sinais de transito, ele também virá com monitoramento de pontos cegos.
Opcionalmente o modelo poderá vir com a versão completa do “Honda Sensing”, que engloba itens como piloto automático ACC, auxílio para manter o carro dentro da faixa LKAS, com oito sensores, além de freios automático de velocidade baixa, um sistema que evita pequenas batidas na hora de estacionar ou fazer manobras, evitando também acelerações involuntárias em garagens por exemplo.
No Brasil o Honda Civic 2023 virá importado, a Honda já confirmou que não produzirá esta nova geração aqui no Brasil, a montadora focará seus investimentos na nova geração do City, que terá versões sedan e hatch produzidas por aqui. Esperamos que o novo Civic 2023 tenha seu lançamento acontecendo no segundo semestre do próximo ano, 2022, o modelo chegará ao país ocupando uma faixa de mercado entre o Novo City que será lançado no final desse ano ou começo do próximo ano, e Honda Accord que vai ficar mais caro na linha 2022, ocupando ai uma faixa na casa dos R$ 250.000.
Esperamos que o preço do Novo Civic 2023 parta dos R$ 150.000, tendo versões mais caras com motor turbo, já na casa dos R$ 180 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários