A Honda está apresentado de modo oficial o Novo Honda Civic Hatchback 2022, destinado a mercados da América do Norte, Ásia e Europa, o modelo chega para se juntar a versão sedan da nova geração do Civic, que foi revelado em abril desse ano. Com visual esportivo e harmônico, o hatch chega para rivaliza com modelos como VW Golf, Ford Focus e Toyota Corolla Hatch.
Índice desta matéria
Visto de frente, o visual do Novo Honda Civic Hatchback 2022 é praticamente idêntico ao Novo Civic Sedan mostrado em abril, porém da porta dianteira para trás tudo é novo neste Civic, o comprimento do carro é 8 cm mais curto em relação ao sedan. O Civic Hatchback 2022 mede 4.589 m de comprimento, já a largura e altura são as mesmas do sedan, 1.80 m de largura e 1.415 m de altura, enquanto o entre-eixos fica em 2.736 m, também é exatamente o mesmo do Civic normal.
Acima o Novo Civic Hatch 2022
Embora seja praticamente idêntico ao sedan o Honda Civic Hatchback 2022 conta com alguns elementos visuais exclusivos, que lhe confere uma aparência mais esportiva e estilosa em relação ao sedan, como o estilo da frontal grade em formato de colmeia.
Porém o que chama atenção mesmo no modelo é visual da traseira, que traz um conjunto das lanternas com aspecto bem legal, elas são totalmente por LED e tem efeito 3D de profundidade, cortando a traseira do Civic de um lado ao outro, algo muito mais interessante do que o visto no sedan.
Outro diferencial são as rodas de liga leve aro 18 e o pequeno aerofólio traseiro que virá a partir da versão Sport, no geral a proposta da Honda com o Civic hatchback é justamente oferecer um Civic com uma proposta mais esportiva em relação ao sedan, focando em coquistar um público mais jovem. Vale lembrar que o Civic sedan nesta nova geração traz uma pegada muito mais tradicional e comportada seguindo os passos do Accord.
Vale lembrar que essa versão do Honda Civic é importante sobretudo para a Europa, ao contrário do que ocorre na América do Norte e do Japão, por lá na Europa curiosamente a versão hatchback do Civic é muito mais vendida do que a configuração tradicional sedan, que é por lá é apenas coadjuvante.
Outro fato curioso é que a versão hatchback do Civic vem crescendo a cada ano suas vendas, ele já representa uma fatia mundial de 20% nas vendas do Civic.
Um dos pontos fortes do Civic hatchback é a sua versatilidade, graças a ampla abertura da tampa do porta-malas, a capacidade no porta-malas é gigante, alcançando próximo dos 700 litros (695 litros), enquanto no Civic Sedan de nova geração o porta malas tem apenas 425 litros. No caso do Civic hatchback é possível ainda levar no modelo cargas mais altas com os bancos traseiros rebatidos.
Por dentro também não há nenhuma diferença relevantes em relação ao sedan da 11ª geração do Civic. A cabine traz um estilo minimalista com poucos botões, a maior parte dos comandos estão concentrados na tela do sistema multimídia ao centro do painel que tem 7 ou 9 polegadas de acordo com a versão, o painel do Civic hatch mescla mostradores analógicos com um display digital de 7 polegadas em TFT, opcionalmente o o modelo pode vir com um painel 100% digital com 10 polegadas, carregamento wireless para smartphones e sistema de som BOSE com 12 alto falantes.
Chama atenção o estilo padrão das saídas de ar, que ficam escondidas em uma faixa central do painel, e tem um acabamento cromado em formato de colmeia, além do bom acabamento da cabine, que inegavelmente subiu de nível em relação a geração passada (10ª).
A motorização do Honda Civic Hatchback 2022 irá variar muito de acordo com o mercado, na Europa por exemplo, o modelo será oferecido apenas com motorização híbrida. Já em outros mercados como nos EUA, o hatch Civic será oferecido com um bloco 2.0L naturalmente aspirado capaz de desenvolver 160 CV e 18.7 kgfm de torque, além do conhecido 1.5L Turbo de 182 CV e 24 kgfm de torque. A transmissão poderá ser manual de seis velocidades ou automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Civic Sedan ou Hatch , ambos os carros são bastante parecidos com exceção da grade dianteira (que é mais esportiva no hatch)
Na Europa o Honda Civic Hatchback 2022 será oferecido apenas com motorização híbrida, porém não foi especificado ainda, pelo menos por hora, os dados técnicos dessa versão para o continente europeu, provavelmente o modelo adote a mesma a motorização do Novo Fit (e:HEV technology) e do Novo HR-V que deve começar a ser vendido na Europa ainda este ano.
Tratasse de um motor a gasolina i-VTEC 1.5L com 105 cv ou 131 CV de potência com até 25.3 kgfm de torque, que trabalhará em conjunto com dois motores elétricos, o carro roda a maior parte no modo elétrico e o bloco a combustão só entra em ação, quando o motor é submetido a uma alta demanda de torque, ou para recarregar as baterias do motor elétrico.
Por aqui no Brasil, o Honda Civic 2022 Hatch não vai aparecer nas lojas, já que o mercado brasileiro não é muito fã de modelos hatchbacks deste tipo, tanto é que de tantos modelos tradicionais como Focus e Golf, há atualmente apenas o Chevrolet Cruze hatchback nesta categoria no Brasil, já que o VW Golf saiu de linha em 2019 e o Focus deixou o mercado em 2018. Apenas a versão sedan do Novo Civic deve ser lançada no mercado nacional, vale lembrar que ela virá importada, portanto terá preço bem mais salgado em relação ao modelo atual.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
O Brasil não curte carros hatch pq os porta-malas costumam ser minúsculos, vide o Cruze Hatch. Com um porta-malas deste tamanho, e com esse visual top, acredito que faria sucesso aqui sim (a menos que a Honda cobrasse preço de BMW, claro). Eu teria um desse!!!