A Honda está apresentado de modo oficial o Novo Honda Civic Hatchback 2022, destinado a mercados da América do Norte, Ásia e Europa, o modelo chega para se juntar a versão sedan da nova geração do Civic, que foi revelado em abril desse ano. Com visual esportivo e harmônico, o hatch chega para rivaliza com modelos como VW Golf, Ford Focus e Toyota Corolla Hatch.
Índice desta matéria
Visto de frente, o visual do Novo Honda Civic Hatchback 2022 é praticamente idêntico ao Novo Civic Sedan mostrado em abril, porém da porta dianteira para trás tudo é novo neste Civic, o comprimento do carro é 8 cm mais curto em relação ao sedan. O Civic Hatchback 2022 mede 4.589 m de comprimento, já a largura e altura são as mesmas do sedan, 1.80 m de largura e 1.415 m de altura, enquanto o entre-eixos fica em 2.736 m, também é exatamente o mesmo do Civic normal.
Acima o Novo Civic Hatch 2022
Embora seja praticamente idêntico ao sedan o Honda Civic Hatchback 2022 conta com alguns elementos visuais exclusivos, que lhe confere uma aparência mais esportiva e estilosa em relação ao sedan, como o estilo da frontal grade em formato de colmeia.
Porém o que chama atenção mesmo no modelo é visual da traseira, que traz um conjunto das lanternas com aspecto bem legal, elas são totalmente por LED e tem efeito 3D de profundidade, cortando a traseira do Civic de um lado ao outro, algo muito mais interessante do que o visto no sedan.
Outro diferencial são as rodas de liga leve aro 18 e o pequeno aerofólio traseiro que virá a partir da versão Sport, no geral a proposta da Honda com o Civic hatchback é justamente oferecer um Civic com uma proposta mais esportiva em relação ao sedan, focando em coquistar um público mais jovem. Vale lembrar que o Civic sedan nesta nova geração traz uma pegada muito mais tradicional e comportada seguindo os passos do Accord.
Vale lembrar que essa versão do Honda Civic é importante sobretudo para a Europa, ao contrário do que ocorre na América do Norte e do Japão, por lá na Europa curiosamente a versão hatchback do Civic é muito mais vendida do que a configuração tradicional sedan, que é por lá é apenas coadjuvante.
Outro fato curioso é que a versão hatchback do Civic vem crescendo a cada ano suas vendas, ele já representa uma fatia mundial de 20% nas vendas do Civic.
Um dos pontos fortes do Civic hatchback é a sua versatilidade, graças a ampla abertura da tampa do porta-malas, a capacidade no porta-malas é gigante, alcançando próximo dos 700 litros (695 litros), enquanto no Civic Sedan de nova geração o porta malas tem apenas 425 litros. No caso do Civic hatchback é possível ainda levar no modelo cargas mais altas com os bancos traseiros rebatidos.
Por dentro também não há nenhuma diferença relevantes em relação ao sedan da 11ª geração do Civic. A cabine traz um estilo minimalista com poucos botões, a maior parte dos comandos estão concentrados na tela do sistema multimídia ao centro do painel que tem 7 ou 9 polegadas de acordo com a versão, o painel do Civic hatch mescla mostradores analógicos com um display digital de 7 polegadas em TFT, opcionalmente o o modelo pode vir com um painel 100% digital com 10 polegadas, carregamento wireless para smartphones e sistema de som BOSE com 12 alto falantes.
Chama atenção o estilo padrão das saídas de ar, que ficam escondidas em uma faixa central do painel, e tem um acabamento cromado em formato de colmeia, além do bom acabamento da cabine, que inegavelmente subiu de nível em relação a geração passada (10ª).
A motorização do Honda Civic Hatchback 2022 irá variar muito de acordo com o mercado, na Europa por exemplo, o modelo será oferecido apenas com motorização híbrida. Já em outros mercados como nos EUA, o hatch Civic será oferecido com um bloco 2.0L naturalmente aspirado capaz de desenvolver 160 CV e 18.7 kgfm de torque, além do conhecido 1.5L Turbo de 182 CV e 24 kgfm de torque. A transmissão poderá ser manual de seis velocidades ou automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Civic Sedan ou Hatch , ambos os carros são bastante parecidos com exceção da grade dianteira (que é mais esportiva no hatch)
Na Europa o Honda Civic Hatchback 2022 será oferecido apenas com motorização híbrida, porém não foi especificado ainda, pelo menos por hora, os dados técnicos dessa versão para o continente europeu, provavelmente o modelo adote a mesma a motorização do Novo Fit (e:HEV technology) e do Novo HR-V que deve começar a ser vendido na Europa ainda este ano.
Tratasse de um motor a gasolina i-VTEC 1.5L com 105 cv ou 131 CV de potência com até 25.3 kgfm de torque, que trabalhará em conjunto com dois motores elétricos, o carro roda a maior parte no modo elétrico e o bloco a combustão só entra em ação, quando o motor é submetido a uma alta demanda de torque, ou para recarregar as baterias do motor elétrico.
Por aqui no Brasil, o Honda Civic 2022 Hatch não vai aparecer nas lojas, já que o mercado brasileiro não é muito fã de modelos hatchbacks deste tipo, tanto é que de tantos modelos tradicionais como Focus e Golf, há atualmente apenas o Chevrolet Cruze hatchback nesta categoria no Brasil, já que o VW Golf saiu de linha em 2019 e o Focus deixou o mercado em 2018. Apenas a versão sedan do Novo Civic deve ser lançada no mercado nacional, vale lembrar que ela virá importada, portanto terá preço bem mais salgado em relação ao modelo atual.
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…
Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…
O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
O Brasil não curte carros hatch pq os porta-malas costumam ser minúsculos, vide o Cruze Hatch. Com um porta-malas deste tamanho, e com esse visual top, acredito que faria sucesso aqui sim (a menos que a Honda cobrasse preço de BMW, claro). Eu teria um desse!!!