Honda

Honda e 2021 – Conheça em detalhes este interessante carro elétrico

O Honda “E” é uma das maiores apostas da marca em relação aos carros elétricos, o modelo que já está em sua versão definitiva, chegará as ruas ainda a partir de julho de 2020 na Europa, Ásia e EUA, porém este não é apenas mais um carro elétrico que segue a tendência, ele é bastante diferente, seu estilo é compacto e retrô, inspirado nos compactos japoneses da década de 1980, o interior também chama atenção, tem um acabamento detalhado, é super futurista com direito a 4 telas de alta definição, além de ser recheado de equipamentos, porém nem tudo é positivo, por ter demorado para ser lançado a sua autonomia é baixa ( roda apenas 220 km com uma carga), e o preço não será barato, custará na Europa a partir de £ 26.190 libras, algo em torno dos R$ 145 mil, podendo chegar aos £ 32.160 na versão mais potente (R$ 178 mil).

Projeto antigo e demorado…

Desde 2015 a Honda trabalha no desenvolvimento do modelo “E”, sua primeira aparição ao mundo foi em 2017, como um protótipo chamado “Urban EV”, que visava ser um carro 100% elétrico, porém estiloso e compacto, na ocasião o carro já chamou bastante atenção, seu desenvolvimento continuou e em março de 2019 a Honda deu outro passo a diante, mostrando no Salão de Genebra uma “quase” versão de produção. E em setembro do ano passado (2019), a Honda revelou ao mundo a versão final que chegará as ruas do modelo “E”, a boa notícia é que pouca coisa mudou dos protótipos apresentados para a versão de produção.

Esta demora no desenvolvimento é explicada pelo alto número de tecnologias presentes neste compacto que mede apenas 3.94 metros, não apenas na motorização elétrica mas nos equipamentos inéditos que virão com o carro, como o interior com 4 telas e inteligência artificial, usada pela primeira vez em um carro da Honda.

Visual retrô do Honda E é bem legal

Um dos pontos mais legais do Honda E é seu visual, (que deve chamar mais atenção do que sua motorização), o design do Honda E é bastante diferente do que a gente está acostumado a ver nas ruas nos dias atuais, sua inspiração veio dos compactos japoneses das décadas de 1970 e 1980.

O carro é simpático e atraente, sua dianteira e a traseira tem praticamente o mesmo desenho, com faróis e lanternas circulares em LED e acabamento em Black Piano. O teto baixo e as caixas de rodas largas dão uma certa esportividade ao elétrico da Honda, assim como as rodas que são aro 16 ou 17 dependendo da versão, elas também têm um visual retrô.

Ainda falando no design o Honda E traz algumas peculiaridades, por exemplo, o local aonde se pluga o cabo para recarregar o carro, fica em um grande compartimento que parece uma escotilha no capô, (detalhe em preto no capô), não há retrovisores nem maçanetas, ou melhor, existem, mas não são comuns, os retrovisores foram subsistidos por microcâmeras de alta resolução instaladas nas laterais do carro, e as maçanetas ficam embutidas dentro da carroceria, elas se projetam eletricamente para fora assim que o carro é destravado e o motorista se aproxima, existe inclusive a opção de destravar o carro, ligar o motor e o ar-condicionado pelo smartphone, tecnologias que nunca foram usados em um carro desta categoria.

Interior futurista impressiona…

Além do design bonito e diferente, o Honda E também chama a atenção pelo seu interior futurista e fora do comum, ao começar pelas 5 telas de alta definição no painel, ao entrar no modelo parece que estamos em um conceito que ainda está longe de chegar as ruas, tamanho o choque de realidade.

O painel do Honda E é do tipo dois andares, as saídas de ar ficam em um patamar mais baixo, e as várias telas de LCD ficam mais acima, é como se fosse uma mesa de escritório, (inclusive há um revestimento em madeira real), no centro ficam três telas de alta definição em LCD com 12.3 polegada cada, a primeira (da esquerda) serve como o painel de instrumentos, informa velocidade e outras condições de funcionamento do veículo, enquanto as duas outras telas (à direita do volante), servem com sistema multi-mídia exibindo ajustes do carro, som, telefonia, GPS, internet entre outras funções, lembrando que tudo pode ser customizado ao gosto do motorista. Para completar nas laterais do painel estão as telas que exibem as imagens dos retrovisores externos.

Para não se perder ou haver distração ao comandar este monte de telas, há Honda instalou pela primeira vez em seus carros uma inteligência artificial avançada, chamada de Honda Personal Assistant (HPA), ela conversa com o motorista, por exemplo, o motorista pode pedir para encontrar algum lugar especifico e traçar a rota no GPS, fazer pesquisas na internet, ajustar ou desligar o ar-condicionado, controlar o sistema de som, ligar os faróis, entre outras funcionalidades do carro, tudo usando a voz, basta dizer “OK Honda” que o carro responde dizendo “Como posso ajudar?”.

Ainda no interior há carregador wireless para smartphone, console central ajustável, 4 tomadas USB, duas frontais e duas traseiras, não há alavanca de câmbio nem de freio de estacionamento, no lugar há apenas botões, a versão mais cara virá até mesmo com teto solar.

No banco traseiro do Honda E só há espaço para dois

Espaço interno é limitado…

Como se trata de um compacto de 3.89 m de comprimento e 1.75 m de largura, feito para ser versátil nas cidades, o espaço interno no Honda E não é dos maiores, o maior problema está para quem viaja no banco traseiro, que só acomoda 2 pessoas, (o Honda E tem apenas 4 lugares), além disso, as portas traseiras são estreitas o que dificulta o acesso, e o dono não poderá comprar muita coisa no supermercado, já que o porta malas é bastante pequeno, tendo apenas 171 litros, são 100 litros a menos em comparação com um VW Up.

Tamanho compacto tem suas vantagens

Por ser compacto o Honda E é bastante versátil para se rodar nos centros urbanos, o diâmetro de raio para manobras é de apenas 4.30 metros, enquanto o Honda Fit por exemplo, precisa de 10,3 m para fazer um giro completo. Isso permite ao “E” fazer curvas fechadas com maior facilidade e velocidade, uma condução bastante esportiva, outro ponto que contribui para o bom desempenho é a distribuição de peso de 50% / 50%, entre os eixos dianteiro e traseiro, o motor fica na dianteira, as baterias no centro embaixo do assoalho e o câmbio e a tração ficam na traseira.

Isso favorece também que o Honda E tenha um centro de gravidade mais baixo do que a maioria dos carros, deixando o mais colado ao chão e estável em curvas, garantindo muita diversão e segurança para quem for pilotar.

Motor elétrico do Honda E terá até 152 cv !

A diversão também é garantida pelo motor elétrico bastante potente, serão duas versões “Normal” e “Advance”, ambas com motorização 100% movida a eletricidade.

A versão mais barata do Honda E virá com um motor de 136 cv de potência, com ele o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, porém a opção mais divertida será a Advance, que virá com 154 cv de potência, e impressionantes 31.5 kgfm de torque, com ela o Honda E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8.3 segundos.

Autonomia de 220 km será um problema…

Um dos pontos fracos do Honda E em seu lançamento é sua pouca autonomia frente aos rivais, enquanto modelos elétricos como o VW Id.3, Nissan Leaf e Renault Zoe já rodam mais de 300 km com uma carga completa, o Honda E virá com baterias mais fracas de 35.5 kWh, o que limitará bastante sua autonomia, a versão de 136 cv fará apenas 220 km com uma carga completa, enquanto a mais potente alcançará apenas 210 km.

Oficialmente a Honda afirma que acertou na autonomia do “E”, já que o modelo foi feito para se rodar nas cidades e esta autonomia de 200 km deve atender a necessidade diária de transporte da maioria das pessoas, porém, no mundo real o problema é que o modelo custará mais caro do que os rivais, que têm motor que é capaz de rodar quase 100 km mais longe com uma carga, algo difícil de ser justificado, já que quando o carro descarrega não é tão pratico a carga.

Um ponto que tenta amenizar a autonomia limitada, é o fato da Honda afirmar que 80% da carga das baterias pode ser feita em apenas 30 minutos, usando um carregador especial de alta potência. Porém usando uma ponto de recarga normal de 7,4 kw, 100% da carga das baterias é alcançado em 4.1 horas. Ou seja, caso você não tenha uma estação especial de recarga, terá de deixar o carro na tomada carregando, enquanto dorme a noite.

A Honda afirma que usando uma estação de recarga de alta potência 80% das baterias serão recarregadas em apenas 30 minutos

Tecnologia embarcada também agrada…

Para justificar o preço salgado (que pode chegar aos R$ 180 mil na Europa), a Honda aposta em tecnologias, além do painel com várias telas, o elétrico Honda E virá com vários itens como sistema de estacionamento automático “Honda Parking Pilot”, na qual basta apenas o motorista informar que quer estacionar apertando um botão, que o carro procura uma vaga, e quando encontra informa, o motorista confirma ao apertar o botão novamente e o carro faz toda a manobra de forma automática, sem precisar sequer tocar no volante ou no acelerador.

Há ainda piloto automático inteligente, frenagem automática, auxilio para manter o carro dentro da estrada, leitura de placas e sinais de transito, sensores para manobras que aplicam os freios automaticamente para evitar colisões em garagens, faróis com ajustes automático e que não ofusca os outros motoristas.

Vendas começam em julho…

A previsão é de que o novo Honda E comece a ser vendido na Europa ainda no final do primeiro semestre de 2020, provavelmente até julho ele já esteja nas lojas, no Reino Unido seu preço partirá de £ 26,160 libras (equivalente a R$ 145 mil) na versão de 135 cv, ou £ 31.160 libras (R$ 177 mil) na versão Advance de 152 cv.

Além da Europa o modelo será vendido na Ásia e América do Norte, por enquanto não há informações sobre uma possível vinda para o Brasil.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.