O Honda Fit 2026 acaba de ser revelado na China com visual um tanto diferente e polêmico, o modelo que no país asiático é feito pela Honda em parceria com a montadora local GAIC ganhou um estilo totalmente novo na dianteira e que deve dividir opiniões.
Índice desta matéria
Facelift no Fit de quarta geração
O Honda Fit (chamado em alguns mercados de Honda Jazz) saiu do mercado brasileiro no final de 2021 e até hoje deixou uma série de fãs. O modelo que foi lançado no Brasil originalmente em 2003 teve três gerações por aqui, sendo que a quarta, apresentada na Ásia no final de 2019 ficou cara demais para o nosso mercado.
Este Honda Fit 2026 da China é uma reestilização desta quarta geração lançada em 2020. Mas apesar de ser uma repaginada, o modelo mudou radicalmente sua proposta visual, os faróis grandes que eram tradicionais do Fit desde sua primeira geração, deram lugar a um conjunto de luzes em LED de tamanho compacto e dividido em dois grupos.
Chama atenção o desenho da grade e do para-choque, que apesar de bastante agressivo chega a lembrar o conjunto visual adotado por alguns carros da Toyota.
Nas laterais não houveram mudanças, já na traseira o para-choque foi levemente modificado e está mais funcional, ganhou maior projeção para fora e visual mais “esportivo” com um novo difusor na parte inferior.
No interior as novidades ainda são um segredo, lembrando que estas imagens não são oficiais da Honda, elas vazaram do registro do MIIT (Ministério da Indústria, Informação e Tecnologia) da China. Tudo indica que a cabine do Fit 2026 deve receber uma melhoria no acabamento, assim como uma nova central multimídia e um painel digital maior.
Conjunto híbrido
Com relação a motorização não devem haver mudanças, lembrando que hoje o Honda Fit tem como única opção de motor um conjunto híbrido chamado e:HEV com 123 cv de potência e câmbio CVT, um conjunto similar ao do Civic porém com menor potência. O modelo no Japão chega a fazer mais de 25 km/l.
Este visual será global?
Ainda não há informações se este visual polêmico do Honda Fit 2026 / Honda Jazz 2026 será uma reestilização global, ou seja, se será ou não vendido em outros mercados além da China. Certo é que o monovolume já está há cerca de 5 anos com o mesmo visual e seu estilo deve mudar em breve.
Honda Fit continuará longe do Brasil
Para a tristeza dos fãs a Honda não tem planos de trazer o Fit de volta ao Brasil, em seu lugar a montadora por aqui aposta no City e City Sedan, além disso, este tipo de hatch ou monovolume hoje é raridade no mercado mundial, lembrando que a montadora também deixou de vender o Fit em mercados nos Estados Unidos em 2020, hoje o consumidor mundial prefere os SUVs.