Os compactos foram reprovados em testes de segurança nos EUA
O insituto de segurança americano (IIHS), divulgou nesta terça feira, os resultados de teste de impacto realizado com três carros compacto. Honda Fit, Smart ForTwo e Toyota Yaris, foram submetidos, a dois tipo de teste. No primeiro cada modelo, colidiu com uma parede sólida, já no segundos crashtest a colisão foi contra um sedan de médio porte do fabricante do modelo avaliado, a uma velocidade de 64 quilômetros por hora.
O Fit, foi arremeçado contra o sedan Acord, que no geral obtive um desempenho satisfátorio. No hatch da Honda, os impactos na perna esquerda do dummies (bonecos de testes), foram classificadas como ruins, já os ferimentos na tibia direita foram amalisados como pessímos.
Já o Smart For Two, foi colidido diretamente com um Mercedes C 200, o realizou uma curva de 450 graus no ar. Segundos o instituto os bonecos de teste se movimentaram execisamente e o painel de instrumento se deslocou em direção aos passageiros do carro, o volante do modelo também saiu de sua posição original. “As probabilidades de ferimentos, incluindo aqueles na cabeça e nas pernas, foram grandes”.
O último,modelo crashtest, foi realizado com o pequeno Toyota Yaris, que colidiu com Camry, sedan também fabricado pela montadora japonesa. Segundo IIHS, as portas do compacto se retorceram, e o banco se movimentaram para a frente, além disso a caixa de direção do Yaris, também se movimentou.
De modo geral, no segundo teste, o modelos obtiveram um resultado decepcionante, os ocupantes de tais modelos em situações real, teriam grandes changes de sofrerem ferimentos na cabeça e pernas.