Nesta sexta feira 9 de julho, chega as concessionárias Honda no Japão, a minivan Freed Spike. O nome um tanto fora do comum, é uma mistura das palavras “free” (livre) e “do” (faça) “Freed”, com o nome “spike” que segundo a montadora caracteriza veículo multiuso, jovem e que topa qualquer parada.
A Freed Spike (à esquerda) é baseada no Fit japonês (à direita), acima os dois lado a lado.
Bem deixando o nome de lado, a nova minivan da Honda, traz como base o Honda Fit japonês, porém o visual possui uma arquitetura de linhas mais quadradas, seguindo o padrão para este tipo de carro, porém sua grande aposta está no interior multiuso. servindo como veículo para transporte de passageiros ou carga, note que não há vidro na terceira janela lateral.
Os ocupantes dispõem de um excelente espaço interno,com bancos dobráveis, que podem se adequar dependendo da ocasião, por exemplo, podendo servir de cama, ou permitindo mais espaço para bagagens, como ao levar equipamentos maiores como uma prancha de surf.
A Honda Freed Spike, virá ainda com uma mesa dobrável e removível, além de um sistema de entretenimento com DVD e TV no teto.
O motor será o 1.5 i-VTEC, sem potência divulgado a montadora informa que ele é capaz de fazer até 16.4 km/l. O câmbio será manual de 5 marchas ou automático CVT também de cinco velocidades, destaque ainda para a opção de uma versão com tração integral nas quatro rodas AWD.
No Japão o segmento de minivan é bastante competitivo, as principais montadora do país tem um pelo menos dois representantes na categoria. Com o Freed Spike, a Honda espera amplia sua participação, a expectativa é de que comercializar 2,500 exemplares por mês.
Uma resposta
bonitinho, mas muito igual ao FIT