A Honda segue apostando na estratégia de oferecer uma lista farta de opções de modelos no Brasil para continuar como a marca líder do mercado no país, agora em maio a montadora japonesa está lançando por aqui a inédita XRE 190, uma moto totalmente nova que vem para criar uma categoria inédita.
A proposta da Honda ao lançar a XRE 190 é simples, conseguir fisgar aqueles consumidores que já tem uma moto de baixa cilindrada como uma CG, ou a aventureira Bros 160, porém ainda não tem condições para arcar com a XRE 300 que sai por R$ 15.560 ou R$ 17.750 com ABS. A nova XRE 190 que partirá de R$ 13.300, também deve agradar aqueles que buscavam uma moto aventureira, versátil e sofisticada, porém sem abrir mão da economia de combustível.
Uma moto totalmente nova…
Para criar uma categoria inédita no mercado, a Honda optou por construir uma moto do zero, inclusive o motor, que é o primeiro da linha Honda no Brasil a ter 190 cilindradas.
Trata-se de um bloco monociclindrico OHC, com 184.4 cilindradas, com injeção eletrônica e refrigeração a ar, este motor conta com a tecnologia FlexOne da Honda, ou seja pode rodar com gasolina ou etanol, sua potência máxima agrada, são anunciados 16.3 cv com gasolina ou 16.4 cv com etanol, o torque é de 1.65 kgfm a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina ou 1.66 kgfm com álcool.
Este conjunto da XRE 190 é completado por uma transmissão manual de cinco marchas, tração por corrente e partida elétrica, o tanque de combustível tem capacidade para 13.5 litros (sendo 3.1 de reserva), o peso seco da moto é bastante baixo 127 kg.
O chassi da XRE 190 é do tipo berço semi-duplo, feito com tubos de aço, o que também contribui para o baixo peso final da moto, além de permitir a pequena XRE ter uma posição de pilotagem mais baixa e facilitada pelo banco em dois andares que é mais próximo ao solo (83.6cm de altura) em comparação com a XRE 300, além de guidão com posicionamento mais elevado, o que permite uma posição de pilotagem mais ereta, com as costa do piloto ficando mais confortável, e os braços mais elevados, o que na pratica garante mais conforto em viagens longas.
Mantendo a versatilidade já conhecida da XRE 300, a XRE de 190 cilindradas traz como um de seus pontos altos a valentia para todo o tipo de terreno, se adaptando bem desde a estradas asfaltadas, trechos urbanos à pequenas trilhas de terra, para isso o modelo vem com suspensão traseira tipo Pro-Link, totalmente ajustável mono-amortecida com curso de 150 mm, enquanto na roda dianteira há um garfo tipo telescópico com curso longo de 160mm.
As rodas são aro 17 raiadas, calçadas por pneus de uso misto, sendo que na dianteira as medidas são: 90/9 19MC 52P, e na traseira 110/90 17M/C 60P.
Bem equipada a XRE 190 virá com freios ABS, tendo disco na dianteira (240mm de diâmetro) e na traseira (220m). Ela é a primeira moto de baixa cilindrada da Honda a vir com freio ABS e uma das primeiras do mercado brasileiro nesta faixa de preço a contar com este equipamento de segurança, porém é bom salientar que o freio ABS da XRE 190 é mais simples em relação a sua irmã maior a XRE300, que traz o chamado C-ABS (um ABS combinado que age tanto na roda dianteira quanto na traseira), já o sistema da XRE 190 funciona apenas na roda dianteira, a roda traseira possui freio normal e pode travar.
Seu design segue a receita consagrada vista na XRE 300, de longe é possível confundir os dois modelos, o desenho do farol, o para-lama dianteiro duplo, o desenho do tanque e a rabeta traseira são bastante parecidos com os do modelo de 300 cilindradas, o que é bom sinal já que conferem uma aparência aventureira e sofisticada a XRE 190.
Outro toque de sofisticação é o conjunto dianteiro assim como o painel são fixos, ou seja, não acompanham a direção do guidão nas curvas, uma característica de motos de maior cilindrada.
Por falar em painel, ele é totalmente digital e traz informações como marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo.
A nova XRE 190 será oferecida em versão única com ABS, e com três opções de cores: verde perolizado, preto perolizado e vermelho perolizado, assim como as demais motos da Honda, ela terá garantia total de 3 anos, além de troca de óleo gratuita em sete revisões (valendo a partir da 3ª revisão feita).
Preço…
Honda XRE 190 R$ 13.300. (tendo como base o estado de São Paulo).
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
O novo Chevrolet Equinox 2025 está preste a desembarcar no Brasil, o modelo que recentemente…
O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.